Os "MANSOS" ou os "de CORAÇÃO PACÍFICO"?
CRISTO começa a sua primeira Carta dizendo: Eu vim para retificar as interpretações errôneas de meus ensinamentos quando, conhecido como “Jesus”, estive na Palestina há dois mil anos. (CdC 1:1)
RETIFICAR, significa "colocar reto, direito, corrigir algo, etc".
Fato é que somente depois de cerca de 30 anos, após JESUS ser crucificado, é que os Evangelhos começaram a ser escritos (por Marcos, Mateus, Lucas e João). - E será que eles conseguiram escrever tudo o que Jesus falou de forma exata? Claro que não; e isso está bem claro quando se compara as quatro redações relatando a mesma coisa.
Por exemplo, vejamos o relato sobre o cego ou os cegos de Jericó:
----------------------
MATEUS - Mt 20,29ss:
29 Quando estavam saindo de Jericó acompanhava-os uma grande multidão. 30 Nisso, dois cegos sentados à beira da estrada ouviram que Jesus estava passando. Gritaram: “Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós!” 31 A multidão os repreendia para que se calassem. Mas eles gritavam ainda mais alto: “Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós!” 32 Jesus parou e os chamou, dizendo: “Que quereis que eu vos faça?” 33 Eles disseram: “Senhor, que nossos olhos se abram!” 34 Jesus teve compaixão e tocou nos olhos deles. Imediatamente recuperaram a vista e passaram a segui-lo.
----------------------
MARCOS - Mc 10,46ss:
46 Chegaram a Jericó. Quando Jesus estava saindo da cidade, acompanhavam-no os discípulos e uma grande multidão. O mendigo cego, Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. 47 Ouvindo que era Jesus Nazareno, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. 48 Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”. 49 Jesus parou e disse: “Chamai-o!” Eles o chamaram, dizendo: “Coragem, levanta-te! Ele te chama!” 50 O cego jogou o manto fora, deu um pulo e se aproximou de Jesus. 51 Este lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Rabûni, que eu veja”. 52 Jesus disse: “Vai, tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.
----------------------
LUCAS - Lc 18,35ss:
35 Quando Jesus se aproximou de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmola. 36 Ouvindo a multidão passar, perguntou o que estava acontecendo. 37 Disseram-lhe: “Jesus Nazareno está passando”. 38 O cego então gritou: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” 39 As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!” 40 Jesus parou e mandou que lhe trouxessem o cego. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou: 41 “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Senhor, que eu veja”. 42 Jesus disse:“ Vê! A tua fé te salvou”. 43 No mesmo instante, o cego começou a enxergar de novo e foi seguindo Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu glória a Deus.
----------------------
Jo: não relata isso
----------------------
Ou seja, cada evangelista, relata o episódio do seu jeito e nem tudo coincide. Portanto, ter quatro redações, de quatro autores, é melhor do que ter só uma única redação. Embora certos trechos são exclusivos de um único evangelista.
Mas não podemos esquecer que a igreja aprovou, para incluir na Bíblia, apenas os 4 citados evangelhos (Mc, Mt, Lc e Jo) - pois foram considerados INSPIRADOS POR DEUS - e deixou de fora outras redações que existiam na época, de outros autores, e que foram chamadas de APÓCRIFOS, ou "não inspiradas por Deus".
Por exemplo, somente MATEUS relatou isso: "1 Depois que Jesus nasceu na cidade de Belém da Judéia, na época do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2 perguntando: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. (Mt 2,1)
- Quais eram os nomes dos 3 reis magos que visitaram Jesus recém-nascido? Resposta: sabemos que eram Baltazar, Gaspar e Belchior. Ora, como sabemos disso se Mateus (o único evangelista que redigiu o episódio) disse apenas que eram "magos do Oriente"? Sabemos através de um evangelho apócrifo.
Mas há uma coisa ainda mais grave a ser considerada: os TEXTOS ORIGINAIS GREGOS dos Evangelhos (Mt, Mc Lc e Jo) se perderam com o tempo (não foram conservadas); e o que temos hoje em nossas edições da Bíblia são as TRADUÇÕES para o nosso idioma (Português, por exemplo). E o que acontece com toda tradução? Nem sempre ela consegue expressar exatamente, num outro idioma, o que o autor escreveu originalmente. Daí que, se você comparar um certo trecho da Bíblia em várias bíblias, vai comprovar facilmente que nem sempre coincidem.
Recapitulando: Jesus falou alguma coisa. O evangelista pode ter alterado algo do que Jesus falou, e isso ficou fixado na redação dos evangelhos. Depois tais redações foram traduzidas para outros idiomas; e com isso, o que Jesus falou, se transformou ainda mais. Evidentemente que tais alterações não se aplica para tudo o que ficou escrito; muita coisa reproduz fielmente o que Jesus falou. E o resultado disso tudo é que a INTERPRETAÇÃO, isto é, "o que originalmente foi falado" fica impreciso - nem está totalmente certo, nem está totalmente errado. O resultado é uma interpretação ERRÔNEA: acertou, mas não foi exatamente assim. E quando esse texto é lido e explicado nas igrejas, sua interpretação pode se distanciar muito do que Jesus ensinou na Palestina.
- Então, como podemos recuperar o que JESUS REALMENTE DISSE?
Para as pessoas que viveram antes do ano 2001 existiam apenas os estudos dos biblistas (que podiam fazer uma lista das "verdadeiras palavras de Jesus"). Mas para todos nós do século XXI já temos o privilégio de conhecer as CARTAS DE CRISTO ( http://www.cartasdecristobrasil.com.br ) e saber algumas coisas do que "Ele realmente falou", pois as Cartas é de Sua própria autoria.
E Ele disse: "vim para retificar as interpretações errôneas". Há, portanto, por conta dos evangelistas e das traduções, muita COISA ERRÔNEA nos textos dos Evangelhos.
Na Carta 8 o CRISTO diz explicitamente:
Devo deixar claro que minhas palavras foram mal interpretadas no evangelho. Eu disse: “Bem aventurados são aqueles de coração pacífico porque eles herdarão a terra”. (CdC 8:8)
Esse trecho é uma frase (Mt 5,5) do trecho das Bem Aventuranças, do sermão da montanha. Em algumas traduções das nossas bíblias está escrito assim:
============
Bíblia Online:
"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;"
BibliaOn:
"Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança."
IHU:
"Felizes os mansos, porque possuirão a terra."
Biblia CNBB:
"Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança."
============
Agora, pelas CARTAS DE CRISTO, temos a certeza de que JESUS falou em se possuir um "coração pacífico"; e não em ser "manso" ou ser "humilde". E ter um coração pacífico é não viver cometendo violências. - Você consegue compreender a diferença de interpretação?
E CRISTO ainda explica: Se você contemplar o mundo, verá que aqueles países de “coração pacífico” prosperam e vivem em harmonia com seus vizinhos. Onde há confusão e assassinatos, essa turbulência é a manifestação direta da “consciência” de seus habitantes. Tal consciência destrói um país e gera pobreza e doença. (CdC 8:8)
(Carlos Eduardo da Silva, teólogo - 29/06/2022)