Clique p/OUVIR 👉️🔉️
BASF: 50 ANOS DE MEMÓRIA BRASILEIRA
🎶
Mary had a little lamb, it spoke quite a slow, and everywhere that Mary went, the lamb would shoot and go. 🎶
Este é primeiro registro de som gravado de que se tem notícia.
🎶
Thomas Edison utilizando uma membrana transferiu as vibrações acústicas para uma lâmina de zinco, e pode ouvir sua voz na máquina falante.
Estava inventado o processo mecânico de gravação.
🎶
1900. O telégrafo um do físico dinamarquês, Waldemar Posen, transforma-se em sensação na Exposição Mundial de Paris. Utilizava um arame de aço como meio portador do som, obtendo seu registro magnético. Impressionado com o invento, o Imperador Francisco José I da Áustria grava algumas palavras no arame.
🎶
Trinta anos depois, o engenheiro alemão Fritz Fleumer patenteia um gravador que utilizava, em lugar do arame, uma fita de papel coberta com pó de aço.
🎶
Trabalhando em conjunto com a AEG Telefunken, a BASF desenvolve o invento de Fleumer e, em 1934, produz a primeira fita magnética de material sintético. Para comemorar o cinquentenário desse lançamento, a BASF apresenta... 50 Anos de Memória Brasileira.
🎶
As emissoras não paravam de tocar a marchinha História do Brasil, sucesso do Carnaval de 34.
🎶
Em julho desse ano, Getúlio Vargas era eleito pela via indireta Presidente da República. 🎶 Prometo manter e cumprir com lealdade a Constituição Federal, promover o bem geral do Brasil, observar as suas leis, sustentar-lhe a união, a integridade e a independência.
Em 1935, o rádio estava se transformando num importante veículo, capaz de vender produtos e modificar opiniões. Orlando Silva grava sua primeira música, Chope da Brama.
🎶 Chope da Brama é o primeiro, Chope da Brama é o primeiro cigarrafo de Brasil. Quem no contrário proclama, diz uma coisa indefinida.
🎶
E no ano seguinte, vai ao ar a Rádio Nacional. 🎶Alô Brasil, esta é a PR8 Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
🎶
Corre o ano de 1937, o Jornal à Noite promove um concurso para saber quem seria o presidente eleito no ano seguinte. Carmen Miranda defende uma das músicas.
🎶Minha terra tem um homem, ninguém sabe quem será. Minha terra tem boleiras, onde canto sabia.🎶
Mas a vencedora foi a menina presidência, que antecipou o desfecho da campanha eleitoral.
🎶O homem quem será, será seu manduco, será seu papá. Esse é o sonho, o coração balança, porque na hora cá quem vai ficar é seu gedê.🎶
Dito e feito, não houve eleições. A 10 de novembro, Getúlio Vargas anuncia o Estado Novo. 🎶 Quando as competições políticas ameaçam degenerarem em guerra civil, é final de que o regime constitucional perdeu o seu valor prático, subsistindo apenas no abstração.🎶
Nesse mesmo ano, Humberto Mauro filma o descobrimento do Brasil com trilha sonora de Vila Lobos. 🎶Em colaboração com Mauro, nós imaginamos um filme, e esse filme foi feito. Porém eu imaginei outra coisa, eu imaginei uma suíte histórica, musical.
🎶
A música popular dava seu recado nacionalista, louvava o regime e a figura do ditador.
🎶Brasil, Mauritão querido, investado pelo mundo novo. Provença o seu futuro, porque pretendia dominar o seu povo. Surgiu Getúlio Vargas, o grande chefe brasileiro. 🎶
Em 39, Getúlio faz seu tradicional discurso de 1º de maio. Trabalhadores do Brasil, aqui estou, como de outras vezes, para compartilhar das vossas comemorações e testemunhar o apreço que tem o homem de trabalho como colaborador direto da obra de reconstrução política e econômica da pátria.
🎶
A máquina de propaganda do Estado Novo promovia a exaltação do trabalho. O Bonde São Januário é uma composição bem típica desse período. 🎶 Quem trabalha é que tem razão, eu digo e não tenho medo de errar. O Bonde São Januário, é o amado operário, sou eu que vou trabalhar. 🎶
Em 41, a música Juju e Balangandans é sucesso nas comemorações do aniversário do Estado Novo. 🎶Juju, Juju, que é meu Balangandans, aqui estou eu, aí estás tu, minha Juju, meu Balangandans. 🎶
Nesse mesmo ano vai ao ar a primeira radionovela brasileira. 🎶Senhoras e senhoritas, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro apresenta: 🎶 Em busca da felicidade, emocionante novela de Leandro Blanco. 🎶
Enquanto a Europa estava em guerra, no Brasil reinava a tranquilidade imposta pelo Estado Novo.
🎶
Com o meu amor o Estado Novo veio para nos orientar. No Brasil não falta nada, mas precisa trabalhar. Tem café, petróleo e ouro e ninguém pode duvidar.
🎶
Mas a paz durou pouco, em 42 o país também entrava na guerra. Dois anos mais tarde na Itália, os pracinhas aproveitam o intervalo entre os combates de um jeito bem brasileiro.🎶
De repente, no dia 7 de maio de 1945. 🎶
Amigo ouvinte aqui fala o repórter Esso, o testemunho ocular da história. 🎶Terminou a guerra, terminou a guerra, terminou a guerra.
🎶
Com o fim do conflito acelera-se o processo de redemocratização do Brasil. Fundam-se os partidos e as eleições são marcadas.
🎶
A dupla Caipira, Alvarenga e Ranchinho não arrisca um palpite dessa vez. 🎶
Em outubro o Getúlio é deposto e a música popular dá a sua versão do fato.
🎶
Fique triste, o palacete nunca atende, me consta que foi desculpado. O vizinho do lado estava informado que o seu vizinho já pensava em se mudar. Esse inquilino apesar dos desenganos morou nesse palacete 15 anos.
🎶
Nas eleições de dezembro sai vencedor o general Dutra, candidato do PSD.
🎶PSD é a voz do Brasil unido, PSD nunca foi nem será vencido.🎶
Três meses depois da posse Dutra proíbe o jogo e manda fechar os cassinos.
🎶
Em setembro de 46 é promulgada a nova constituição brasileira que consolida a democracia no país.
🎶
O rádio torna-se o grande veículo de propaganda, é a era dos jingles.
🎶
🎶
🎶
Parodiando os jingles e satirizando os políticos, Alvarenga e Ranchinho estreiam na rádio nacional.
🎶
Prêmio sargado quando abre a voz, faz mal ao fígado de todos nós. Na sua casa tem tregalhista, não vou lá. Na sua casa tem comunista, não vou lá. Peço licença pra mandar, ferindo o milho em meu lugar. Ademar, ademar, é melhor e não faz mar.
Enquanto isso o general Dutra afirma sua posição em defesa do regime constitucional.
🎶 Tenho entendido o exercício do mandato que me foi confiado pelo povo brasileiro, como dedicado inteiramente a defesa dos interesses coletivos do regime constitucional e da segurança do Brasil. 🎶
16 de julho de 50, no Maracanã lotado, um gol que ninguém esperava: ...gooool! 🎶 Gol de Ziza, gol de Ziza para os Uruguaios. 2 para os Uruguaios, 1 para os brasileiros. E o Brasil perde a Copa do Mundo para os Uruguaios.
Mas a vida continua. No cenário político, campanha presidencial. No rádio, sátiras aos candidatos Eduardo Gomes, Cristiano Machado e Getúlio Vargas.
🎶 O que é que o Eduardo tem? Tem. O que é que o Eduardo tem? Tem. Tem voto, os granfinos têm? Tem. Tem charme, jornalismo? Tem. 🎶 Sou, mais uma vez, muito grato à confiança que em mim deposita a União Democrática Nacional. E o que é que o Machado tem? Tem. E o que é que o Machado tem? Tem. Valor e cultura? Tem. Passado de lutas? Tem. O Conselho Nacional do PSD acaba de adotar oficialmente o nome do obscuro companheiro que vos fala. O que é que o baixinho tem? Tem. O que é que o baixinho tem? Tem. Conversa de trato? Tem. Promessa que é mata? Tem.
Vargas é o grande vencedor dessas eleições. Em janeiro de 51, toma posse. 🎶 A atitude firme de Vossa Excelência que assegurou a transmissão pacífica do governo.
🎶
No começo dos anos 50, todo o Brasil parava às nove da noite. Era hora de ligar o rádio.
🎶
E com vocês mais um capítulo de O Direito de Nascer. 🎶Esta história de amor e sofrimento ficou interrompida quando lá pelo ano de 1905, Jorge Luiz Belmonte fazia sua primeira visita à Maria Helena. D. Rafael e D. Conceição ficaram encantados com a presença de Jorge Luiz em sua casa, pois viam nesse distinto moço a possibilidade de um futuro romance para sua filha. Por isso, eles se afastaram discretamente, a fim de que Maria Helena e Jorge Luiz pudessem falar sem nenhum constrangimento. E no fundo do salão, recostados num imponente piano em cauda, os dois conversavam. 🎶Sim, Jorge Luiz, eu me recordei de uma criança que... Bem, depois eu lhe explicarei esse caso, se você estiver disposto a me ouvir. Eu estou sempre disposto a ouvir você, Maria Helena.
1954. O país atravessa uma crise que leva Getúlio ao suicídio em 24 de agosto.
Sua carta a testamento inspira esta música.
🎶
Ele disse muito bem, o povo de quem buscava não terá mais escravo de ninguém. 🎶
1955 é ano de eleição. Astros, a música popular, gravam para o candidato Adhemar de Barros.
🎶
Adhemar de Barros é um dos maiores cantores brasileiros. Quem não conhece, quem não ouviu falar, na famosa caixinha do Adhemar.
🎶
Mas o mineiro Juscelino Kubitschek é quem será eleito. 🎵 🎵O JK, aceite a minha homenagem🎵 🎵O Mineiro de Voragem, eu tenho que elogiar🎵 🎵O JK, aceite a minha homenagem🎵 🎵O Mineiro de Voragem, eu tenho que elogiar🎵 No Brasil desde o seu descobrimento, desde o ano de mil e quinhentos, desde vinte e quatro...
JK imprime um novo ritmo ao desenvolvimento do país. Em cinquenta e oito, a seleção brasileira traz a Copa do Mundo dos Campos da Suécia. 🎶
Fala longa para a área brasileira. Fica na esquerda agora com Orlando. Orlando para Pelé. Pelé domina no peito, de calcanhar para Zagallo. Zagallo prepara, se tem Pelé. Levantou, Pelé entrou de cabeça para o ar, recuidou! Goool! Pelé! Com uma cabeça extraordinária, marca o quinto gol do Brasil. Brasil, campeão mundial de futebol. 🎶A taça do mundo é nossa, com o brasileiro, não há quem possa. É pão no samba, é pão no coro.
Nesse ano surge uma batida diferente na música. Nasce a bossa nova.
🎶Se você disser que eu desafio o amor, saiba que isto em mim provoque imensa dor. Só privilegiados têm ouvido igual ao seu. Eu possuo apenas o que Deus me deu. Se você insiste em classificar meu comportamento de antimosical, eu mesmo mentindo devo argumentar que isto é bossa nova, que isto é muito natural.🎶
Para satirizar o JK, Juca Chaves compõe sua versão da bossa nova. 🎶Bossa nova mesmo é ser presidente desta terra descoberta por Cabral. Para tanto basta ser tão simplesmente simpático, risonho, original. Depois, desfrutar da maravilha de ser o presidente do Brasil. Voar da velha cape pra Brasília, ver a A lvorada e voar de volta ao Rio. Voar, voar...
BASF: 50 ANOS DE MEMÓRIA BRASILEIRA (Parte 2)
🎶
1960 é o ano da inauguração de Brasília. A data de hoje tornou-se duplamente histórica para o Brasil, porque a gloriosa evocação do passado junta-se agora à epopeia da construção desta nova capital que acabamos de inaugurar.
1960 marca também as últimas eleições diretas para presidente da República. Concorriam Adhemar de Barros, Jânio Quadros e o Marechal Lott.
🎶
Hip, hip, hurra! Hip, hip, hurra! Hip, hip, hurra! Vamos todos saudar Adhemar! Hip, hip, hurra! Que o nosso país vai governar! Hip, hip, hurra!
🎶
...varre, varre, varre, varre vassourinha; varre, varre, varre a bandalheira; que o povo já tá cansado de sofrer dessa maneira Jânio Quadros; o povo sabe, sabe, sabe, sabe, não se enganha; essa vassoura de piaçava americana; o povo sabe, sabe, sabe, sabe, não se enganha; essa vassoura de piaçava americana; mas a espada do nosso marechal, é fabricada com aço nacional. 🎶
Jânio Quadros, eleito com quase 6 milhões de votos, toma posse a 15 de março de 61.
🎶🎶 ...Eis-me hoje aqui, elevado ao posto mais alto da nossa hierarquia política
🎶
Jânio Quadros, tu és um soldado. Seu ... é fazer do Brasil. O Brasil foi por ti libertado Reação nacional, valentia. Jâni Quadros... 🎶
Após seis meses de governo, o país é surpreendido pela sua renúncia: Cabe a esta presidência Dar ciência ao congresso nacional e à nação Do ato de renúncia praticado no dia de hoje Pelo presidente Jânio Quadros ao mandato de presidente da república.
🎶 Já se foi a vassoura.... 🎶
O vice João Goulart toma posse com poderes limitados pelo parlamentarismo. O Regime que será derrotado no plebiscito de 63
🎶
Ao lado dos trabalhadores, dos estudantes, dos homens de empresa, dos funcionários; Dos profissionais liberais, dos homens do campo, das donas de casa; Também estarão nas urnas dia 6 de janeiro os grandes artistas do rádio e da televisão; Aqui está uma das mais queridas cantoras do Brasil Elisete Cardoso, a divina, canta Elisete!
🎶 Meu povo está na hora de acabar a confusão Toda nação vai responder que não O ato adicional está indo mal Todo meu povo com razão vai responder que não Não e não 🎶
Cresce a mobilização política. Na UNE, forma-se o Centro Popular de Cultura que produz peças e shows musicais.
🎶 E a ser Ai meu Deus que sonho lindo O país evoluindo E a ser Tão bom Criancinho resolvendo O país desenvolvendo E a ser Tão bom.
🎶
Em fevereiro de 64, Jango anuncia as reformas de base 🎶 Eu estaria faltando um dever de consciência Se não dissesse Esse esforço extraordinário que realizamos Ao lado do sofrimento também extraordinário que passa o povo brasileiro Jamais atingirá os seus grandes objetivos Sem que se realizem no Brasil As reformas de base reclamadas por toda a nação.
🎶
A primeiro de abril, o rádio comunica: 🎶 Atenção Brasil Atenção Brasil Atenção Minas Gerais: As tropas do segundo exército Sob o comando do general Kruell, Já sitiaram o estado da Guanabara.
No sul, a rádio Farroupilha de Porto Alegre Tenta organizar uma reação ao movimento militar. E atenção, povo que se encontra no largo fronteiro A prefeitura municipal. Continuem na expectativa Pois dentro de poucos instantes Leoonel Brisola, João Goulart, Esteremo Fezzi Estarão dando ordens para o povo do Rio Grande do Sul.
Enquanto isso, Auro Moura Andrade anunciava no congresso: Comunico ao congresso nacional E o senhor João Goulart Deixou Por força Dos notórios acontecimentos De que a nação É conhecedora O governo da república
A 15 de abril, o general Castelo Branco Toma posse.
🎶
Uma onda de cassações varre o país A 3 de junho, o senador Juscelino Kubitschek Faz seu ultimo discurso. Se o ato de violência Vier a consumar-se Não me veja eu privado do dever De denunciar o atentado Que na minha pessoa Vão sofrer as instituições livres
🎶
Como pode um peixe vivo Viver fora d'água fria Como pode um peixe vivo Viver fora d'água fria Como poderei viver Como poderei Viver Sem a tua
🎶
1965 Elis Regina estoura nas paradas de sucesso E lota auditórios com o programa O fino da bossa
🎶 🎶
Em outro teatro, a plateia explode E delira ao ritmo da Jovem Guarda. 🎶 O primeiro foi Susi, quando eu tinha lambreta Depois comprei um carro, parei na contramão Tudo isso sem contar o tremendo tapa que eu levei com a história do Splish Splash, mas essa história também é interessante. Mandei meu Cadillac pro mecânico outro dia, pois há muito tempo um conserto ele pedia, e como vou viver sem um carango pra correr? Meu Cadillac, bi-bi, quero consertar meu Cadillac, bi-bi, bi-bi, bi-bi, bi-bi.
🎶
Caetano Veloso canta Alegria, Alegria num festival e inicia uma revolução, o Tropicalismo. 🎶 Caminhando contra o vento, sem eixo, sem documento, no sol de quase dezembro, eu vou. O sol se reparte em pinhas, espaçonaves, guerrilhas, em cardinales bonitas, eu vou. Em caras de presidentes, em grandes beijos de amor... 🎶
1968, greves e passeatas agitam o país. Vladimir Palmeira discursa após a morte de um estudante. A gente precisa ficar sabendo de uma vez por todas que eles sempre vão apelar pra violência, e ai de nós se nós não nos prepararmos pra essa violência. Vamos de novo!
No festival internacional da canção, Geraldo Vandré agita a plateia com uma música que se tornaria um símbolo. 🎶 Caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais, braços dados ou não. Nas escolas, nas ruas, campos, construções, caminhando e cantando e seguindo a canção. Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe, faz a hora, não espera acontecer.
🎶
A 13 de dezembro, o governo reage a toda essa agitação, baixando o AI-5. Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, após ter ouvido os membros do Conselho de Segurança Nacional, resolveu baixar um ato institucional que tem como finalidade fundamental preservar a Revolução de Março de 1964.
Com o endurecimento do regime, políticos e artistas partem para o exílio. 🎶 Eu quero ir, minha gente. Eu não sou daqui. Eu não tenho nada. Quero ver Irene rir. Quero ver Irene dar sua risada. Eu quero ir, minha gente. Eu não sou daqui. Eu não tenho nada. Quero ver Irene... 🎶
1970. Apesar do clima de euforia do milagre brasileiro, o próprio Presidente Médici reconhece:
Chegamos à urgente conclusão de que a economia pode ir bem, mas a maioria do povo ainda vai mal. Nesse período, compositores tentam exprimir seu protesto e são censurados.
🎶 Hoje você é quem manda, falou, tá falado, não tem discussão, não. A minha gente hoje anda falando de lado e olhando pro chão, viu? Você que inventou esse Estado...
🎶
1970 é também o ano da Conquista do Tri, que todo o Brasil comemora com um carnaval temporão. Atenção desse Jair, bateu a paquete, rolou pra Pelé. Atenção, Pelé pra Carlos Alberto...
goooooool!
🎶
Em 78, os compositores ainda são obrigados a usar metáforas para driblar a censura. 🎶 Pai, afasta de mim esse cálice. Pai, afasta de mim esse cálice. Pai, afasta de mim esse cálice de vinho tinto de sangue. 🎶
Mas o país começa a viver o processo de abertura política iniciado pelo Presidente Geisel. 🎶 Como beber dessa bebida amarga, tragar a dor, engolir a labuta. Mesmo calada a boca, resta o peito. Silêncio na cidade não se escuta.
Seu sucessor, o General Figueiredo, reafirma os propósitos de levar adiante a abertura política. O senhor reafirma aqui nesse instante os seus propósitos de reabertura democrática para o país? Ou você tá pensando que eu sou mentiroso? Não, não estou dizendo isso. Há quatro meses que eu só digo isso e na hora que eu sou eleito você vem me perguntar se é verdade? Imagina a ideia que o povo faria se eu dissesse, não, vou pensar melhor. Absolutamente. É pra abrir mesmo. É pra abrir mesmo e quem quiser que não abra eu prendo, arrebento. Não tem a dúvida.
🎶
Meu Brasil que sonha com a volta do irmão do Henfil. Com tanta gente que partiu num rabo de foguete. 🎶
A sociedade mobiliza-se em torno da campanha pela anistia que será decretada em agosto de 79.
🎶
Choram Marias e Clarices no solo do Brasil. 🎶
Os trabalhadores e os sindicatos se rearticulam. Luiz Inácio da Silva, o Lula, é um dos representantes desse movimento. A primeira classe trabalhadora quer garantir efetivamente o aumento de salário. A segunda classe trabalhadora quer e precisa garantir a liberdade e a autonomia sindical. Com isso, automaticamente o direito de greve. A classe trabalhadora quer a estabilidade do emprego. São coisas que a classe trabalhadora vem brigando e que isso no mínimo tem que ser colocado na mesa para se negociar.
Em junho de 1980, o Papa João Paulo II chega ao Brasil para uma visita de 12 dias. A violência destrói o que pretende criar. Seja quando procura manter os privilégios de alguns. Seja quando tenta impor as transformações necessárias.
Em 1982, ocorrem eleições para governador, deputado e vereador. Rita Lee dá a sua versão bem-humorada. 🎶 Vou ser presidente do seu corpo. Governar, anarquizar. Minha plataforma é o prazer total. Isso é melhor e não faz mal, já disseram. Faço comício no hospício. Jogo petróleo por qualquer orifício. 🎶
Teotônio Vilela destaca-se na campanha por Assembleia Constituinte e eleições diretas. 🎶
Quem é esse viajante? Quem é esse ministério? Que espalha esperança e transforma sal em mel. Em primeiro lugar, eu pregava a volta à democracia. A volta à democracia exigia então uma Constituinte. E foi o tema de uma pregação permanente minha durante 4 ou 5 anos. 🎶 Quem é esse que penetra no fundo do Pantanal? Como quem vai manhãzinha buscar fruta no quintal?
Em 1984, o país assiste a maior mobilização cívica de sua história. Milhões de brasileiros vão às praças exigir eleições diretas. A 10 de abril, no Rio de Janeiro, o jurista Sobral Pinto discursa. 🎶 Nós queremos que se restaure no Brasil o prefeito Dantico I em parágrafo I da Constituição Federal. Todo o poder emana do povo.
A 25 de abril, a emenda Dante de Oliveira, que reestabeleceria eleições diretas para presidente da República, é derrotada no Congresso Nacional. 🎶 Os votos favoráveis, embora majoritários não alcançaram o quoro constitucional necessário à aprovação da matéria, a proposta foi rejeitada pela Câmara. Veja assim, que seja ilimitada, ao esgotar do tempo regimental para a duração, está encerrada a sessão.
🎶
Em agosto, o PMDB e o PDS realizam suas convenções e lançam Tancredo Neves e Paulo Salim Maluf, candidatos ao Colégio Eleitoral.
🎶
Este registro sonoro só foi possível graças à utilização da fita magnética em vento lançado pela BASF há 50 anos.
🎶 Esta gravação é uma homenagem da BASF à memória brasileira. 🎶
Fim
(Transcrito por TurboScribe.ai.)
.