(534)_ADOLESCENTE, FAÇA AS PAZES COM SEUS PAIS [Comportamento] (por CES)

FAÇA AS PAZES COM SEUS PAIS

(por Carlos Eduardo da Silva)

 

Introdução

        Adolescentes são pessoas, masculinas e femininas, de idade entre 12 e 18 anos. Essas pessoas são frequentemente confrontados com conflitos com seus pais. Seja por problemas de comportamento, problemas de comunicação ou simplesmente por causa de diferença de opinião.

        Tais conflitos, entre pais e filhos, podem ter um efeito profundo na vida desses adolescentes. Embora possa ser difícil para esses manter um relacionamento harmonioso com seus pais, há muitas estratégias que eles podem usar para ajudar a fazer as pazes e restaurar a harmonia no seu relacionamento.


Sete (7) estratégias

        Aqui estão algumas ideias ou estratégias que você, adolescente, pode usar para ajudar a fazer as pazes e restaurar a harmonia no seu relacionamento com seus pais:


        (1) Comunicação: 

        Tente falar aberta e honestamente com seus pais sobre como você se sente; isso é muito importante! Expresse suas preocupações e ouça o que eles têm a dizer. Isso pode ajudar a esclarecer mal-entendidos e a encontrar uma maneira de se entenderem melhor.


        (2) Respeito: 

        Mostre respeito pelos seus pais, mesmo quando você discorda deles; e quanto maior sua idade, é possível que as discórdias aumentem. Mas, é bom que você tente entender a perspectiva deles e demonstre que você está disposto a encontrar um meio-termo.


        (3) Compromisso: 

        Esteja disposto a fazer uma mudança ou estar comprometido com o seu propósito de estar em harmonia com seus pais. Pergunte a seus pais o que eles esperam de você e o que eles desejam ver mudado em seu comportamento. Tente encontrar um equilíbrio entre o que você deseja e o que eles desejam. Claro que sem esse diálogo não haverá mudanças.


        (4) Assumir a responsabilidade: 

        Se você errou, assuma a responsabilidade por seus erros e peça desculpas. Demonstre que você está disposto a fazer as coisas certas e aprender com seus erros. Quando você era criança o fator "responsabilidade" não pesava muito nas suas decisões; mas agora pesa, e muito!


        (5) Envolvimento: 

        Talvez, o que você mais deseja em certos momentos é justamente sair de casa e não se envolver com nada que não seja os seus afazeres e interesses.  Mas, não caia nessa furada. Pelo contrário, seja mais envolvido nas atividades familiares, incluindo jantares em família, saídas em grupo, passeios, etc. Tente mostrar interesse pelo que seus pais gostam e esteja disposto a participar poucas ou muitas vezes. 


        (6) Atitude positiva: 

        Tente manter uma atitude positiva e aberta; ou seja, não se fechando nas coisas que mais interessa a você. Seus pais podem ser mais receptivos se você demonstrar uma atitude positiva e respeitosa.


        (7) Ajuda mútua: 

        Ofereça ajuda aos seus pais sempre que puder. Você já costuma fazer isso? Isso pode incluir tarefas domésticas, cuidados com irmãos mais novos ou outros tipos de assistência. Seus pais podem apreciar sua ajuda e estar mais dispostos a trabalhar juntos para melhorar o relacionamento.


Sua Autoavaliação

        Segue agora algumas perguntas que você deve utilizá-las para fazer uma autoavaliação para ver em quais pontos vai precisar haver alguma correção.


        - Você costuma ser compreensivo(a) e tenta entender o ponto de vista dos seus pais?

        - Você está disposto a mostrar ao seus pais que está disponível para conversar com eles e ouvir o que eles têm a dizer?

        - Você normalmente respeita os sentimentos e as opiniões dos seus pais?

        -  Você normalmente mantem um diálogo aberto e honesto com seus pais?

        -  Você consegue fazer concessões e oferecer soluções quando houver desacordos entre você e seus pais?

        - Você já consegue estabelecer limites e definir regras claras que sejam aceitáveis ​​para todos os envolvidos: você e seus pais?

        -  Você já consegue manter uma comunicação positiva e construtiva com eles, em vez de só se zangar e manter um tom negativo e crítico?

        -  Você já demonstra confiança e gratidão pelos esforços que seus pais já fizeram por você, desde que nasceu?

        -  Você está conscientemente disposto(a) a seguir regras e obedecer as instruções dos seus pais?

        - Você já reconhece, naturalmente, que os seus pais são adultos e que você deve tratá-los como tal?


Fazendo as pazes com seus pais


        Uma das maneiras mais importantes de restaurar um relacionamento com seus pais é a comunicação. Enquanto você é uma pessoa ainda adolescente, saiba que pode manter um diálogo aberto e honesto com seus pais, ouvindo atentamente o que eles têm a dizer e expressando suas próprias opiniões. Compartilhe com eles suas preocupações e sentimentos de forma clara e direta. Isso ajudará a construir um relacionamento mais saudável no convívio familiar.

        Enquanto ainda é adolescentes - e mesmo depois, como adulto - você deve manter um senso de respeito por seus pais. Isso significa tratá-los com gentileza e compaixão, escutar suas opiniões, ser responsável e responsável pelas próprias ações e se esforçar para entender suas perspectivas (mesmo que você não tenha que concordar com tudo) .

        De modo especial, enquanto ainda é uma pessoa adolescente, você deve procurar construir a confiança com seus pais: mostrando a eles o melhor de si mesmo. Isso pode significar se envolver em atividades extracurriculares, trabalhar duro na escola ou tomar decisões responsáveis. Isso ajudará a mostrar a seus pais que você é capaz de tomar decisões saudáveis ​​e ajudará a criar um relacionamento mais positivo. Além disso, muito atenção! É super importante que você deve se abster de usar ou abusar de drogas e álcool, pois isso pode danificar a confiança de seus pais e prejudicar a sua saúde.


        Portanto, caro ou cara adolescente: encontre maneiras de expressar seu amor a seus pais. Isso pode incluir um abraço espontâneo, um elogio ou uma pequena surpresa. Mesmo um simples "eu te amo" pode ajudar a restaurar o relacionamento entre você e eles. Faça as pazes com seus pais, mesmo que isso possa ser difícil; mas com comunicação, respeito e amor, isso pode acontecer facilmente.


        Existe um livrinho (e-book) que quero sugerir pra você:  Numa linguagem de fala de adolescente para adolescente, aborda um pouco do que foi exposto aqui e muitos outros pontos importantes.  O seu título é: "UMA ADOLESCENTE DE MUITA AÇÃO". 



        

        Finalmente... 

        Fazer as pazes com seus pais pode ser um desafio, mas também pode ser extremamente gratificante. Primeiro, você deve tentar entender o que está causando a discussão. Se você não consegue encontrar a causa e não tem certeza do que fazer, tente se envolver em conversas leves ou procurar maneiras de se conectar com seus pais, como jantar juntos, compartilhar um hobby, ou passar algum tempo juntos. Ter um diálogo honesto e aberto com seus pais também pode ajudar a resolver alguns dos problemas que vocês estão enfrentando. Se todos se comprometerem a dialogar com respeito, vocês podem descobrir uma solução para seus problemas e fazer as pazes.