As CARTAS DE CRISTO não foram "INSPIRADAS"; elas foram "CANALIZADAS". Ser "canalizada" significa que ela precisou passar por um "cano" para chegar até nós. Podemos mesmo fazer uma comparação com um grandíssimo reservatório (a fonte) de água potável (milhões de litros) para servir a uma cidade. Pra que essa água chegue até as casas das pessoas ela é, de fato, canalizada (com tubos grossos ou finos) e por onde essa água tem que passar até chegar à nossa casa... no chuveiro, na torneira! Você não precisa pegar um balde ou um pote pra ir na fonte, encher sua vasilha e pô-la na cabeça (como antigamente se fazia) e carregá-la até sua casa. O encanamento foi uma grande invenção da humanidade. E se o cano estoura... pode faltar água em sua casa!
A Bíblia Sagrada foi "inspirada"; quer dizer: o Autor Principal - Deus - "soprou" na cabeça de alguém algumas informações... Essa pessoa então contou pra outra pessoa o que ela sabia ou ela mesma quis e pode escrever as suas idéias. Todavia, nesse processo entre receber a inspiração e registrá-la em algo durável (escrita), ela teve a chance de misturar a ideia original (a inspiração) com todas as ideias que ela já possuía na sua cabeça. Por isso o resultado - o texto que ela escreveu - não ficou totalmente puro... mas foi algo maravilhoso e instrutivo (na falta de algo melhor) para quem recebeu e leu o registro que foi feito. Por isso não podemos ler a Bíblia ao pé-da-letra (literalmente) e achar que tudo "foi Deus que disse" do jeito que está registrado pela escrita. Tanto é que numa epístola Paulo diz: "A letra mata, e o Espírito é que dá vida" (2Cor 3,6). Talvez seja útil a gente pensar na Bíblia como se ela fosse um saco cheio de areia, mas areia misturada com pepitas de ouro. As pepitas de ouro são aquelas frases ou palavras originais que são encontradas por muitas páginas ou trechos ou versículos da Bíblia: são a pura Palavra de Deus.
Por exemplo, este versículo é uma pura "pepita de ouro": "Nele vivemos, nos movemos e existimos" (Atos 17,28).
O que é só arreia é a pura palavra do "Agiógrafo" (o autor sagrado que escreveu). E, com certeza, a Bíblia é preciosa por estar cheia das "pepitas de ouro" para serem encontradas pelos leitores. Mas, se você puder levar a água pura da fonte até sua casa carregando no seu pote, você vai beber uma água limpa. Mas se a água que foi retirada da fonte e for levada até sua casa, passando por diversos potes de diversos transportadores, essa água vai conseguir chegar à sua casa totalmente limpa? Não vai.
Assim também acontece com a Bíblia que você tem em suas mãos: ela não é mais a "Bíblia original inspirada por Deus"! Ela foi TRADUZIDA diversas vezes: do Hebraico para o Grego; do Grego para o Latim; do Latim para o Português... E assim esse processo se repetiu para as centenas de IDIOMAS que existe na Terra. E se agora mesmo alguém quiser encontrar os TEXTOS VERDADEIRAMENTE ORIGINAIS para realizar uma tradução, se depara com outro FATO GRAVÍSSIMO: não existem mais os ORIGINAIS, pois todos eles se estragaram ao longo do tempo, não foram conservados! Só se encontram as CÓPIAS mais próximas dos ORIGINAIS.
[É por isso que os museus foram inventados, pra ajudar na conservação das coisas do passado. E tem um que guarda um fragmento original de uma carta do Novo Testamento: o famoso papiro P52].
Voltemos nossa atenção às CARTAS DE CRISTO. Ela não sofreu esse mesmo processo da INSPIRAÇÃO; portanto a mensagem consegue chegar totalmente pura da Fonte divina até a nossa casa, por conta da CANALIZAÇÃO. Todavia alguma pequena impureza pode aparecer por conta da única TRADUÇÃO que ela sofreu para cada IDIOMA dos diferentes países para chegar às pessoas.
Vamos ver como aconteceu a CANALIZAÇÃO das Cartas?
Na Carta 2, página 2, Cristo diz o seguinte: "Uma vez que me é impossível descer novamente a um corpo humano para falar ao mundo, além de ter outras dimensões nas quais ensino, treinei uma alma sensível para receber e transcrever. É o melhor que posso fazer para falar pessoalmente com você. Espero que você possa receber e aceitar isso."
Vamos analisar esse texto.
Cristo fala numa "IMPOSSIBILIDADE"... Como assim? Se ele é Deus, como pode ser isso; já que Lucas disse que "pra Deus nada é impossível" (Lc 1,37)! Então Cristo não é Deus? No tempo de Lucas não se sabia o que hoje já sabemos sobre Deus. DEUS é o TODO! Jesus Cristo nunca foi e nunca será o TODO. Portanto podemos dizer que Cristo não é DEUS, no sentido dele não ser o Todo. (Por isso, naquele tempo, quando insistiam em dizer que ele, Jesus, era "filho de Deus", ele repelia dizendo que era o "filho do Homem".) Por outro lado, é preciso também ENTENDER que Jesus Cristo também é Deus! Como assim? Ele não é Deus como somente DEUS É O TODO; ele é Deus enquanto tem uma CENTELHA DIVINA (um "pedacinho do Todo") dentro dEle. E é por isso também que TODOS NÓS também somos DEUSES: temos também um "pedacinho de Deus" (a Centelha Divina) dentro de nós. Não se assuste, pois quem nos revelou isso foi o próprio DEUS através do salmista: "Vós sois deuses" (Salmo 82,6). E isso foi oficialmente confirmado por Jesus, no evangelho: "Está escrito: vós sois deuses!" (João 10,34). De fato, nós somos apenas "deusinhos e deusinhas" e jamais seremos como o TODO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE, ONISCIENTE... PURO AMOR. Então, eis porque para Cristo "é impossível" que Ele possa se encarnar de novo (em "um corpo humano") e nascer outra vez: Ele já está na plena LUZ ALTÍSSIMA do Céu.
Mas como Ele não pode mais falar pessoalmente com as pessoas, como fazia na Palestina, há 2 mil anos, Ele deu um outro jeito! E disse: "É o melhor que posso fazer para falar pessoalmente com você." Lá mesmo, onde está no meio e muitas ALMAS - (e que nós não fazemos nenhuma ideia como é) - Ele revelou: "treinei uma alma sensível para receber e transcrever". Ele não disse: "treinei uma pessoa"!
E essa revelação está confirmada no início da Carta 9, onde está escrito: "Eu, o CRISTO, venho por meio do Canal destas CARTAS porque não posso voltar em forma corpórea – ou adquirir personalidade humana novamente, – uma vez que resido em, e sou eu mesmo constituído de tão finas e elevadas frequências vibratórias de consciência, que nenhuma forma humana poderia conter a minha consciência espiritual. Meu único modo de alcançar você tem sido por meio de um ser humano sensível, clariaudiente, obediente e dedicado a “Deus”, nascido para ser o Canal através do qual eu poderia observar o tumulto da vida ativa e os eventos mundiais."
Como Ele disse: "...nascido para ser o Canal". Ou seja, essa ALMA já começou a ser "treinada" por Ele mesmo, antes dela nascer na Terra, lá na outra Dimensão com a MISSÃO de, após nascer aqui no corpo de uma PESSOA HUMANA ela realizar o trabalho de "receber e transcrever" a Palavra original de Cristo e ESCREVER para a humanidade as CARTAS DE CRISTO. E ela o fez.
E Cristo disse ainda: "Estas cartas estão sendo enviadas por meio de alguém que, durante os últimos quarenta anos, tem sido espiritualmente sensível e dedicada o suficiente para receber as minhas palavras e agir de acordo com elas." (Carta 1, pág. 1)
Assim a Humanidade toda tem a oportunidade de beber a água pura da MENSAGEM que CRISTO veio nos falar. E o CANAL fez bem a sua parte; e somente assim o CRISTO tem a nova oportunidade de vir até nós hoje, assim como esteve antigamente na Palestina, mas sem um Corpo humano.
- E quem é essa pessoa que é o CANAL? Sabemos que é uma MULHER, atualmente com mais de 80 anos. Sabemos disso por foi ela mesma que deixou registrada essa informação no site oficial brasileiro: [
http://www.cartasdecristobrasil.com.br ]. E não sabemos o seu nome... Mas isso não tem importância, pois as CARTAS não são de sua autoria; o importante é saber que o único AUTOR das CARTAS DE CRISTO é o próprio CRISTO.
E você só vai se convencer disso, e acreditar realmente, depois que levar a sério a Graça que está recebendo de conhecer a existência dessas Cartas e já saber como acessá-las pela internet e fazer a SUA LEITURA COMPLETA. São nove cartas que juntas formam um único volume A4 com um pouco mais de 400 páginas. É muita SABEDORIA para nos AJUDAR em todos os sentidos.
Enfim, essas Cartas tornaram-se públicas para a humanidade em 2001 (início deste século XXI); portanto, ainda está novinha como um bebê, pois a maioria da população da Terra ainda nem sequer sabe que elas existem. E também não é patrimônio cultural de nenhuma religião. Se o Cristo as tivesse dada a alguma religião, certamente poderiam ter sido censuradas e "engavetas" por seus dirigentes... e não cumpririam sua missão de chegar a todas as pessoas. E a Internet é o lugar perfeito para alcançar as pessoas por todo o mundo.
- E você, o que vai fazer agora com esta informação?
"Vim para ajudá-lo a remover as barreiras, iluminando a sua ignorância atual e ensinando a abrir a sua consciência, todo o seu ser, ao influxo DAQUELE QUE O TROUXE PARA A EXISTÊNCIA. Portanto, REPITO: minhas instruções são dirigidas exclusivamente para ajudar você a abrir a sua consciência para uma vida, uma vitalidade e um poder espiritual renovados, para que possa abandonar seu antigo modo de vida limitado e insatisfatório e encontrar uma nova fonte de alegria interior e de satisfação de cada uma de suas necessidades. Eu espero, com o Amor Divino, que você alcance este supremo estado de ser antes que passe para a próxima dimensão, a fim de que a sua passagem possa ocorrer sem sofrimento e sua transição seja sublime. Este é o único propósito que motiva estas Cartas. A afirmação acima é um modo mais forte e poderoso de dizer em outras palavras o que eu disse quando estava na Terra: “Busque primeiro o Reino dos Céus, e todas as coisas boas serão dadas a você em acréscimo”." (Carta 5, página 4)
Prestou atenção? Você deve ler as Cartas "antes que passe para a próxima dimensão"! Ou seja, antes do seu falecimento! - Que tal começar agora mesmo a receber essa "ajuda" que o Cristo está lhe oferecendo? Ninguém vai lhe obrigar a ler; portanto, só depende de você mesmo.
Possibilidades para sua leitura:
##(1) Acesse o site oficial faça o download das Cartas, no formato pdf, para o seu computador, ou celular;
##(2) Adquira o livro impresso, traduzido para o Português, pela Almenara Editorial;
##(4) Pesquise no YouTube e encontre alguns vídeos com a leitura das Cartas.
Enfim, Cristo ainda diz: "Antes que comecem a estudar, meditar e absorver estas páginas, quero primeiramente deixar claro a todos aqueles que lerem estas Cartas que meu propósito com elas é, antes de tudo, dissipar os mitos com os quais a minha personalidade humana e meus ensinamentos foram envolvidos. É minha intenção que o dogma e as doutrinas religiosas finalmente morram de morte natural em todo o mundo, do mesmo modo que desapareceram os sacrifícios de animais no Templo de Salomão. / Em segundo lugar, vim também para ajudar as igrejas a deixarem suas noções arcaicas de “Deus” e de “pecado”. Nenhum verdadeiro progresso espiritual é possível até o surgimento de uma clara compreensão de que cada pessoa é responsável pela maneira como se desenvolve a sua vida. / Em terceiro lugar, vim para retirar de sua mente as imagens de um “Deus Onipotente” de magnificência, grandeza e poder ativo ilimitado, que recompensa os virtuosos e castiga os “malvados”. Estas crenças, ainda que reconfortantes, são totalmente errôneas." (Carta 7, pág. 14).
(Carlos Eduardo da Silva, teólogo - 09/07/2021)