----------------
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes” (Evangelho de Lucas, capítulo 12, 39-40).
----------------
Jesus, conversando com seus discípulos... Não estava falando para o povão, mas só pra eles que já o conheciam. E diz "ficai certos"... que também significa "entendam bem". É como se eu dissesse: estejam conscientes que é exatamente assim. E começa dizendo: "se o dono da casa"... Há aqui um "se" que é uma incerteza... do "dono"... Ele não sabe do que pode acontecer! E esse "dono" é o "dono da casa". A casa é dele; não é dos outros. - Mas o que é "casa"?"Casa", em grego é "οἶκον"; e dessa palavra deriva a nossa "economia": isto é, cuidar da casa. Atualmente, quando se fala em "economia", se pensa logo em economizar dinheiro, não gastar. Mas o "economizar" é o cuidar bem da sua casa para que não falte o necessário. Por exemplo: cuidar para que não falte o papel higiênico; e tudo mais que é necessário. Se pra isso é necessário ter dinheiro, então que não se gaste à toa e deixe faltar o necessário em casa.
O Artigo 5º, da Constituição Brasileira (1988), diz: "X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;". Ou seja, a "casa" é o imóvel onde a pessoa mora... mas também pode ser algo mais: uma "bolsa", "uma carteira com dinheiro e documentos", ou, por extensão, qualquer outro objeto particular.
Mas essa "casa" também é o corpo de uma pessoa, pois a alínea X diz: "são invioláveis a intimidade, a vida privada...". Uma mulher virgem não pode ser estuprada por um homem, sem que isso não seja um crime de violação dessa "casa da mulher".
Mas Jesus continuou dizendo: "se o dono... soubesse a hora em que o ladrão iria chegar". Ou "a que horas viria o ladrão"..., o que ele faria? Ora, um ladrão bem "profissional" não iria chegar a qualquer hora! E essa palavra "hora" é uma das mais importantes nesse trecho do Evangelho. Jesus não disse: "mês ou dia", mas falou em "hora"; ou seja, em um momento qualquer do dia isso pode acontecer. O fato certo é que "o dono não sabe". - E quem é o "ladrão"? É um desconhecido, não se sabe quem é. Noutra parte do Evangelho se diz que "o ladrão vem para roubar e matar" (Jo 10,10). Ou seja, essa é a intenção básica de um "ladrão": ele quer algo e se preciso for, ele só rouba ou pode até matar. No entanto, se esse "ladrão" está armado (com uma pistola, revólver, etc), a vítima não poderá enfrentá-lo desarmada e correr o risco de ser morta. A vida é muito mais valiosa que qualquer bem material.
E Jesus disse que o dono da casa impediria que sua casa fosse "arrombada". - O que é "arrombar"? É quebrar alguma coisa para que possa haver a "penetração na casa". E, para um "ladrão profissional", um ou dois cadeados é moleza... E, para uma mulher virgem... (já não se usa mais os "cintos de castidade" como antigamente) portanto... Todavia Jesus não diz, na sua parábola, que "o dono da casa" estava armado. Diz que só a presença dele, já seria suficiente para impedir o arrombamento. Ele "...não deixaria que arrombasse a sua casa". Certamente o dono entraria em luta, talvez... mas, o mais importante é que o dono "não deixaria" o ladrão ter êxito. Mas pode-se entender que ele teria algum poder para isso: defender a sua casa.
Atualmente, no Brasil, o Governo quer que os "donos de suas casas" possam portar (possuir) uma arma-de-fogo: para intimidar os bandidos que intencionarem invadir suas propriedades; e usá-las, se necessário for. E tem muita gente contra e a muita gente a favor disso. Vale a pena continuar refletindo mais sobre isso.
Mas o Evangelho deixa no ar a "inutilidade" do que o dono da casa possa fazer, pois, na verdade "ele não sabe"; "se ele soubesse...". E o ladrão que é esperto, vai mesmo se aproveitar do momento - da "hora" - em que o dono da casa vacila no cuidado da sua casa. No caso das meninas virgens: o "dono" dessas meninas - o pai, a mãe, um parente, uma amiga, etc - é que marca "presença" e não deixa acontecer um possível "arrombamento" criminoso no seu corpo... Em todos os casos a prevenção é necessária.
No versículo seguinte - "Vós também ficai preparados! - Jesus aponta a atitude de ficar vigilante para o que pode eventualmente acontecer. Todavia uma outra palavra que se poderia usar no lugar de "preparados", seria o "estejam prontos". Ou seja, é saber que "isso pode acontecer" e não deixar fácil... você não pode confiar plenamente que ninguém irá fazer uma coisa ruim. Portanto, quem, por exemplo, carrega sua bolsa na rua e lugares públicos, tem o dever de ter o cuidado para que seu descuido não seja "uma tentação" para que alguém queira roubar. Quem tem uma filha de menor... tem que manter os cuidados necessários por ela... E mesmo as mulheres adultas que vão aos bailes noturnos, devem estar atentas para algo perigoso: há maus intencionados que podem colocar algo sem suas bebidas para que fiquem desorientadas... e eles invadam suas "casas".
Mas, de forma surpreendente, Jesus conclui dizendo: "Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. - Quem é o "Filho do Homem"? É ele mesmo! Olhe que ele não falou: "o Cristo". No início ele disse que o "ladrão" chegaria numa hora que o dono não sabe. Agora ele diz que ele mesmo também vai chegar numa hora inesperada. - Como assim? Ora, se é verdade que o ladrão pode chegar pra "roubar e matar"; com certeza não é isso que o "Filho do Homem" vai fazer. Sabemos que Jesus, o Filho do Homem, o Cristo, é inteiramente do Amor. Ele jamais irá "roubar e matar"; muito pelo contrário!
No livro do Apocalipse está registrado como é sua atitude de pessoa muito educada: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo" (Ap 3,20). Ou seja, ele jamais irá "arrombar a casa". Ele bate e espera ser atendido; e ser convidado a entrar. Coisa que um ladrão não faz. - E o que acontece se ele entrar? A linguagem metafórica de "uma refeição" é a resposta. - É bom comer junto de uma pessoa querida? Certamente! E vai haver conversas interessantes... etc.
No Apocalipse a presença do Cristo é uma "certeza": "eis que estou à porta...". Mas na parábola existe uma "incerteza" absoluta: "na hora em que menos o esperardes". - Você está esperando Jesus voltar...? - Quando? Agora? No próximo ano? Será este ano? Este mês? Hoje? No dia tal? Que hora será? Esqueça sua expectativa. Ele disse que só vai aparecer: "na hora em que você menos esperar".
E, pra dificultar ainda mais a coisa, quer dizer, o nosso entendimento da parábola, ele ainda avisou para que estivéssemos "preparados". - Como é que se fica "preparado"? Já vimos que a "economia" numa casa é para deixá-la preparada até para não faltar papel higiênico. - E como se prepara para receber uma visita em sua casa? Aquela limpeza... a arrumação... as mulheres entendem muito mais disso que os homens!
Mas o Evangelho que valeu para "os discípulos", vale também para nós. - Como é que eu me preparo para um visitante que não tem hora certa pra chegar? Difícil, né? Todavia, a certeza de que Sua Presença é algo muito proveitoso... vale muito mais! Infelizmente tem gente esperando o Cristo (ou o "Filho do Homem") chegar só no fim dos tempos, no "último dia". Mas Jesus garantiu que era a qualquer hora ("quando menos esperardes"). Portanto, acredite - ou "se prepare" - para recebê-lo ainda hoje. Na verdade, ele pode estar querendo entrar "em sua casa", em sua mente, neste exato momento em que este trecho do Evangelho chegou até você. Toc-Toc! - Você vai abrir? - Vai deixá-lo entrar?
Enfim, ele já veio na Palestina: e você pode encontrá-lo na Bíblia. Ele já veio na Internet mundial: e você pode encontrá-lo nas Cartas de Cristo. E ele está vindo a você em qualquer lugar e hora incertos: mesmo através de muitas pessoas que você conhece ou desconhece. Coisas do AMOR!
(Carlos Eduardo da Silva, teólogo - 20/10/2021)
========================
- Quer aprender a ler outros diversos textos de forma "scrollada" (=que desliza na tela, como este)?
Cliqui aqui e compre o e-book pela HOTMART
========================