Clique p/OUVIR 👉️🔉️
QUE PIOLHO CHATO!
Um bichinho nojento, persistente e fértil começa a frequentar nessa época do ano a cabecinha das nossas crianças. Como combatê-lo? Nós vamos recorrer às lentes do cinema para ver esse bichinho de perto. Só de ver já dá vontade de coçar.
Piolho é um bicho preto. É um inseto parasita, que vive na nossa cabeça, que chupa o sangue da gente. Esse inseto ataca principalmente crianças em 3 e 10 anos.
Estamos sempre em época de piolho, nas escolas atualmente. Um bichinho nojento e muito antigo. Desde o Cristo já existia essa manifestação.
Restos dele foram encontrados em pentes de madeira do século I antes de Cristo, que por sinal era cabeludo. Minha mãe me olhou na cabeça, com shampoo, depois passou o pente fino. Se ninguém se atreve a afirmar que um piolho possa ter passeado em cabeças sagradas, já não se pode dizer o mesmo dos faraós.
Os arqueólogos descobriram piolhos em múmias de até 4 mil anos. Do piolho ele não escolhe cabeça. Seja rico, seja pobre, seja menino, seja menina, seja branco, seja preto, não importa.
Ele quer se alimentar e se reproduzir. Ele deposita seus ovinhos, conhecidos como lêndeas, na base dos fios de cabelo de suas vítimas. Pior ainda, se reproduz depressa.
Bota cerca de 10 ovos por dia e prefere o calor e a umidade. Aí se multiplica mais rápido ainda. O piolho ele adora a umidade.
Eu lavo meu cabelo todo dia, prendo. Crianças que têm os cabelos lavados e que vão de rabo de cavalo à escola, na tentativa de não pegar a doença, elas acabam até ficando pior. Eu estava pensando na minha cabeça na sala, um amigo meu viu um piolho na minha cabeça.
Tinha um garoto, era nosso vizinho, ele passou pra mim, ele tinha muito piolho, ele pegava muito na escola dele. O piolho anda rapidinho e pode passar de uma cabeça para a outra várias vezes por dia. Quando acontece na escola, todos os pais devem ser avisados.
Solicitando que verifiquem a cabeça do filho para ver se há ou não piolho e já pedindo que não traga a criança enquanto ela não estiver livre do piolho. Aí coça pra caramba e aleluia, a gente não pode vir pro colégio. E se o seu filho chegar em casa coçando a cabeça, não se envergonhe.
Deve comunicar com as outras mães se a criança está com esse problema. O piolho derrubou 10 minutos. Minha mãe viu que eu estava coçando muito a cabeça.
Ela foi e abriu a cabeça e estava cheia de bichinho. Ela encontrou dois piolhos e duas lêndeas. Espremeu o piolho.
Tem que ter o cuidado para poder tirar a lenda, que só o remédio, no caso, não adianta. Tu shampoo loução e pente fina. A minha mãe ficava comprando um monte de remédio.
Agora preste atenção. Evitar o uso de inseticidas. Esses agrotóxicos atualmente em crianças são muito perigosos.
A melhor conduta é a orientação do médico. Vamos resumir. Tratamento para piolho.
Uso de loução por meia hora. Uso do vinagre morno antes de enxaguar e lavar os cabelos para retirar as lêndeas. Tratamento familiar.
A família deve ser tratada, apesar de não estar doente. E o uso do secador de cabelo, evitando a umidade. Esse período é terrível.
Fim
Fonte: reportagem da TV Globo
(Transcrito por TurboScribe.ai.)