(447)_MARIA, a MÃE DE JESUS é realmente a MÃE DE DEUS? [Religião] (por CES)


MARIA, a MÃE DE JESUS é realmente a MÃE DE DEUS?

============

Ninguém duvida que Maria seja a mãe de Jesus. De forma sobrenatural, Maria concebeu a Jesus, extraordináriamente, enquanto era VIRGEM.  Portanto, Jesus, biologicamente falando, não tem um pai biológico humano. E, acreditamos que  Maria foi a única mulher que engravidou virgem: transgredindo a forma biológica natural da geração humana. E isso aconteceu quando Maria ainda não tinha se casado com José. Portanto, não é verdade que José seja o pai biológico de Jesus. Juridicamente falando, José não é o pai ADOTIVO de Jesus; José é apenas o pai PUTATIVO de Jesus. (E se Maria é "mãe de Deus, José poderia ser chamado de "pai putativo de Deus"?)  


Fato é que não é bem compreensível afirmar que Maria é "Mãe de Deus": a "Theotókos" (Concíilio de Éfeso: 431).  Nós católicos cremos e afirmamos que Maria é Mãe de Deus por obediência ao dogma da Igreja; enquanto os protestantes/evangélicos só conseguem negar isso, porque não compreendem como é possível Maria ser "Mãe de Deus". 


- Você gostaria de compreender melhor tudo isso? O ponto de partida é tomar consciência de que o SER SUPREMO, o Altíssimo - que é O TODO - que chamados de "Deus" é totalmente DIVINO: é verdadeiramente DEUS. 

Jesus, o filho de Maria é humano, mas também é "Deus"; e você, que também não é DIVINO, e, apesar de ser totalmente humano, também é "Deus".  E quem não entende o que é ser DIVINO, também não sabe o que ser DEUS.


[[ No livro do Gênesis a serpente diz que o homem e a mulher seriam "como Deus" (Gn 3,5). Ora o lado "tentação ao pecado" era justamente o contrário: o deixar o ser humano ignorante de que eles já eram "como Deus", pois já possuíam uma Centelha Divina imortal dentro de si; e foram feitos "imagem e semelhança" do Criador. ]]


Você ACEITA que: (1) Deus é Deus? (2) Jesus é deus? (3) Você também é deus?


A pergunta (1): é evidente que Deus seja Deus; sem sombra de dúvidas.  Na verdade Deus é O TODO: com os Atributos Divinos de Ser imortal, onipresente, onisciente, onipotente, que não tem princípio e nem terá fim, etc. É o Ser Todo-Poderoso que é maior que todos os Universos (por nós desconhecidos), e que absolutamente NADA ESTÁ FORA DELE pois "nele vivemos, nos movemos e existimos" (At 17,28). No evangelho Jesus o chamou de "Pai". Enfim, Deus é Deus por pura Essência, Amor e Luz.


A pergunta (2): muitos respondem que é lógico que Jesus seja Deus. Mas, realmente, Jesus não é O TODO, pois NÃO possui os mesmos atributos DIVINOS do "Pai": onipotência, onisciência, onipresença, etc. Todavia pela grandeza de Jesus e pelos poderes do Pai que ele consegue utilizar, parece mesmo que Jesus é igual a Deus. Enfim, Jesus é o Verbo e é um deus, e, por não ser o TODO, não pode ser chamado de Deus (com D maiúsculo) como somente o Pai o É.  //  E isso fica mais fácil de ser entendido por nós, quando comparamos a união de Jesus com o Todo, da mesma forma que um rio (ou riacho) se une com as águas do mar:  formam uma só imensidão de água; mas a água do riacho continua a mesma, lá no mar! Jesus está totalmente unido ao Pai, mas continua sendo ele mesmo, com sua individualidade.


A pergunta (3): a maioria não consegue responder ou aceitar que você seja Deus. Mas a verdade é que foi o próprio Deus - conforme revelado nas Escrituras, ou Bíblia Sagrada - que afirmou que TODOS NÓS SOMOS DEUSES. Isso está escrito no Salmo 82 ("Vós sois deuses") e isso foi confirmado por Jesus ao citá-lo (cf. Jo 10,34). Enfim, você é deus, mas você não é Deus (com D maiúsculo): é - digamos - apenas "um deusinho ou uma deusinha". E esse privilégio de já ser deus é para todos os seres humanos, independente da raça, da cor, do gênero, da nacionalidade, da religião, etc.


Eu sei que sua cabeça deve estar "gritando": você é apenas uma CRIATURA e não um deus! Mas a verdade é que você foi "extraído de Deus (do Todo)"; e isso é conhecido normalmente como um fato da  "criação por Deus"; e por isso mesmo você é uma "criatura": você é um ser humano, com a Natureza Humana; e não possui a Natureza Divina.


- E porque DEUS nos chamou de DEUSES?  


Ele chamou porque verdadeiramente somos deuses. Como assim? De fato, as criaturas não são onipotentes, onisciente e nem onipresentes... mas as criaturas são, de certo modo, divinas!  - Você sabe por que você é um deus?   A resposta perfeita é essa: você é um deus porque você tem DENTRO DE SI um "pedacinho de Deus" chamado de CENTELHA DIVINA. E essa Centelha é IMORTAL e é ela que faz de você um deus. Se lhe faltasse essa Centelha, você seria apenas... Mas como você tem uma Centelha - que também é chamado de ALMA imortal -, então você POTENCIALMENTE é grande como Deus. Mas, como nossa consciência está tão miudinha, nossa grandeza nem aparece; e até nos consideramos apenas como seres miseráveis e pecadores. E porque temos uma Alma imortal todos temos uma EXISTÊNCIA eterna e muitas vidas humanas ao longo das eras.


Portanto, se Maria fosse a sua mãe, poderíamos chamá-la também de Mãe de deus: do Deus que você é, por conta de possuir uma Centelha Divina no seu corpo. 

Todavia é super importante compreender que ABSOLUTAMENTE MARIA NÃO É A MÃE DO TODO. Ela é "Mãe de Deus" porque Jesus - "o Filho do Homem" (Mt 16,13) - também possui uma Centelha Divina dentro de si.


Enfim, agora você pode tranquilamente continuar rezando... "santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós..." mas já tendo a compreensão que muitos ainda vão demorar para ter. (Portanto, ajude-os, compartilhando esta mensagem).


(Carlos Eduardo da Silva, teólogo - 09/02/2022)