Clique p/OUVIR 👉️🔉️
Secretaria da Saúde
PREFEITURA
Cartilha: Sua comida tem veneno?
SALVADOR
2023
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SALVADOR
Ana Paula Andrade Matos Moreira
SUBSECRETÁRIO DE SAÚDE
Alexandre Reis de Souza
DIRETORIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Augusto Roberto Vidreira Batista
GERENTE EXECUTIVO DA APS E SAÚDE BUCAL
Leandro Alves da Luz
COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Getisêmani Kundsen Menezes Santos
SUBCOORDENADORIA DE CUIDADO INTEGRAL
Vanessa Fonseca Ribeiro
CAMPO TEMÁTICO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Equipe Técnica:
Débora Santa Mônica Santos
Isla Guimarães Souza Ferrini
Jaciara Dias Barreto
Nailza dos Santos Barbosa
Taís Costa Lima de Oliveira
Estagiários de Nutrição/Universidade Federal da Bahia (UFBA):
Isaias da Silva Sales (2021.1)
Naiara Marinho Silveira Mendes (2023.1)
Custeio: Financiamento das Ações de Alimentação e Nutrição (FAN) / Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) / Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) / Ministério da Saúde (MS).
FICHA TÉCNICA
PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO
Kênya Lima de Araújo (2021)
COLABORAÇÃO
Fátima Araújo dos Reis
Isaias da Silva Sales Estagiário de Nutrição / Universidade Federal da Bahia (UFBA). Semestre/2021.1
Naiara Marinho Silveira Mendes Estagiária de Nutrição / Universidade Federal da Bahia (UFBA). Semestre/2023.1
REVISÃO (2021 e 2023)
Cinara Araújo de Souza
Débora Santa Mônica Santos
Rita Maria Gonçalves de Alcântara Leite
Tania Mara Buranelli Soares
PRODUÇÃO / EDIÇÃO / ILUSTRAÇÕES
Silvia Castro Núcleo de Publicidade da Assessoria de Comunicação ASCOM/SMS
Esta cartilha se propõe a ser utilizada como material informativo para a população soteropolitana sobre os riscos à saúde provocados pelo consumo de alimentos contaminados por agrotóxicos. Foi elaborada pela equipe técnica do Campo Temático de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde no intuito de trazer informações sobre a relação entre alimentação, nutrição e saúde que são importantes para a promoção da saúde e a prevenção de agravos à saúde.
APRESENTAÇÃO
Vamos direto ao assunto? Os agrotóxicos foram criados para alterar a composição de seres vivos, animais e plantas, para resistirem às pragas ou para compor outros produtos usados nas lavouras. Por isso, também são chamados de pesticidas.
Mas por que "viraram" nossos inimigos?
Porque para matar as pragas, modificando a composição das plantas, que são os nossos alimentos, isso acaba diminuindo o seu valor nutricional, além de espalhar pelo solo e pelo ar substâncias químicas prejudiciais para nossa saúde, causando intoxicação alimentar.
Esse tipo de intoxicação alimentar é preocupante em nosso país. No Brasil, nós podemos ver a intoxicação da população, através dos alimentos contaminados e, principalmente, dos trabalhadores do campo, que são os responsáveis pela produção dos alimentos que chegam na nossa mesa.
E tem mais...! O uso dos agrotóxicos sem controle também está comprometendo o nosso meio ambiente, o lugar onde vivemos. Vamos falar mais sobre tudo isso?
Nessa Cartilha, está orientado o porquê não devemos priorizar alimentos com excesso de agrotóxicos durante nossas escolhas alimentares. Aqui você também vai entender o que é Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA) e por que tudo isso está nos levando à Insegurança Alimentar e Nutricional (INSAN).
Nós estamos ficando expostos a diversas doenças que podem ser evitadas, como alguns tipos de cânceres, distúrbios neurológicos, má formação genética (em crianças recém-nascidas).
Cabe a nós exercer nossa cidadania, lutando contra o uso excessivo desses agrotóxicos, para preservar a nossa vida e a vida do planeta.
Nessa trajetória, a informação vale ouro. Por isso, essa cartilha pretende te ajudar. Aqui você vai encontrar:
– Informações que facilitam o conhecimento sobre agrotóxicos nos alimentos;
– Orientações práticas que auxiliam no enfrentamento das complicações da saúde;
– Caminhos que devemos seguir para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN);
– O que é Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA) para você, sua família e para o meio ambiente;
– Indicações de lugares onde você poderá encontrar alimentos sem adição de agrotóxicos.
Vamos juntos nessa caminhada!
Tania Mara Buranelli Soares
Nutricionista (CRN5 0111)
UBS Engomadeira SMS Salvador
(Quadrinhos)
– MARIA, VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM AGROTÓXICO?
– CLARO, HOMEM! VOCÊ NÃO ASSISTE JORNAL NÃO, JOÃO? TODO DIA SAI UMA NOTÍCIA SOBRE ISSO.
– É MESMO?! MAS, ENTÃO ME CONTA AÍ COMO É ISSO, MARIA!
– AGROTÓXICO É VENENO! VENENO QUE O PESSOAL COLOCA NA PLANTAÇÃO PARA MATAR AS PRAGAS, AS LARVAS E GAFANHOTOS... QUE A FÁBRICA COLOCA NOS ADUBOS PARA AS SEMENTES E MUDAS FICAREM ASSIM... VIÇOSAS... GRANDES!!!
– QUEM OLHA PENSA QUE SÃO ATÉ DE MENTIRA DE TÃO BONITAS QUE FICAM.
– MAS ESSE REMÉDIO FICA LÁ IMPREGNADO NAS FOLHAS, NA CASCA, NA TERRA, NA ÁGUA... E NÃO TEM CRISTÃO QUE CONSIGA TIRAR DA COMIDA.
– VALEI-ME! PODEROSO ESSE REMÉDIO. MAS... POR QUE FALAM, ENTÃO, TÃO MAL DELE?
– PORQUE COMO A GENTE NÃO CONSEGUE TIRAR DE JEITO NENHUM DA COMIDA E A "GALERA" USA "DE MONTÃO"... A GENTE COME A COMIDA CHEIA DESSE VENENO! AÍ JÁ VIU, NÉ? TU PASSA MAL IGUAL AO GAFANHOTO DA PLANTAÇÃO.
– É O QUE O POVO AÍ CHAMA DE INTOXICAÇÃO PELA COMIDA CONTAMINADA PELO AGROTÓXICO QUE COM O TEMPO PODE ATÉ MATAR.
Você sabia que em 2013, o Brasil foi o país que mais gastou com agrotóxicos no Mundo?
É isso mesmo! As pessoas têm contato com agrotóxicos pelo alimento, água e solo contaminados, ou mesmo pelo ar e até mesmo se trabalharem na produção e aplicação desse produto.
A questão dos agrotóxicos
Caro(a) leitor(a), quando pensamos em alimentos mais seguros para o consumo da nossa família um dos pontos a considerar é que eles estejam livres de agrotóxicos. Comer alimentos sem veneno é muito importante para garantir a nossa saúde e a sobrevivência do meio ambiente!
Isso mesmo! Falar de alimentação é falar, também, sobre o meio ambiente. Não há vida humana sem meio ambiente preservado. Lembre-se: é da natureza que temos acesso à terra, a água, ao ar e ao alimento!
Você sabia que no Brasil existe a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO)?!
A PNSAN e a PNAPO foram criadas pelo Governo porque o povo lutou para isso! Essas políticas protegem a nossa saúde e garantem a qualidade de vida dos brasileiros.
Dizemos que uma cidade, estado ou país tem SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL ou garante o DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ADEQUADAS quando todas as pessoas que ali vivem têm acesso diário a alimentação. Esse alimento consumido é saudável, atende as necessidades nutricionais e a população come em quantidade suficiente para manter a saúde. Os alimentos ingeridos fazem parte do hábito local e a produção, consumo e distribuição desses alimentos não devem agredir a natureza.
Com a PNSAN o povo pode cobrar do governo que seja garantido o direito humano de se alimentar regularmente e com comida de qualidade. Portanto, para que o direito de comer um alimento livre de veneno seja respeitado, a gente precisa participar da vida política desse país!
Um alimento livre de agrotóxicos é necessário porque:
• evita que o agricultor tenha contato com esse veneno;
• evita adoecer comendo alimentos contaminados por esse veneno;
• protege o meio ambiente da destruição que esses venenos podem causar.
AGROTÓXICOS E O RISCO DE ADOECER POR CÂNCER
Caro(a) leitor(a), você vai lembrar que há mais de 20 anos o Brasil ficou comovido com a morte precoce de um cantor sertanejo que fazia muito sucesso à época.
Ele morreu com câncer nos pulmões. A doença quando foi diagnosticada pelos médicos já estava bastante avançada e nem com os melhores tratamentos de saúde disponíveis foi possível salvar a vida dele.
Se você não lembra, pode pesquisar na internet e verá que os programas televisivos naquela ocasião fizeram muitas reportagens sobre a trajetória de vida dele mostrando que antes da fama ele trabalhava no cultivo de tomate em fazendas do interior de Goiás, retratando a associação entre o contato do cantor com agrotóxicos e o desenvolvimento do agressivo câncer que ceifou a vida dele aos 36 anos de idade.
O Ministério da Saúde já informou que a região Nordeste é a 4° maior em produção agrícola (cana-de-açúcar, soja, milho e mandioca) e na comercialização de agrotóxicos no país. E pasme, a Bahia foi o estado do Nordeste que mais comercializou agrotóxicos em 2013, sendo o oeste baiano a região que mais utiliza nas lavouras de soja, milho e algodão; já Salvador, foi a 5o capital do país que mais registrou intoxicações por agrotóxicos nesse mesmo ano. Veja você o quanto esse assunto nos interessa!
Portanto, fique atento(a) ao que você compra para alimentar sua família! Procure saber de onde vejo o alimento que você está comprando, como ele é produzido.
O problema é sério e está mais perto de nós do que podemos imaginar. Você sabia que em Ilha de Maré a contaminação ambiental tem afetado as condições de trabalho e de sobrevivência dos pescadores e marisqueiras? Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da UFBA apresenta o Centro Industrial de Aratu (CIA) como principal responsável pela contaminação das águas, dos mangues e dos animais marinhos por lá.
A contaminação provocada pelas indústrias mudou o gosto de peixes, mariscos e crustáceos, levando a comunidade da Ilha de Maré a mudarem até mesmo os hábitos alimentares: reduziram o consumo de peixe e marisco, aumentaram o consumo de produtos ultraprocessados (cheios de corantes, conservantes, açúcares, sal e gordura) influenciando o aumento dos casos de obesidade na população da Ilha.
Agora vamos aprofundar um ponto muito importante dessa conversa: é preciso conhecer os caminhos legais para que a Segurança Alimentar e Nutricional seja colocada em prática!
Você sabia que em Salvador existe um Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional? Sim, nós temos! Ele é conhecido como COMSEA e é composto por trabalhadores da prefeitura e representantes da sociedade (líderes de associações de bairros, por exemplo) que juntos discutem sobre o direito humano à alimentação, agricultura familiar, uso de agrotóxicos na produção de alimentos e outros temas de interesse da saúde e nutrição da população.
Aqui em Salvador, aconteceu em 2019 a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e o tema foi "A Fome voltou? Comer é um direito: Por uma Salvador sem Fome com Alimentação Adequada, Saudável e Sustentável" para discutir formas de alcançar a segurança alimentar e nutricional no município.
Se você não participou dessa Conferência, que é um espaço do povo junto aos governantes, procure saber quais foram as decisões. Fique por dentro porque esse é um assunto que interessa a todos! Busque as lideranças da sua comunidade, veja o que sabem sobre isso e como as pessoas estão participando desse processo. E lembre-se ainda que, além do COMSEA e Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE) que podem esclarecer suas dúvidas, você também pode procurar informações na internet nos sites do Fórum Baiano de Combate aos Agrotóxicos, Transgênicos e pela Agroecologia (https://forumbaianodecombateaosagrotoxicos.org/) e Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida (https://forumbaianodecombateaosagrotoxicos.org/), a título de
exemplo.
AGROTÓXICO MATA
TIRE ESSE VENENO DO SEU PRATO!
Mas veja, apesar de termos destacado aqui alguns órgãos municipais e movimentos da sociedade civil,para solucionar o problema é preciso envolver ações de ordem econômica, social e política. Ou seja, a luta é grande para garantir o direito de todos e todas de comer alimentos livres de veneno.
Você já ouviu falar em alimentos orgânicos?
Os alimentos que são cultivados livres de agrotóxicos são chamados de orgânicos. E depois de tudo que já falamos sobre contaminação ambiental e dos alimentos, já não resta dúvida que quanto mais substituirmos alimentos feitos pelas indústrias por alimentos naturais e orgânicos, melhor pode ser a nossa condição de saúde.
Sabendo disso, fizemos um mapeamento das feiras orgânicas de Salvador para que você possa localizar aquela que fica mais perto de você! E aqui fica o convite: sempre que puder, vá à feira!
Confira alguns locais onde comprar alimentos orgânicos em Salvador:
1. Feira Agroecológica da UFBA
Toda sexta-feira, das 7h às 12h, na Praça das Artes do Campus Ondina da UFBA (Universidade Federal da Bahia) próximo à Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa, localizado na Rua Barão de Jeremoabo, s/n.
Instagram: @feiraagroecologicaufba
2. Feira Agroecológica da UNEB
Toda quinta-feira, das 8h às 13h, ao lado da quadra de esportes da UNEB (Universidade Estadual da Bahia) Campus I, localizado na Rua Silveira Martins, no 2555.
Instagram: @feiraagroecologicauneb
3. Feira Agroecológica da Reforma Agrária
Toda quarta-feira, das 7h às 14h, na Praça das Artes do Campus Ondina da UFBA (Universidade Federal da Bahia), próximo ao IBIO (Instituto de Biologia) localizado na Rua Barão de Jeremoabo, s/n. Instagram: @feirareformaagraria
4. Feira Agroecológica do MAB
Toda quinta-feira, das 8h30 às 14h, no Museu de Artes da Bahia (MAB), localizado na Av. Sete de Setembro, no 2340, no Corredor da Vitória.
Tel.: (71) 3117-6908
Instagram: @redemoinho.cooperativa
Facebook: facebook.com/redemoinho.cooperativa
5. Feira Orgânica do Parque da Cidade
Toda quinta-feira, das 6h às 8h, na Praça Pau-Brasil, dentro do Parque da Cidade Joventino Silva, localizado na Av. Antônio Carlos Magalhães (ACM), no 1430 Itaigara.
Tel.: (71) 3611-3803
6. Feira de Agricultura Orgânica na SEAGRI
Toda quinta-feira, das 7h30 às 12h, na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), localizado na Av. Luís Viana Junior, s/n. Tel.: (71) 3115-2784
7. Feira Boi Vivo (Produtos Orgânicos)
Toda terça-feira, das 12h às 16h30, no Restaurante Rango Vegan, localizado na Rua Direita do Santo Antônio, no 466, Santo Antônio Além do Carmo.
Tel.: (71) 9 8230-2219
Site: whatsmenu.com.br/boivivoorganicos
Instagram: @boivivo | @rangovegan.ssa
8. Feira Orgânica do Saúde na Panela
Todo sábado, das 7h às 11h, no estacionamento do Saúde na Panela, ao lado da loja Nutri Master, localizado na Rua das Hortênsias, no 752, Pituba.
Tel.: (71) 9 8794-8769
Instagram: @saudepanela
9. Feira Agroecológica e Orgânica no Brisa
Toda quinta-feira, das 8h às 12h, no Brisa Restaurante Natural com parceria da Asso. Agroecológica Jaqueira, localizado na Rua Sargento Astrolábio, no150, Pituba.
Tel.: (71) 3248-3400 / (71) 9 9219-3797 Instagram: @restaurante_brisa/@aajaqueira
10. Feira Agroecológica da Cantina Boi Vivo
Toda quarta-feira, das 19h às 22h, e aos domingos, das 6h às 12h, localizado no Largo Dois de Julho, no 35, Dois de Julho, próximo ao Hotel Capri.
Tel.: (71) 98286-7878
Facebook: facebook.com/cantinaboivivo
11. Feira de Produtos Agroecológicos da Saúde
Todo sábado, das 7h às 13h, fica localizada no Largo da Saúde, no 3, Baixa de Sapateiros, próximo ao Senalba.
Tel.: (71) 9 8729-0454
12. Feira Agroecológica Dona Nem
Todo sábado, das 7h às 13h, localizado na Av. Otávio Mangabeira, no 8880, ao lado do Circo Picolino, sentido Itapuã / Centro.
Tel.: (71) 9 9911-0845
13. Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária
Toda sexta-feira, das 9h às 18h, na Alameda de Serviços do Salvador Shopping, na entrada do Piso G1, localizado na Av. Tancredo Neves, no 3133, Caminho das Árvores.
Tel.: (71) 3417-6000
14. Feira Orgânica Agroecológica Noturna
Toda terça-feira, das 17h às 22h, na loja A Casa, em frente à Praça Ana Lúcia Magalhães, localizada na Rua das Hortênsias, no 478, Pituba. Instagram: @a_casa478
15. Feira Orgânica da Igreja Messiânica Mundial do Brasil (Barra)
Toda terça-feira, das 8h às 12h, próximo ao Hotel Nomads Salvador, localizada na Rua João Pondé, no 231, Barra.
Tel.: (71) 3336-7256
Instagram: @johreicenterbarra
16. Feira Agroecológica da Pituba
Toda sexta-feira, das 15h às 18h, na Horta Urbana da Pituba, próximo ao Armazém das Chaves, localizado na Av. Paulo IV, no 2101, Caminho das Árvores.
Instagram: @feiraagroecologicadapituba
@projeto_hortas_urbanas_ssa
17. Feira Agroecológica das Dunas
Aos sábados, quinzenalmente, das 7h30 às 12h, no Parque das Dunas de Praia do Flamengo, localizado na Rua José Augusto Tourinho Dantas, no1001.
Instagram: @feiraagroecologicadasdunas
18. Feira da Associação Agroecológica Jaqueira & Manjericão
Toda quinta-feira, das 7h às 11h, no Restaurante Manjericão com parceria da Asso. Agroecológica Jaqueira, localizado na Rua Fonte do Boi, no 38, Rio Vermelho.
Tel.: (71) 9 9952-8288/(71) 9 98153-1287
Instagram: @rest.manjericao/@aajaqueira
19. La Poule Orgânicos
Pedidos online toda quinta-feira a sábado, com entrega apenas nas terças-feiras, pela manhã. A fazendo fica localizada na Rua Senador Eduardo Veloso, Entre Rios BA.
Tel.: (71) 9 8501-1078
Instagram: @lapoule.organicos Site: www.lapoule.com.br
20. Feirinha Orgânica do Paseo
Toda sexta-feira, das 10h às 13h, no Shopping Paseo, Piso L1, localizado na Rua Rubens Guelli, no 135, Itaigara.
Instagram: @paseoitaigara
Site: www.paseoitaigara.com.br
21. Feira Agroecológica da Politécnica
Toda quarta-feira, das 18h30 às 21h e toda quinta-feira, das 7h às 12h, na Escola Politécnica da UFBA (Universidade Federal da Bahia), localizada na Rua Prof. Aristides Novis, no2, Federação.
"Caso no seu bairro ou nas proximidades de sua casa, não tenha uma feira orgânica para compra dos alimentos, prefira adquirí-los (frutas, legumes e verduras) nas feiras livres mais próximas do seu domicílio. Essa ainda é uma boa escolha para compra dos alimentos in natura (naturais)!"
Fonte: https://www.portalsaudenoar.com.br/feiras-de-produtosorganicos-em-salvador/. Acesso em 19/03/2020. https://www.feirasorganicas.org.br/. Acesso em 20/04/2023.
Para finalizar essa conversa:
A questão dos agrotóxicos prejudicando a saúde do povo é tão séria, que em 2014, o Governo Federal decidiu que até 2020 teria que existir uma grande redução da utilização de agrotóxicos para evitar prejuízos sobre a saúde humana e do meio ambiente. Será que conseguimos? Infelizmente parece que não...
Sabendo disso, como você pensa em planejar a escolha dos alimentos que vai levar para casa?
REFERÊNCIAS
BRASIL. Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Decreto no7.794 de 20 de agosto de 2012. Casa Civil / Subchefia para assuntos jurídicos /Presidência da República.
BRASIL. Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Decreto no7.272 de 25 de agosto de 2010. Casa Civil /Subchefia para assuntos jurídicos /Presidência da República.
BRASIL. Relatório Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (TOMO I). Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Agrotóxicos na ótica do Sistema Único de Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.
BRASIL. Relatório Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (TOMO II). Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Agrotóxicos na ótica do Sistema Único de Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.
Agrotóxicos no Brasil: um guia para ação em defesa da vida. Rio de Janeiro: AS-PTA Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa, 2011. 190 p. : il. ; 23 cm
Centro de estudos Estratégicos da FIOCRUZ. Afinal, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxico do mundo? Disponível em: https://cee.fiocruz.br/?q=node/1002. Acesso em: Agosto/2021."
Secretaria da Saúde
SALVADOR
PREFEITURA
Fim
.