🔉️(434)_DATAS IMPORTANTES PARA ENTENDER AS DIVISÕES NA IGREJA CRISTÃ [Religião] (por CES)



Clique p/OUVIR 👉️🔉️

Papa Francisco e Patriarca Bartolomeu
 

DATAS HISTÓRICAS IMPORTANTES


ANO - EVENTO

---------------------

33 - Jesus foi crucificado


35 - conversão de Saulo: expansão da igreja na Samarias e na Siria (Oriente)


40 - fundação da Igreja de Antioquia (Siria)


50 - (Meados do 1º século) houve o 1º Concílio de Jerusalém: «Os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, aos irmãos dentre os gentios que moram em Antioquia, na Síria e na Cilícia, saudações! Tendo sabido que alguns dos nossos, sem mandato de nossa parte, saindo até vós, perturbaram-vos, transtornando vossas almas com suas palavras, pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo, escolher alguns representantes e enviá-los a vós junto com nossos diletos Barnabé e Paulo, homens que expuseram suas vidas pelo nome de nosso Senhor, Jesus Cristo. (At 15,23-29).


325 - o Primeiro Concílio de Niceia reconheceu a autoridade já exercida pelos bispos de Roma, Alexandria e Antioquia sobre os bispos de certas outras províncias do Império Romano. E formularam o CREDO que dizia: “Creio na santa igreja católica”.


381 - o Primeiro Concílio de Constantinopla concedeu ao bispo da recém-fundada nova capital do império a precedência sobre os de Alexandria e Antioquia.


431 - No Concílio de Calcedônia o bispo de Jerusalém obteve a independência do bispo de Antioquia, mas os CRISTÃOS ORTODOXOS  aceitaram o CREDO, mas rejeitaram a cláusula do FILIOQUE. (...consubstancial ao Pai...)


560 - O imperador Justiniano I designou cinco bispos como lideres: de Roma, Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém; e especificou as funções e a liderança destes cinco patriarcas.


692 - Os cinco patriarcas foram confirmados pelo Concílio Quinissexto.


692-1054 - De início havia uma unidade entre estas igrejas enquanto cada patriarca liderava suas igreja como um papa ou patriarcado. No entanto somente o bispo líder do Roma foi considerado PAPA dizendo ser o sucessor de Pedro. Assim, em Roma, estava o papa, exercendo no continente europeu a autoridade máxima; e existia ainda duas outras autoridades com o mesmo poder: um patriarca em Alexandria, no Egito, e outro patriarca em Constantinopla. Depois, o patriarca de Alexandria perdeu sua importância após a anexação do Egito ao Império Muçulmano.

E estes dois grupos de igrejas no OCIDENTE e no ORIENTE [que acredita que eles eram os únicos depositários da verdadeira fé, e por isso, são  ortodoxos]. 

Nota:  a palavra ortodoxo vem do grego, da junção de “orthos” que significa “reto” e “doxa” que significa “fé”.


E conviveram bem até que em 1054...


1054 - Aconteceu o chamado GRANDE CISMA: divisão da Igreja entre Oriente (Igreja Ortodoxa) e Ocidente (Igreja Católica). O patriarca de Constantinopla, Miguel Cerulário, rompeu com o papa, e criou a Igreja Ortodoxa. Assim, as igrejas do Oriente e do Ocidente brigaram feio.  Sem chegarem a um acordo, o Papa Leão IX (1002-1054) e o Patriarca Miguel I Cerulário (1000-1059) se excomungaram mutuamente.

Depois da separação entre Roma e os quatro outro bispos, a Igreja Ortodoxa aumentou o número de seus patriarcados e outras Igrejas autocéfalas. 


1100 - A partir da ruptura com a igreja ocidental o cristianismo ortodoxo se afirma mais fiel à mensagem cristã primitiva, e se desenvolvem em torno das quatro sedes antigas, chamadas de PATRIARCADOS: Jerusalém, Alexandria, Antioquia e Constantinopla.  (Hoje são mais de 170 milhões de fiés em todo o mundo).


Desde então, os ortodoxos...

# não reconhecem a primazia papal, 

# a cláusula Filioque 

# e não aceitam muitos dos dogmas proclamados pela Igreja Católica Romana (Imaculada Conceição e a infalibilidade papal) 

# e também não consideram válidos os sacramentos ministrados por outras confissões cristãs 

# e têm uma história hagiográfica (santos e santas) à parte do catolicismo romano. 

Catedral de São Basílio, em Moscou


1360 - na Igreja Católica Romana outros desentendimentos continuaram a acontecer a ponto de haver um período com 3 (três) papas ao mesmo tempo. Foi preciso a atuação de Santa Catarina de Sena para que voltasse a ter somente 1 (um) papa, em Roma.


1520 - Aconteceu outra A GRANDE DIVISÃO na IGREJA CATÓLICA, com a Reforma Protestante, criando assim o ramo do Protestantismo, por Martinho Lutero.


1964 - Aconteceu, no dia 25 de julho, a visita do Patriarca Atenágoras I (1886-1972) ao Papa Paulo VI (1897-1978) ao Vaticano. Foi um evento importante no sentido de ANULAR AS EXCOMUNHÕES do cisma de 1054.


2020 - o Patriarca Bartolomeu, em seu discurso, confirmou em várias passagens a sintonia fraterna com a qual compartilha as solicitudes pastorais do Papa, citando explicitamente a recente encíclica de Francisco “Fratelli tutti” (03/10/2020).



2021 - Até os dias atuais as igrejas permanecem cindidas (divididas), apesar de algumas tentativas de reaproximação realizadas desde o Cisma do Oriente, enquanto os Protestantismo continua a crescer.


E agora, no século XXI, ambas igrejas, católica e ortodoxa, deverão REFORMULAR E EXCLUÍREM CERTAS DOUTRINAS E DOGMAS de acordo com a perfeita ortodoxia: AS CARTAS DE CRISTO.


(Carlos Eduardo da Silva, teólogo - 04/11/2021)