DIZE-ME COM QUE PĂS ANDAS E TE DIREI QUEM ĂS
( Artigo escrito por JOSEPH ANTHONY )
Fonte: Revista SELEĂĂES • AGOSTO 1997
Lynn Pierce sente dor em diversos pontos dos pĂ©s. HĂĄ motivos diferentes para cada uma delas. A dor no calcanhar pode estar relacionada Ă maneira de andar. JĂĄ a dor na regiĂŁo da planta dos pĂ©s, prĂłxima aos dedos, pode ter piorado pelos anos que passou praticando esportes similares ao tĂȘnis. A junta, ou articulação, de um dos dedos Ă© maior do que o normal – o que ainda nĂŁo constitui problema. Mas Ă© possĂvel que futuramente cause dor.
Aos 46 anos, essa moradora de Vista, na CalifĂłrnia, nĂŁo Ă© a Ășnica a ter de conviver com dores nos pĂ©s. De acordo com a Academia de CirurgiĂ”es OrtopĂ©dicos, sĂł nos Estados Unidos mais de 43 milhĂ”es de pessoas tĂȘm problema nos pĂ©s. NĂŁo surpreende. Uma pessoa anda em mĂ©dia 113 mil quilĂŽmetros durante a vida, e boa parte da distĂąncia Ă© percorrida sobre superfĂcies rĂgidas, com sapatos que calçam mal. Ăs vezes, apresentam algo mais: excesso de peso. Diante disso, surpreendente Ă© nĂŁo termos mais problemas com os 26 ossos, as 33 articulaçÔes, os numerosos tendĂ”es, mĂșsculos e outros componentes dos pĂ©s.
Quando a questĂŁo Ă© realmente sĂ©ria, nem "se livrar dos pĂ©s" proporcionarĂĄ alĂvio definitivo. Primeiro, a dor nĂŁo começa sempre pelos prĂłprios pĂ©s. "Apesar de estar sentindo dor nos pĂ©s, Ă© possĂvel que ela seja causada pela panturrilha e pelo tendĂŁo de Aquiles, se estiverem sendo apertados", afirma o doutor Paul S. Cooper, diretor do Centro de PĂ©s e Tornozelos da Universidade de Georgetown. “Os dois fatores podem limitar a movimentação do tornozelo, fazendo com que a parte da frente do pĂ© seja forçada, causando dor."
Repouso pode ajudar, mas em geral Ă© preciso mudar a forma como vocĂȘ trata os pĂ©s. A seguir, a relação dos problemas mais comuns e dicas sobre o que fazer para prevenir dores.
PĂS CANSADOS
Se o trabalho requer que vocĂȘ fique muito tempo de pĂ©, em apenas uma posição, durante todo o dia – em frente a um balcĂŁo de vendas, por exemplo – provavelmente reclamarĂĄ que seus pĂ©s estĂŁo cansados e doloridos. "Ficar o tempo todo de pĂ© e parado num sĂł lugar Ă© o que de pior se pode fazer aos pĂ©s”, adverte Frank W. Myers, doutor em osteopatia da Faculdade de Medicina OsteopĂĄtica da Universidade de Ohio. "Os mĂșsculos nĂŁo sĂŁo flexionados nem contraĂdos; permanecem estĂĄticos."
Solução: suba e desça de uma superfĂcie mais alta, como um catĂĄlogo de telefones, para movimentar os mĂșsculos; ou apenas flexione os pĂ©s, apoiando o peso do corpo primeiro sobre a planta dos pĂ©s e, em seguida, sobre os calcanhares.
Tire os sapatos e role uma bola como as de golfe sob a planta de cada pé por um ou dois minutos. "Além de ser ótima massagem, ajuda a curar cãimbras e luxaçÔes", revela a doutora Carol Frey, professora adjunta de cirurgia ortopédica da Universidade da Carolina do Sul.
CALCANHARES DOLORIDOS
Conhecida como ESPORĂO, a dor no calcanhar Ă© normalmente resultado do que Cooper chama de esforço constante do tecido, no ponto em que estĂĄ ligado ao osso do calcanhar. "Os tecidos rompem-se pouco a pouco e, mais tarde, o paciente tem dores fortĂssimas no calcanhar", esclarece o mĂ©dico.
As rupturas ocorrem na fĂĄscia plantar, tecido flexĂvel que vai do osso do calcanhar atĂ© os dedos. Para quem tem dor nessa ĂĄrea, a cirurgiĂŁ ortopĂ©dica Lisa DeGnore, da Universidade de Kentucky, recomenda alongar bem os pĂ©s, oito vezes ao dia. Aconselha o "alongamento dos corredores". Tire os sapatos e fique Ă frente da parede. Pressione as mĂŁos contra ela para ter apoio. Dobre levemente a perna direita e estique, quanto puder, a perna esquerda para trĂĄs. Mantenha todo o pĂ© esquerdo, inclusive o calcanhar, no chĂŁo. Repita o exercĂcio dobrando a perna esquerda Ă frente e esticando a direita para trĂĄs. O alongamento ajudarĂĄ a soltar os mĂșsculos da panturrilha e alongar o tendĂŁo de Aquiles, reduzindo a tensĂŁo nos mĂșsculos dos pĂ©s.
OUTRAS ATIVIDADES BARATAS: ingerir medicamento antiinflamatĂłrio durante um perĂodo curto, e colocar os pĂ©s em ĂĄgua morna, Ă noite. Palmilhas simples podem amenizar a dor. Para casos mais graves, devem ser prescritas por ortopedistas, podiatras ou fisioterapeutas.
DORES NA PLANTA DOS PĂS
Problemas nessa ĂĄrea sĂŁo chamados de metatarsalgia.
{Descrita por alguns como “dor na bola do pĂ©”, “dor na planta do pĂ©” ou “dor na frente do pĂ©”, a metatarsalgia corresponde ao processo doloroso na regiĂŁo plantar do antepĂ© e engloba diversas patologias especificas.}
As causas vão desde problemas nos nervos ao uso de sapatos apertados e de saltos muito altos. Use sapatos baixos e de ponta larga. Para aliviar a dor, coloque um enchimento atrås da parte do peito do pé que suporta o peso. Se não puder deixar os sapatos altos de lado, use-os apenas em ocasiÔes especiais.
PROBLEMAS NAS UNHAS
AS INFECĂĂES nas unhas em geral se iniciam com uma batida. “A unha se afasta do dedo e cria ĂĄrea propensa a infecçÔes", explica o doutor em medicina podiĂĄtrica Howard Palamarchuk. Solução: mantenha as unhas cortadas e lixe-as para evitar pontas. O mĂ©dico poderĂĄ prescrever remĂ©dios para conter infecçÔes.
UNHA ENCRAVADA Ă© outro problema muito comum – mas pode ser evitado. "Normalmente, as pessoas tĂȘm unhas encravadas por cortarem-nas do modo errado", revela o podiatra Harry G. Baldinger, de Suffern, Nova York. NĂŁo use cortador de unhas especial para as mĂŁos nas unhas dos pĂ©s – nĂŁo Ă© longo o suficiente e deixa pontas afiadas nas unhas, que podem penetrar na carne e encravar. Compre o cortador para as unhas do pĂ©s.
OUTROS TIPOS DE DOR
CALOS sĂŁo ĂĄreas de pele grossa, tamanho de um grĂŁo de milho, causados pelo excesso de pressĂŁo em determinado ponto. Formam-se na parte de cima ou entre os dedos, pelo uso de sapatos apertados. A fim de obter alĂvio rĂĄpido, DeGnore sugere a colocação de gaze, protetor de calos ou bandagem entre os dedos afetados, para evitar que encostem uns nos outros. Amolecer o calo utilizando Ăłleo e depois lixĂĄ-lo com pedra-pomes tambĂ©m ajuda.
CALOSIDADES são åreas de pele morta maiores que um calo. Aparecem nas solas dos pés e indicam os locais onde hå maior pressão. Solução: aplique óleo nas calosidades e lixe-as diariamente para evitar que permaneçam muito grossas. Enchimentos para os metatarsicos, vendidos sem prescrição médica, também podem ser usados.
JOANETES sĂŁo dolorosas hipertrofias ou protuberĂąncias Ăłsseas na base do dedĂŁo do pĂ©. Podem ser hereditĂĄrios oĂč causados por calçados de ponta muito fina, como os sapatos de festa femininos. A solução a longo prazo Ă© comprar os de ponta mais larga para acomodar melhor os dedos.
DEDOS EM MARTELO podem ser causados por sapatos apertados se, por exemplo, o segundo dedo for maior que o dedĂŁo, e estiver sendo pressionado por sapato de ponta fina. TambĂ©m Ă© possĂvel utilizar talas sem recomendação mĂ©dica para apoiar o dedo em martelo.
Nenhum conselho pode assegurar o fim dos problemas nos pĂ©s. PorĂ©m, seguindo as sugestĂ”es, vocĂȘ aumentarĂĄ as chances de exibir um sorriso nos lĂĄbios nas prĂłximas vezes em que sair.
* * *
DICAS PARA TER PĂS FELIZES
Um sapato que calce bem pode evitar muitos problemas ortopédicos comuns. Eis alguns conselhos médicos que devem ser seguidos:
• Compre sapatos no fim do dia, quando os pĂ©s estiverem inchados devido Ă s horas em que vocĂȘ permaneceu de pĂ© ou andando. SĂł vĂĄ comprar tĂȘnis depois de fazer uma hora de exercĂcios fĂsicos.
• NĂŁo compre sapatos desconfortĂĄveis na ponta. Provavelmente nĂŁo vĂŁo alargar.
• Certifique-se de que hĂĄ espaço de mais de um centĂmetro entre a ponta do dedo mais comprido e o fim do sapato.
• Experimente o par de sapatos. Lembre-se de que seus pĂ©s nĂŁo sĂŁo idĂȘnticos. Assim, um pĂ© pode calçar bem e o outro nĂŁo ser confortĂĄvel.
• Reconheça quando o tĂȘnis estiver velho e gasto. Coloque-o sobre um balcĂŁo e olhe-o por trĂĄs. Se as solas estiverem gastas e os pĂ©s tombados para dentro ou para fora, o tĂȘnis nĂŁo estĂĄ mais fornecendo o suporte adequado nem absorvendo choques de forma apropriada. Compre outro.
• Evite sapatos que tenham salto superior a cinco centĂmetros de altura. Se tiver dores na planta do pĂ©, use saltos de pouco mais de um centĂmetro.
Fim