(398)_Você quer saber quem são os IRMÃOS e as IRMÃS de JESUS CRISTO? [Religião] (por CES)




AGORA JÁ SABEMOS quem são os IRMÃOS e as IRMÃS de JESUS CRISTO!

Uma leitura literal de Mateus [1:25= E não teve relações com ela até o dia em que deu à luz o filho, ao qual ele pôs o nome de Jesus. ] favorece a interpretação de que Maria teve um relacionamento matrimonial normal com José após o nascimento de Jesus.

- Mas, quem são esses "irmãos"? - Os irmãos de Jesus eram seus meio-irmãos de sangue ou somente irmãos de criação?  - Seriam apenas filhos de José, e não de Maria?  - Eram, na realidade, seus primos ou discípulos? - etc.
* * *
A Bíblia afirma claramente que Jesus teve irmãos e irmãs em diversas passagens do Novo Testamento. Os nomes dos irmãos de Jesus mencionados nos textos bíblicos são: TIAGO, JOSÉ, JUDAS E SIMÃO. 

Marcos 6,3= Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E suas irmãs não estão aqui conosco?” E mostravam-se chocados com ele..

Mateus 12:46,47= Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora,procurando falar com ele. 47 Alguém lhe disse: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo”; 

Mateus 13:55,56= Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? / 56 E suas irmãs não estão todas conosco? De onde, então, lhe vem tudo isso?”

Marcos 3:31= Ao seu redor estava sentada muita gente. Disseram-lhe: “Tua mãe e teus irmãos e irmãs estão lá fora e te procuram”

Lucas 8:19= Ele respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são estes: os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”

João 2:12= Depois disso, Jesus desceu para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. Lá, permaneceram apenas alguns dias.

João 7:3,5,10= 3 Os irmãos de Jesus disseram-lhe: “Sai daqui e vai para a Judeia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. / 5 Pois nem os seus irmãos acreditavam nele. /  10 Depois que seus irmãos subiram para a festa, Jesus subiu também, não publicamente, mas em segredo

Atos 1:14= Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres – entre elas, Maria, mãe de Jesus – e com os irmãos dele; 

1 Coríntios 9:5= Não temos o direito de levar conosco uma irmã em Cristo, como fazem os outros apóstolos e os irmãos do Senhor e Cefas? 6 Ou só eu e Barnabé não temos o direito de não trabalhar?.

Lucas 8:19-20= Sua mãe e seus irmãos vieram ter com ele, mas não podiam se aproximar, por causada multidão. 20 Alguém lhe comunicou: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem te ver”. 21 Ele respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são estes: os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”

- E quem são os "irmãos" de Jesus que são mencionados juntamente com seus discípulos?

João 2:12= Depois disso, Jesus desceu para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. Lá, permaneceram apenas alguns dias

- E quem são os "irmãos" incrédulos? João 7:5= Pois nem os seus irmãos acreditavam nele

- E quem são os "irmãos" que aparecem em oração no cenáculo de Jerusalém? Atos 1:13,14= Entraram na cidade e subiram para a sala de cima onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. 14 Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres – entre elas, Maria, mãe de Jesus – e com os irmãos dele

- E por que, dentre os quatro irmãos de Jesus, TIAGO é o que aparece com mais destaque? Atos 12:17= Com a mão, Pedro fez sinal para que ficassem calados. Contou-lhes como o Senhor o fizera sair da prisão, e acrescentou:“ Contem isso a Tiago e aos irmãos”. Então, saiu dali e foi para outro lugar;  

Atos 21:18,19= No dia seguinte, Paulo foi conosco à casa de Tiago, onde todos os anciãos estavam reunidos. 19 Depois de cumprimentá-los, ele expôs minuciosamente o que Deus fizera aos pagãos por meio do seu ministério

Gálatas 1:19= Não me encontrei com nenhum outro apóstolo, a não ser com Tiago, o irmão do Senhor.  

Gálatas 2:9.12= 9 Reconhecendo a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, considerados as colunas da igreja, deram-nos a mão, a mim e a Barnabé, como sinal de nossa comunhão recíproca. Assim ficou confirmado que nós iríamos aos pagãos, e eles, aos judeus. / Com efeito, antes que chegassem alguns de junto de Tiago, ele tomava refeição com os não-judeus. Mas, depois que eles chegaram, Cefas começou a esquivar-se e a afastar-se, por medo dos da circuncisão.

1 Coríntios 15:5.7= 5 e apareceu a Cefas e, depois aos Doze. / 7 Depois, apareceu a Tiago depois, a todos os apóstolos

- Esses "irmãos" eram mesmo casados e levavam suas esposas nas viagens? 1 Coríntios 9:5= Não temos o direito de levar conosco uma irmã em Cristo, como fazem os outros apóstolos e os irmãos do Senhor e Cefas?

- É razoável dizer que Jesus teve irmãos de sangue sim, já que ele foi o filho primogênito de Maria? Lucas 2:7= Ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em faixas e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

A conclusão mais natural, para quem lê esses textos bíblicos literalmente, é a de interpretar que Jesus tinha irmãos e irmãs sanguíneos.
* * *
Todavia, para os BIBLISTAS.... não é bem assim. Quem lê a Bíblia em Português, isto é, traduzido para esse idioma sem considerar o "texto original", o texto Grego, vai discordar, pois o original não possibilita uma interpretação exata já que a palavra "adelphoi" (ἀδελφοῖς) significa apenas "irmãos": tanto pode ser os irmãos carnais como os irmãos em geral.

Para nós, os católicos, esse assunto é muito delicado para a devoção à Virgem Maria pois, se Jesus tinha irmãos, então sua mãe obviamente não se manteve sempre virgem. Mas os biblistas, se aprofundaram nesse assunto e contaram que o termo “irmão”, em grego ἀδελφός ocorre 38 vezes somente no Evangelho segundo Mateus.

- Que tipo de vínculo ou de parentesco carnal ou espiritual revelam estes "irmãos"? Vejamos alguns exemplos: Mt 1,2 menciona que Jacó gerou Judá e seus irmãos. Mas Gn 29,15–30,25 deixa claro que os irmãos de Judá não foram todos filhos da mesma mãe, pois Jacó gerou filhos, tanto através de Lia (Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zabulon e Dina) como de sua escrava Zelfa (Gad e Aser); e através de Raquel (José e Benjamim) e de sua escrava Bala (Dã, Neftali). Mas, o evangelista usou o mesmo termo grego “irmãos” (ἀδελφοὺς). São todos filhos do mesmo pai Jacó (cf. Gn 42,13), mas não são todos filhos das mesmas mães.

Em Mt 5,23-24 [Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, 24 deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda.] o termo o teu irmão” (ὁἀδελφόςσου) pode ser entendido tanto no sentido de consanguíneo, como de membro da comunidade de fé.

Também em Mt 18,15= [“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele a sós! Se ele te ouvir, terás ganho o teu irmão.].21= [Pedro dirigiu-se a Jesus perguntando: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim?].35= [É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”], a palavra ‘irmão’ pode ter o sentido tanto de consanguíneo como de membro da comunidade de fé.

Mt 14,3= [De fato, Herodes tinha mandado prender João, acorrentá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe.] afirma que Filipe é “irmão” (ἀδελφοῦ) de Herodes Antipas. Ora, sabe-se que eram filhos do mesmo pai, Herodes Magno, mas não da mesma mãe. Herodes Antipas era filho de Maltace e Filipe era filho de Cleópatra (“As dinastias Asmoneia e Herodiana”, Bíblia de Jerusalém p. 2189).

Mt 23,8= [Quanto a vós, não vos façais chamar de ‘rabi’, pois um só é vosso Mestre e todos vós sóis irmãos.] usa o termo “irmãos” (ἀδελφοί), claramente, com o sentido de membro da comunidade de fé, pois todos são irmãos e só tem a Deus como Pai celeste.

Mt 25,40= [Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’] alude ao último julgamento, cujo critério decisivo é o uso da misericórdia.

E de forma mais restrita, Jesus referiu-se aos apóstolos como seus “irmãos” (ἀδελφοῖς) em Mt 28,10= [Jesus lhes disse: “Não tenhais medo; ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galiléia. Lá me verão”.].

- Podemos deduzir quem são “os irmãos e as irmãs” de Jesus somente observando o uso do termo ἀδελφός (='irmãos', em grego)?  Ficou claro que não.
* * *
Todavia, o fato mais importante é o de que só Jesus é dito “o filho de Maria” (Mc 6,3= [Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E suas irmãs não estão aqui conosco?”]) ou quando se diz “tua mãe” (Mt 12,47=[Alguém lhe disse: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo”.]), ou “a mãe d’Ele” (Mt 13,55-56= [Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56 E suas irmãs não estão todas conosco? De onde, então, lhe vem tudo isso?”]). 

Dizer: “teus irmãos e tuas irmãs” em referência a Jesus não significa dizer que esses são, necessariamente, filhos de Maria; já que não diz que são filhos dela.

Em hebraico e aramaico o termo [’āḥ] pode significar tanto irmão de sangue como parente próximo, primo e até tio (cf. Gn 13,8= [Abrão disse a Ló: “Não deve haver discórdia entre nós nem entre nossos pastores, pois somos irmãos.]; Gn 29,15= [Depois Labão disse a Jacó: “Será que me vais servir de graça por seres meu sobrinho? Dize-me qual deve ser o salário”]; Lv 10,4= [Moisés chamou Misael e Elisafã, filhos de Oziel, tio de Aarão, e lhes disse: “Vinde e carregai vossos irmãos para longe do santuário, para fora do acampamento”.]). 

Essa polêmica - entre católicos e evangélicos - sobre a Virgem Maria ter outros filhos, os supostos irmãos de Jesus, e a interpretação da Igreja Católica poderá continuar ainda por muito tempo, já que os Evangélicos só usam a Bíblia Sagrada, enquanto os Católicos tem a palavra da Sagrada Tradição e o Magistério da Igreja para dizer algo mais.

De fato, em algumas passagens da Bíblia aparece as palavras: “irmãos de Jesus”; e isso tem gerado a interpretação de que a Santíssima Virgem Maria teve outros filhos. Para quem tem somente a Bíblia, parece evidente que Maria teve outros filhos - irmãos e irmãs - além de Jesus Cristo (cf. Mt 13,55-56= [Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs não estão todas conosco? De onde, então, lhe vem tudo isso?”]).

-E a Tradição e o Magistério da Igreja, o que dizem sobre os irmãos de Jesus?

A Tradição da Igreja – desde os apóstolos até os Santos Padres – e posteriormente os Santos Doutores da Igreja, afirmam que a Virgem Maria não teve outros filhos, e que ela permaneceu Virgem antes, durante e depois do parto do Filho de Deus.

O Magistério da Igreja, em consonância com a Tradição da Igreja e com as Sagradas Escrituras, afirmou como dogma de fé a virgindade perpétua de Maria em 649, no Concílio de Latrão: [Se alguém, segundo os Santos Padres, não confessa que própria e verdadeiramente é Mãe de Deus a santa e sempre Virgem e Imaculada Maria, já que concebeu nos últimos tempos sem sêmen, do Espírito Santo, o próprio Deus-Verbo (…), e que deu à luz sem corrupção, permanecendo a sua virgindade indissolúvel mesmo depois do parto, seja anátema].

Assim, se é dogma da Igreja, resta aos católicos crer nessa "verdade", mesmo sem entender. Santo Agostinho disse: “Não queirais entender para crer; se não crês, não entenderás”.

Mas, agora, estamos no século XXI e é justo considerarmos que novas REVELAÇÕES foram feitas recentemente, e estas nos foram dadas para a elevação da nossa Fé (seja católica ou evangélica). Portanto, não podemos desconsiderá-las!!! (Podemos acreditar nelas ou não; mas não podemos anular tais fatos históricos da nossa atualidade). (1) Um dos fatos foi a divulgação das MENSAGENS DE MARIA AO MUNDO, onde MARIA revelou sua vida a ANNIE KIRKWOOD (1987);  (2) outro fato, muito mais importante ainda, foi a divulgação das CARTAS DE CRISTO [ http://www.cartasdecristobrasil.com.br ] (2001), de forma *canalizada* (através de uma pessoa anônima - o Canal). Numa dessas Cartas JESUS revela que ele teve irmãos e irmãs em sua casa, em Nazaré.
* * *
  Quer saber quem são OS IRMÃOS E IRMÃS DE JESUS, segundo as MENSAGENS DE MARIA reveladas a Annie Kirkwood, capítulo 3: "A Vida de Maria e José na Terra", págs 57-74. (Livro da Editora Record: MENSAGEM DE MARIA PARA O MUNDO, por Annie Kirkwood, 1991, 2ª edição). Segundo esse livro, MARIA, quando era uma jovem virgem, concebeu sozinha - de forma sobrenatural - a JESUS, o seu primeiro filho; o filho "primogênito"  (Lc 2,7) com apenas 16 anos. Depois se casou com JOSÉ e sua família cresceu, com o nascimento de mais 4 filhos e 3 filhas :

2) JAMES (foi o primeiro filho, depois de JESUS); gerou 5 filhos.

3) DAVI; idem 6 filhos.

4) DANIEL; (morreu cedo e não teve filhos).

5) ELISABETH; (gerou 9 filhos).

6) JACOB; (idem, 10 filhos).

7) RUTH; (idem, 4 filhos).

8) MARIA MARTA; (idem, 6 filhos)
Esses filhos e filhas deram ao casal Maria&José 40 (quarenta) NETOS!
Concluímos que, como Lucas e os outros evangelistas, pouco falaram sobre essa família de Maria&José, tudo isso ficou ocultado e ficou parecendo que a Sagrada Família era composta somente por José, Maria e Jesus; apesar dos Evangelhos mencionar literalmente estes nomes como irmãos de Jesus - Tiago, José, Judas e Simão - e estes nomes não coincidem com os nomes explicitamente revelados por Maria nesse livro. 
Fato é que, há algum tempo (1987), Maria, a que chamamos de NOSSA SENHORA, escolheu a enfermeira Annie Kirkwood para lhe revelar a sua história e lhe incumbiu de transmitir esse conhecimento para o mundo. Annie, então escreveu o livro AS MENSAGENS DE MARIA PARA O MUNDO. E assim nós temos hoje esse privilégio de conhecer tudo isso.
E, definitivamente, MARIA foi a VIRGEM que concebeu JESUS; mas não continuou VIRGEM para sempre, pois teve outros filhos com José.
* * *
Vejamos agora algo sobre os IRMÃOS E IRMÃS DE JESUS, segundo as CARTAS DE CRISTO: Carta 2, pág.3= [ Subi os degraus e preparei-me para aguentar a fúria de minha mãe. Quando chamei, minha irmã veio à porta. Olhou-me boquiaberta, assustada e com os olhos arregalados e bateu-me a porta na cara. Ouvi-a correr para os fundos da casa, gritando: — Mãe, venha depressa, há um homem velho e sujo na porta. Escutei minha mãe resmungando irritada para si mesma, enquanto corria para a porta. Abriu-a de repente e ficou paralisada pelo choque. Eu sorri por um momento, ela olhou-me de cima a baixo cada vez mais horrorizada ao dar-se conta de que este homem de terrível aspecto era de fato seu filho rebelde, Jesus. Estendi minha mão para ela, dizendo: — Sei que causo pena a você, mas pode ajudar-me? Imediatamente sua expressão mudou e, levando-me para dentro, trancou a porta. — Depressa, – disse para minha irmã assustada. Deixa de escândalo e põe água para ferver. Seu irmão está morto de fome. Não importa em que confusão se meteu, ele é da família. Temos que cuidar dele. ] --------- Carta 2, pág.4= [ Ela (Maria) começou a chorar e disse com raiva: Você em nada mudou! Somente mudaram as coisas que diz. Você só me trouxe dor! Como pude acreditar que você seria um Messias? Com suas ideias estranhas só levará nosso povo a maior tormento do que nunca! Meus irmãos a ouviram em prantos e vieram correndo, querendo colocar-me para fora de casa. Ofereci sair pacificamente, porque não queria mais alvoroço. Se essa era a forma de minha mãe reagir, eu poderia estar certo de que os demais também reagiriam da mesma forma ao que eu tinha para dizer.  /.../ Ela chamou a atenção de meus irmãos dizendo que calassem a barulhenta discussão e virou-se para mim: — Pode ficar aqui até que esteja melhor – disse ela. ] --------- Carta 2, pág.5= [ Então meu irmão feriu sua mão. Ele sentiu muita dor quando o ferimento infeccionou. Permitiu-me colocar minhas mãos em sua ferida e fazer uma oração em silêncio. Eu podia ver que ele sentia o fluxo do “Poder” entrando em sua mão, porque ele me olhou de forma estranha. “A dor foi embora”– disse brevemente. Estava mal-humorado quando se afastou. E eu sabia que ainda que tivesse sentido alívio da dor, não havia gostado de que eu fosse capaz de ajudá-lo. Senti seu ciúme. Minha irmã havia queimado sua mão e outro irmão muitas vezes se queixava de fortes dores de cabeça. Fui capaz de curar os dois. Meus irmãos começaram a caçoar a respeito dos meus “poderes mágicos”. /.../ É o “Pai” em mim quem tem trazido as coisas de que você necessita em casa e que curou a meus irmãos e irmãs tão rapidamente. ]
* * *
- Assim, podemos parar com essa  polêmica que divide católicos e evangélicos?

A grande polêmica em torno desse assunto é a seguinte: a Bíblia, no evangelho de Marcos (Mc 6,3) e de Mateus (Mt 13,55), cita quatro nomes como sendo irmãos de Jesus - Tiago, José, Judas e Simão - logo, podemos dizer que são filhos de Maria?  Não podemos.

Todavia, os biblistas, já conseguiram provar que estes não são filhos de Maria, mãe de Jesus. - Então, por que Marcos e Lucas disseram que eram "irmãos de Jesus"? Seriam então filhos de José, com outra mulher? Também não. Os membros da igreja católica, ao optar por dizer que a VIRGEM MARIA, foi virgem "antes, durante e depois do parto", isto é, para sempre, não deixou espaço para a possibilidade de que ela tivesse outros filhos. E os evangélicos, ao contrário, dizem, pelas textos bíblicos, que Jesus teve, sim. Mas, embora a leitura literal de alguns trechos da Bíblia levem a conclusão evidente de Jesus teve "irmãos e irmãs"; no entanto, nenhum deles é chamado de "filho de Maria". Portanto, quem está certo: a bíblia, a igreja ou os biblistas?
* * *
Agora, com as MENSAGENS DE MARIA a Annie Kirkwood, ficou confirmado que JESUS é o único filho virginal somente dela (sem a participação de nenhum homem). E também podemos fazer agora uma lista com os NOMES dos verdadeiros sete filhos (4 homens e 3 mulheres) de Maria e José, seu marido.  E esta lista não coincide com nenhum dos quatro nomes citado pelos evangelistas.
* * *
  Então, podemos tirar as seguintes conclusões:

(1) Maria é a VIRGEM MARIA que concebeu de forma sobrenatural; mas sua virgindade física se encerrou no momento do parto natural de Jesus, em Belém.

(2) Pela Bíblia não se pode concluir que Maria teve outros filhos; mas por sua mensagem a Annie, - (caso ninguém consiga provar que tudo não passa de uma criação literária da própria Annie) - ela, Maria e José tiveram mais sete filhos legítimos.

(3) Se Annie está certa, por que Marcos e Lucas não disseram nada sobre isso?  No entanto, essa não-coincidência nos ajuda a compreender que os católicos estavam certos: os nomes citados por Marcos e Lucas não prova que eles eram filhos de Maria, embora pudessem ser "irmãos" de Jesus.

(4) Agora podemos - acreditando em Annie - afirmar que a Bíblia está certa quando fala nos "irmãos e irmãs" de Jesus  (e não em "primos" dele).

(5) Agora também, Jesus - através das CARTAS DE CRISTO - confirmou a existência de seus irmãos. E como Cristo é Autoridade  maior que todos, então aquele Dogma perdeu sua validade. (Bem, a menos que alguém consiga provar que as Cartas não são de Cristo.)
* * *
Enfim, o termo ἀδελφός, evidencia os laços humanos de Jesus adquiridos pela sua Encarnação no seio virginal de Maria, e por isso ele tornou-se o Irmão por excelência de toda a Humanidade e Maria tornou-se a Mãe por excelência de toda a Humanidade. "Mãe, eis aí o teu filho". E "este filho" somos todos nós, representados por João, no Calvário.
(Carlos Eduardo da Silva, teólogo - 25/01/2021)


========================
- Quer aprender a ler outros diversos textos de forma "scrollada" (=que desliza na tela, como este)?
========================