(505)_Mini-CURSO BÍBLICO PARA INICIANTES (Set/2022) [Religião] (por Prof. Carlos)



(1) Aurora: 
(2) Prof. Carlos: 

(3) By Rádio Tupy: 

(4) Prof. Carlos: 
(5) Prof. Carlos: 

(6) Prof. Carlos: 

(7) Prof. Carlos: 

Tonho: Muito bem Carlos, gostei da sua explicação da Bíblica através da linha do tempo. 
Mas, me tira uma dúvida! Quando eu estudava na escola a  matéria História se falava que a terra tem milhões e milhões de anos com surgimento disso e daquilo. Aí fica a dúvida em quem acreditar!!! Na ciência ou na Bíblia!!!!!!.
> Na sua explicação através da linha do tempo da Bíblia, Deus criou o mundo em 7 dias e pós alí o primeiro homem Adão. 
Então desde o surgimento de  Adão  e seguindo a linha da Bíblia até aos dias de hoje dá +/-  uns 7 mil anos, não!!!!. 
Aí eu lhe  pergunto!
>>> Quantos anos na sua percepção tem o mundo!!

(8) Prof. Carlos: 

19 As águas cresceram tanto sobre a terra que cobriram as montanhas mais altas que há debaixo do céu. 20 As águas subiram uns oito metros acima das montanhas. (Gênesis 7)

13 E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingasse dos inimigos. É o que está escrito no Livro do Justo. Parou, pois, o sol no meio do céu e não se apressou a descer pelo tempo de quase um dia. (Josué 10)

27 Assim fez, para que buscassem a Deus e, talvez às apalpadelas, o encontrassem, a ele que na realidade não está longe de cada um de nós; 28 pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dentre vossos poetas: ‘Também nós somos a sua linhagem’. (Atos dos Apóstolos 17)


(9) Prof. Carlos: 

(10) Prof. Carlos: 

Gel nos dedos => pentateuco = Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio

(11) Prof. Carlos lendo: Bíblia CNBB, AT; (05-Deuteronômio)_Dt 1: 
(12) Prof. Carlos: 

PERCURSO:

LINHA DO TEMPO:
(13) Prof. Carlos: 
Descoberta do livro da Lei

3 No ano dezoito do seu reinado, Josias mandou seu secretário Safã filho de Aslias, filho de Mesolam, à Casa do Senhor, com esta ordem: 4 “Vai ter com o sumo sacerdote Helcias, para que junte o dinheiro que tem sido levado à Casa do Senhor e que os porteiros recolheram das mãos do povo. 5 Seja ele entregue nas mãos dos contramestres encarregados das obras na Casa do Senhor, para que possam pagar os operários que executamos trabalhos de reparação na Casa do Senhor, 6 os carpinteiros, construtores e pedreiros, e também para a madeira necessária à reformado templo. 7 Mas não lhes peçam contas do dinheiro que lhes foi 38entregue, pois procedem com honestidade”. 8 O sumo sacerdote Helcias disse ao secretário Safã: “Achei o livro da Lei na Casa do Senhor!” Helcias deu o livro a Safã, que também o leu. 9 Então o secretário Safã foi à presença do rei e fez-lhe um relatório nestes termos: “Os teus servos juntaram o dinheiro que se achou no templo e entregaram-no aos contramestres encarregados da Casa do Senhor”. 10 Em seguida, o secretário Safã comunicou ao rei: “O sacerdote Helcias entregou-me um livro”. Safã leu o livro diante do rei. 11 Ao ouvir as palavras do livro da Lei, o rei rasgou suas vestes 12 e ordenou ao sacerdote Helcias, a Aicam filho de Safã, a Acobor filho de Miquéias, ao secretário Safã e a Asaías, ministro do rei: 13 “Ide consultar o Senhor a meu respeito, a respeito do povo e de todo Judá, sobre as palavras deste livro que foi encontrado. Grande deve ser a ira do Senhor que se inflamou contra nós, porque nossos pais não obedeceram às palavras deste livro, nem puseram em prática tudo que nos fora prescrito”. (2Reis 22,3-13)

Leitura solene da Lei

1 Então o rei mandou que se apresentassem diante dele todos os anciãos de Judá e de Jerusalém. 2 Ele subiu à Casa do Senhor com todos os homens de Judá e todos os habitantes de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, do menor ao maior. Leu diante deles todo o conteúdo do livro da Aliança que fora achado na Casa do Senhor. 3 De pé, sobre o estrado, o rei concluiu diante do Senhor a aliança que obriga a seguir o Senhor e a observar seus mandamentos, preceitos e decretos, de todo o coração e de toda a alma, cumprindo as palavras da Aliança escritas naquele livro. E todo o povo aderiu à Aliança.  (2Reis 23,1-3)

Trecho da Linha do tempo:

Trecho do Percurso:

(14) Prof. Carlos: 

19 Os chefes disseram a Baruc: “Vai te esconder, tu e Jeremias. E que ninguém fique sabendo onde estais!” 20 Em seguida, foram ao encontro do rei, no interior do palácio. O escrito foi deixado na sala do escrivão Elisama. Relataram tudo ao rei. 21 O rei mandou, então, que Judi fosse buscar o escrito. Ele o trouxe da sala do escrivão Elisama e passou a ler para que o ouvissem o rei e os chefes todos que estavam à sua volta. 22 O rei estava sentado na ala de inverno do palácio, era o nono mês do ano, e um braseiro estava aceso diante dele. 23 À medida que Judi lia três ou quatro colunas, o rei cortava o pedaço com a faca do escrivão e atirava ao fogo do braseiro, até queimar todo o rolo no fogo do braseiro. (Jeremias 36)
 
51 Foi nesses termos que o rei Antíoco escreveu a todo o seu reino. Nomeou inspetores para todo o povo, e ordenou às cidades de Judá que, uma após outra, oferecessem sacrifícios. 52 Muitos do povo se uniram a eles, todos os que haviam abandonado a lei do Senhor e praticaram o mal na terra. 53 Assim obrigaram Israel a se esconder e a permanecer em lugares de refúgio. 54 No dia quinze do mês de Casleu, do ano cento e quarenta e cinco, Antíoco levantou sobre o altar dos holocaustos a abominação desoladora. Também pelas cidades de Judá ao derredor ergueram-se altares, 55 e queimavam incenso diante das portas das casas e nas ruas. 56 Os livros da Lei que fossem descobertos, eles os rasgavam e lançavam ao fogo. 57 Onde quer que fosse encontrado um livro da Aliança, numa casa, ou se alguém estivesse seguindo a Lei, o decreto do rei condenava-o à morte. 58 Como tivessem o poder, infligiam isto a Israel, a todos os que fossem descobertos, mês por mês, nas várias cidades. (1Macabeus)

(15) Prof. Carlos: 

(16) Prof. Carlos: 


(17) Prof. Carlos: 

(18) Prof. Carlos: 

(19) Prof. Carlos: 

(20) Prof. Carlos: 
Escrita em HEBRAICO:

Trecho do Percurso:

(21) Prof. Carlos: 

(22) Prof. Carlos: 

(23) Prof. Carlos: 

(24) Prof. Carlos: 

(25) Prof. Carlos: 


(26) Prof. Carlos: 

Clique aqui e acesse o pdf A EVOLUÇÃO A ESCRITA
(27) Prof. Carlos: 


Início do Percurso:

(28) Prof. Carlos: 

(29) Prof. Carlos: 

(30) Prof. Carlos: 

(31) Prof. Carlos: 

(32) Prof. Carlos: 


(33) Prof. Carlos: 
(34) Prof. Carlos: 
A Bíblia da CNBB traz a seguinte tradução do versículo 12 do capítuo 24 do livro do Êxodo:

"O Senhor disse a Moisés: “Sobe para junto de mim no monte e fica ali. Eu quero dar-te as tábuas de PEDRA, a Lei e os mandamentos que escrevi para que instruas o povo”. (Ex 24,12)

Vamos pegar aqui somente a palavra "pedra": PEDRA => sem as vogais (no Português) = P D R (só as vogais do Hebraico).

- Que palavras podemos formar com essas 3 vogais (PDR), isto é, colocando só as VOGAIS?

PeDiR => Eu quero dar-te as tábuas de pedir
PaDRe => Eu quero dar-te as tábuas do padre
PoDRe => Eu quero dar-te a tábua podre
PeDRa => Eu quero dar-te as tábuas de pedra
PoDeRia => Eu quero dar-te as tábuas (que) poderia (servir para)

- Tá começando a se dar conta de quanto a tradução pode ficar difícil e imprecisa, ou errada?

(35) Prof. Carlos: 
BÍBLIA SAGRADA – Tradução da CNBB – 5ª edição – 2007
Durante a viagem, num lugar de pousada, o SENHOR encontrou-se com Moisés e queria matá-lo. Séfora, então, pegou uma faca de pedra, cortou o prepúcio do filho, tocou-o nas virilhas de Moisés e disse: “Tu és para mim um marido de sangue”. E o SENHOR deixou-o em paz, quando ela disse: “marido de sangue”, em relação à circuncisão.
    
1-Quantas pessoas participam des­te episódio? Quantas são nome­adas e quais os seus nomes?
2-Quando e em que lugar aconteceu o episódio?
3-Quem foi ao encontro de quem?
4-Quem queria "matar" quem? 
5-Quem é Séfora?
6-O que Séfora pegou?
7-O que Séfora cortou?
8-E o que ela fez em seguida?

(36) Prof. Carlos: 

Minha resposta:
Com base nos textos acima responda às perguntas abaixo:

1-Quantas pessoas participam des­te episódio? (3)  Quantas são nome­adas e quais os seus nomes? (Moisés+Séfora+"o filho")

2-Quando e em que lugar aconteceu o episódio? (Quando Moisés ia voltando para o Egito; o lugar foi uma pousada)

3-Quem foi ao encontro de quem? (o Senhor)

4-Quem queria "matar" quem? (o Senhor queria matar Moisés)

5-Quem é Séfora? (a mulher de Moisés)

6-O que Séfora pegou? (ela pegou uma faca de pedra)

7-O que Séfora cortou? (cortou o prepúcio - a ponta da pele que cobre o pênis - do filho)

8-E o que ela fez em seguida? (tocou, encostou, nas virilhas - entre as pernas - de Moisés)


BÍBLIA SAGRADA – Nova Tradução na Linguagem de Hoje – Sociedade Bíblica do Brasil - 2008
Durante a viagem para o Egito, num lugar onde Moisés e a sua família estavam passando a noite, o SENHOR se encontrou com Moisés e procurou matá-lo. / Aí Zípora, a sua mulher, pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio do seu filho e com ele tocou o pé de Moisés. E disse: - Você é um marido de sangue para mim”. / Ela disse isso por causa da circuncisão. E assim o SENHOR deixou Moisés viver.

Com base nos textos acima responda às perguntas abaixo:

1-Quantas pessoas participam des­te episódio? Quantas são nome­adas e quais os seus nomes?
2-Quando e em que lugar aconteceu o episódio?
3-Quem foi ao encontro de quem?
4-Quem queria "matar" quem? 
5-Quem é Séfora?
6-O que Séfora pegou?
7-O que Séfora cortou?
8-E o que ela fez em seguida? ==> tocou o pé de Moisés


A BÍBLIA EM BYTES – Edição Shammah (evangélica) – 1999
E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e o quis matar. / Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário. / E desviou-se dele. Então ela disse: Es­poso sanguinário, por causa da circuncisão.

Com base nos textos acima responda às perguntas abaixo:
1-Quantas pessoas participam des­te episódio? Quantas são nome­adas e quais os seus nomes?
2-Quando e em que lugar aconteceu o episódio?
3-Quem foi ao encontro de quem?
4-Quem queria "matar" quem? 
5-Quem é Séfora?
6-O que Séfora pegou?
7-O que Séfora cortou?
8-E o que ela fez em seguida? ==> lançou-o a seus pés (de Moisés)


A BÍBLIA DE JERUSALÉM – Edições PAULINAS – 1981
Aconteceu que no caminho, numa hospedaria, Iahweh veio ao seu encon­tro, e procurava fazê-lo morrer. / Séfora tomou uma pedra aguda, cortou o prepúcio do seu filho, feriu-lhe os pés, e disse: "Tu és para mim um esposo de sangue." / Então, ele o deixou. Pois ela havia dito "esposo de sangue", por causa da circuncisão.

Com base nos textos acima responda às perguntas abaixo:
1-Quantas pessoas participam des­te episódio? Quantas são nome­adas e quais os seus nomes?
2-Quando e em que lugar aconteceu o episódio?
3-Quem foi ao encontro de quem?
4-Quem queria "matar" quem? 
5-Quem é Séfora?
6-O que Séfora pegou?
7-O que Séfora cortou?
8-E o que ela fez em seguida? ==> feriu-lhe o pés  (de Moisés)


BÍBLIA SAGRADA ED. PASTORAL – Sociedade Bíblica Católica Internacional & PAULUS – 1990
Durante a viagem, numa hospedaria, Javé foi ao encontro de Moisés e procurava matá-lo. / Séfora pegou uma pedra aguda, cortou o prepúcio de seu filho, com ele tocou os órgãos sexuais de Moisés, e disse: "Você é para mim um esposo de sangue", / E Javé o deixou quando ela disse: "esposo de sangue" / por causa da circuncisão.

Com base nos textos acima responda às perguntas abaixo:
1-Quantas pessoas participam des­te episódio? Quantas são nome­adas e quais os seus nomes?
2-Quando e em que lugar aconteceu o episódio?
3-Quem foi ao encontro de quem?
4-Quem queria "matar" quem? 
5-Quem é Séfora?
6-O que Séfora pegou?
7-O que Séfora cortou?
8-E o que ela fez em seguida? ==> tocou os órgãos sexuais de Moisés


BÍBLIA SAGRADA – Encyclopaedia Britannica Publishers Inc. – 1986
Quando Moisés ia no caminho, o Senhor se lhe fez encontradiço numa estalagem, e queria matá-lo. / Mas Séfora, tomando sem demora uma pedra muito aguda, circundou com ela o prepúcio de seu filho; e to­cando os pés de Moisés, disse: Tu és para mim um esposo de sangue. / Então deixou o Senhor a Moisés depois de Séfora lhe ter dito por causa da circuncisão: Tu és para mim um esposo de sangue.

Com base nos textos acima responda às perguntas abaixo:
1-Quantas pessoas participam des­te episódio? Quantas são nome­adas e quais os seus nomes?
2-Quando e em que lugar aconteceu o episódio?
3-Quem foi ao encontro de quem?
4-Quem queria "matar" quem? 
5-Quem é Séfora?
6-O que Séfora pegou?
7-O que Séfora cortou?
8-E o que ela fez em seguida? ==> tocou os pés de Moisés


A BÍBLIA DO PÃO – Editora VOZES e SANTUÁRIO - 1993
Durante a viagem, num lugar de pousada / o Senhor encontrou-se com Moisés e queria matá-lo. / Séfora, então, pegando uma faca de pedra, cortou o prepúcio do filho, tocou-o nas virilhas de Moisés, e disse: "Tu és para mim um marido de sangue" /  E o Senhor deixou-o em paz. Ela tinha dito / então, "marido de sangue" por causa da circuncisão.

Com base nos textos acima responda às perguntas abaixo:
1-Quantas pessoas participam des­te episódio? Quantas são nome­adas e quais os seus nomes?
2-Quando e em que lugar aconteceu o episódio?
3-Quem foi ao encontro de quem?
4-Quem queria "matar" quem? 
5-Quem é Séfora?
6-O que Séfora pegou?
7-O que Séfora cortou?
8-E o que ela fez em seguida?


🔪  Enfim, todas as traduções concordam em dizer que foi o PREPÚCIO do filho que foi cortado.

- E aí, como está esse texto de Ex 4,24-26 na Bíblia que você tem em sua casa; ou que é lido na sua igreja?

Digamos agora que é muitíssimo importante a gente saber o que foi que Séfora (ou Zípora) fez depois que cortou o prepúcio do seu filho.  

Em 7 bíblias traduzidas para o Português, tivemos 7 respostas diferentes:

(1) tocou-o nas virilhas de Moisés
(2) to­cando os pés de Moisés
(3) tocou os órgãos sexuais de Moisés
(4) feriu-lhe os pés (de Moisés?)
(5) lançou-o a seus pés (de Moisés)
(6) tocou-o nas virilhas de Moisés
(7) tocou o pé de Moisés

(37) Prof. Carlos: 

Se você hoje for fazer uma encenação para um filme, um seriado ou uma novela... qual texto você escolheria para gravar?
((Infelizmente, o mesmo acontece com muitos filmes representando a vida de Jesus: não conseguem dizer o que realmente aconteceu. E se você só assistiu o filme, tudo o que você viu é "verdade" para você. Sem contar o que se acrescenta ou deixa fora!))


Clique aqui e acesse o pdf A EVOLUÇÃO A ESCRITA


(38) Prof. Carlos: 


(39) Prof. Carlos: 



(40) Prof. Carlos: 


👆 Texto da introdução ao livro do ECLESIÁSTICO.
(41) Prof. Carlos: 

(42) Prof. Carlos: 

(43) Prof. Carlos: 
SOCO   farinha
- "E dou um SOCO na farinha?" ou
- "Eu SOCO a farinha?"
No antigo Português usávamos acentos pra não deixar dúvida: "eu dou um SÔCO na farinha" ou  "eu SÓCO a farinha". Duas ações diferentes: sôco (bater ou dar murro) e sóco (é apertar) a farinha.
  
Enfim, o MASSORETAS fizeram o trabalho pesado, difícil e demorado de colocar sinais que indicam as vogais que completam cada palavra.  Depois disso, traduzir do hebraico ficou mais "fácil"; ou a tradução pode ser a mais provável ou mais certa.



(44) Prof. Carlos: 
(45) Prof. Carlos: 

(Josué 8,24-26):
24 Assim, Israel exterminou no campo todos os habitantes de Hai que os tinham perseguido quando fugiram ao deserto. Todos, até ao último, foram passados ao fio da espada. Então todo o Israel voltou a Hai e passou a cidade ao fio da espada. 25 O número dos que caíram naquele dia, entre homens e mulheres, foi de doze mil: toda a população de Hai. 26 Josué não retirou a mão com que estendera a lança, até que todos os habitantes de Hai fossem exterminados.

(46) Prof. Carlos: 

(Cartas de Cristo, Carta 6, pág 23): 
Você pode perceber na história dos Judeus o desenfreado IMPULSO DO EGO, no qual inclusive “Deus” é “usado” para isentá-los de toda a responsabilidade? No momento de exaltação do próprio poder, tornou-se permissível e justo ignorar os Dez Mandamentos e realizar um extermínio em massa. Eles acreditavam não estar cometendo nenhum pecado, pois o massacre tinha sido ordenado por “Deus”. Que “Deus”! Você pode perceber por que era necessário que eu nascesse na Palestina e vivesse entre os Judeus, em um esforço para ajudá-los a ver que suas crenças e práticas tradicionais eram totalmente contrárias à Natureza da CONSCIÊNCIA DIVINA, que verdadeiramente havia dado a eles o ser? 
  (47) Prof. Carlos: 



(48) Prof. Carlos: 

(49) Prof. Carlos: 

Clique aqui e acesse o pdf A EVOLUÇÃO A ESCRITA


(50) Prof. Carlos: 

Bíblia Sagrada-1Reis 5,9-14: 
 9 Deus deu sabedoria e prudência extraordinárias a Salomão. Seu coração era magnânimo como a areia das praias do mar. 10 A sabedoria de Salomão superava a de todos os orientais e egípcios. 11 Era mais sábio que todos os homens, mais sábio que Etã, o ezraíta, Hemã, Calcol e Dorda, filhos de Maol, e era famoso em todas as terras circunvizinhas. 12 Salomão pronunciou três mil provérbios, e seus cânticos foram cinco mil. 13 Falou sobre as árvores, desde o cedro do Líbano até o hissopo que cresce na parede. Falou dos quadrúpedes, das aves, dos bichinhos do chão e dos peixes. 14 De todos os povos vinha gente para ouvir a sabedoria de Salomão, súditos de todos os reis da terra que tinham ouvido falar de sua sabedoria.

    A escrita cuneiforme foi uma forma de se expressar muito difícil de ser decifrada, pois possuía mais de 2000 sinais e seu uso era de uma dificuldade enorme. O seu principal uso foi na contabilidade e na administração, pois facilitavam no registro de bens, marcas de propriedade, cálculos e transações comerciais.
   Com o passar do tempo à escrita cuneiforme foi se popularizando e acabou sendo adotada por outros povos, sendo assim houve uma época em que todos os estados da Mesopotâmia utilizavam este tipo de escrita para se comunicar, trabalhar e até mesmo gravar seus pensamentos.
   No decorrer do tempo, para que houvesse maior compreensão da escrita, ela sofreu transformações importantes, a escrita cuneiforme assíria se transformou e se tornou diferente da escrita dos babilônicos.

(Fonte: https://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/escrita-cuneiforme/ )
(51) Prof. Carlos: 



O sumo sacerdote Helcias disse ao secretário Safã: “Achei o livro da Lei na Casa do Senhor!” Helcias deu o livro a Safã, que também o leu. 
 (2º Livro dos Reis: 22,8)
 
(52) Prof. Carlos: 



Jeremias 36,1-5.21-23: 1
 No quarto ano de Joaquim, filho de Josias como rei de Judá, veio a Jeremias esta palavra da parte do SENHOR: 2 “Compra um rolo de papiro e escreve nele tudo o que eu te disse contra Israel, contraJudá e contra todas as nações, desde o dia em que comecei a falar-te, do tempo de Josias até hoje. 3 Quem sabe, assim, a casa de Judá tome conhecimento de toda a desgraça que estou planejando contra ela, a ver se cada um volta atrás do seu mau caminho e eu lhe possa perdoar sua falta, seu pecado”.4 Jeremias chamou então Baruc, filho de Nerias, que escreveu num rolo de papiro, conforme Jeremias ia ditando, tudo o que o SENHOR lhe tinha dito. 5 Em seguida Jeremias disse a Baruc: “Estou preso e não posso ir ao templo do SENHOR. 6 Vai, então, e lê deste rolo as palavras do SENHOR que eu ditei e tu escreveste. /.../ 21 O rei mandou, então, que Judi fosse buscar o escrito. Ele o trouxe da sala do escrivão Elisama e passou a ler para que o ouvissem o rei e os chefes todos que estavam à sua volta. 22 O rei estava sentado na ala de inverno do palácio, era o nono mês do ano, e um braseiro estava aceso diante dele. 23 À medida que Judi lia três ou quatro colunas, o rei cortava o pedaço com a faca do escrivão e atirava ao fogo do braseiro, até queimar todo o rolo no fogo do braseiro.


(53) Prof. Carlos: 

(54) Prof. Carlos: 

(55) Prof. Carlos: 

(56) Prof. Carlos: 

(57) Prof. Carlos: 

(58) Prof. Carlos: 
Livro de Josué 1,1-9: 
1 Após a morte de Moisés, o servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Nun e ajudante de Moisés: 2 “Moisés, meu servo, morreu. Agora, levanta-te e atravessa o rio Jordão, tu e todo este povo, para a terra que vou dar aos filhos de Israel. 3 Eu vos dou todo lugar que a planta de vossos pés pisar, conforme prometi a Moisés. 4 O vosso território se estenderá do deserto e do Líbano até o grande rio, o Eufrates, por toda a terra dos heteus, até ao Grande Mar, a ocidente. 5 Ninguém te poderá resistir enquanto viveres. Assim como estive com Moisés, estarei contigo. Não te deixarei nem te abandonarei. 6 Sê forte e corajoso, pois farás este povo herdar a terra que jurei dar a seus pais. 7 Sim, sê forte e muito corajoso, e cuida de agir segundo toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que tenhas êxito por onde quer que andes. 8 Não cesses de falar deste livro da Lei. Medita nele dia e noite, para que procures agir de acordo com tudo o que nele está escrito. Assim farás prosperar teus caminhos e serás bem sucedido. 9 Não te ordenei que sejas forte e corajoso? Não tenhas medo, não te acovardes, pois o Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás”.

(59) Prof. Carlos: 

(60) Prof. Carlos: 

(61) Prof. Carlos:  Bíblia CNBB, AT; (21-2 Macabeus)_ 2Mc 7,1-41


1Macabeus 1, 54-57: 
54 No dia quinze do mês de Casleu, do ano cento e quarenta e cinco, Antíoco levantou sobre o altar dos holocaustos a abominação desoladora. Também pelas cidades de Judá ao derredor ergueram-se altares, 55 e queimavam incenso diante das portas das casas e nas ruas. 56 Os livros da Lei que fossem descobertos, eles os rasgavam e lançavam ao fogo. 57 Onde quer que fosse encontrado um livro da Aliança, numa casa, ou se alguém estivesse seguindo a Lei, o decreto do rei condenava-o à morte.
(62) Prof. Carlos: 
2Macabeus 2,13-15: 
13 Também nos documentos e memórias de Neemias eram narradas estas mesmas coisas. Além disso, informa-se que ele, fundando uma biblioteca, reuniu os livros referentes aos reis e aos profetas, os livros de Davi e as cartas dos reis sobre as oferendas. 14 Da mesma forma, também Judas recolheu tudo o que se perdera durante a guerra que nos sobreveio, e isso está em nossas mãos. 15 Se, pois, desejais ler esses escritos, 3enviai pessoas que possam levá-los até vós.
(63) Prof. Carlos: 
Atraídos pela descoberta inicial, pesquisadores vasculharam a área, localizada na região noroeste do Mar Morto, e – ao longo de nove anos, entre 1947 e 1956 – trouxeram à luz 930 manuscritos que estavam guardados em 11 cavernas de Qumran. Desse total, 210 reproduzem livros da Bíblia hebraica – que os cristãos chamam de Antigo Testamento -, principalmente os Salmos (36 cópias), o Deuteronômio (32) e o Gênesis (23).

(64) Prof. Carlos: 



(65) Música natalina: 
Isaías 7,14: 
 Pois bem, o próprio SENHOR vos dará um sinal. Eis que a jovem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel.
Mateus 1,23: 
 “Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus conosco”.
(66) Prof. Carlos: 



(67) Prof. Carlos: 
Lucas 4,14-20: 
14 Jesus voltou para a Galiléia, com a força do Espírito, e sua fama se espalhou por toda a região. 15 Ele ensinava nas sinagogas deles, e todos o elogiavam. 16 Foi então a Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, no dia de sábado, foi à sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. 17 Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, encontrou o lugar onde está escrito: 18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu, para anunciar a Boa-Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos 19 e proclamar um ano aceito da parte do Senhor”. 20 Depois, fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Os olhos de todos, na sinagoga, estavam fixos nele.
👆Texto da | Bíblia Sagrada Tradução da CNBB |
 
 Escute agora todo o episódio daquele dia no evangelho escrito por Lucas (Lc 4,14-30):👇
(68) Prof. Carlos: Bíblia CNBB, NT; (49-Evangelho-Lucas)_ Lc 4,14-44

Vamos entende melhor somente o versículo 17. Pesquisando em outras bíblias temos: 
 Lucas 4,17: 
 -------------- 
 [A ] Deram-lhe o livro do profeta Isaías. | Abrindo o livro, || encontrou o lugar onde está escrito: 

 [B ] E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; | e, quando abriu o livro, || achou o lugar em que estava escrito: 

 [C ] Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías | e, abrindo-o, || achou o lugar em que estava escrito: 

 [D ] Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. | Abriu-o e || encontrou o lugar onde está escrito: 

 [E ] Foi-lh dado o livro do profeta Isaías. | Desenrolando o livro, || escolheu a passagem onde está escrito: 

 [F ] καί αὐτός ἐπιδίδωμι βιβλίον προφήτης Ἡσαΐας | καί ἀναπτύσσω βιβλίον || εὑρίσκω τόπος οὗ ἦν γράφω
👆Este é o versículo 17, escrito em grego (a língua original do evangelho de Lucas: Lc 4,17).
------------
βιβλίον (bib-lee'-on) = livro; daí que BÍBLIA é o plural de "βιβλίον".

ἀναπτύσσω (an-ap-toos'-o) = DESENROLAR (os livros dos hebreus eram rolos fixados em [uma ou] duas varas lisas e guarnecidos com alças, de modo que eles podiam ser enrolados de desenrolados).

εὑρίσκω (hyoo-ris'-ko) = DESCOBRIR, encontrar por acaso, encontrar sem procura prévia.

------------

(69) Prof. Carlos: 

CARTAS DE CRISTO, Carta 2, pág.5:
Quando me senti suficientemente preparado para sair a ensinar e curar, para agradar a minha mãe concordei em ir num sábado na sinagoga de Nazaré e falar para a congregação. Como era o costume, levantei e me foi entregue o livro de Isaías para ler. Escolhi a passagem que profetizava a vinda do Messias que viria libertar o povo Judeu de todo tipo de escravidão.
Fonte: http://www.cartasdecristobrasil.com.br


(70) Prof. Carlos: 

CARTAS DE CRISTO, Carta 2, pág.5:
Enquanto restabelecia minhas forças, estudei as Escrituras cuidadosamente, para que pudesse encontrar-me com os Fariseus e Escribas de forma confiante. Também era absolutamente necessário que eu soubesse o que havia sido escrito a respeito do Messias porque estava convencido de que eu era “aquele” sobre quem os profetas haviam falado. Eu poderia verdadeiramente resgatar – salvar – as pessoas da doença, miséria e pobreza, restaurar-lhes a saúde e a prosperidade, ensinando a verdade a respeito do Reino dos Céus e a Realidade do “Pai”.


(71) Prof. Carlos: 

Lucas 4,28-29: 
 Ao ouvirem estas palavras, na sinagoga, todos ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no para o alto do morro sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de empurrá-lo para o precipício.



João 19,18-22: 18 Lá, eles o crucificaram com outros dois, um de cada lado, ficando Jesus no meio. 19 Pilatos tinha mandado escrever e afixar na cruz um letreiro; estava escrito assim: “Jesus de Nazaré, o Rei dos Judeus”. 20 Muitos judeus leram o letreiro, porque o lugar onde Jesus foi crucificado era perto da cidade; e estava escrito em hebraico, em latim e em grego. 21 Os sumos sacerdotes disseram então a Pilatos: “Não escrevas: ‘O Rei dos Judeus’, e sim: ‘Ele disse: Eu sou o Rei dos Judeus’”. 22 Pilatos respondeu: “O que escrevi, escrevi”.

INRI é a sigla que criamos para o que foi escrito em latim: Iesvs Nazarenvs Rex Iudaeorvm (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus).

(72) Prof. Carlos: 



(73) Prof. Carlos: 


Portanto, não é correto falar sobre o “Concílio de Jâmnia”, a descrição mais precisa seria uma escola rabínica.

(74) Prof. Carlos: 



(75) Prof. Carlos: 


Chegamos ao fim do MÊS DA BÍBLIA mas... Mas este "curso bíblico" não terminou. - Aprendeu alguma coisa? Gostou? Não leu nada? etc... E agora? Ainda faltou muita coisa para ser exposto para você. - Você quer que este "curso bíblico" continue? Saiba que você pode acessar e ler o 
 (1) "pdf_A EVOLUÇÃO DA ESCRITA e da BÍBLIA SAGRADA"; e também o 
 (2) pdf do "CURSO DA BÍBLIA" completo. 

Ambos podem ser acessados por este único link: ===>* https://bit.ly/3hfap9x *<==Clique aqui para você ler por seu celular ou computador. 
Ah!, compartilhe com quem você quiser. Obrigado. (30/09/2022 - Prof. Carlos)