(583)_PASME, MAS NÃO SE DEIXE ENGANAR [Religião] (pelo WhatsApp)


 



GENTE, PASMÉM!

(MAS NÃO SE DEIXEM ENGANAR!)


Fonte: Compartilhado pelo WhatsApp

Como tem gente que precisa crescer urgentemente e não se escandalizar - ou se pasmar - com coisas tão insignificantes como essa.

Se você quiser admitir que tudo o que está escrito na legenda (ou comentário) da foto é verdadeiro, terá seus próprios motivos para querer ficar pasmado(a); e neste caso a culpa é toda sua...

Se você quiser refletir um pouco mais sobre o que a foto representa, terá motivos para não se escandalizar tão inútilmente. E poderá julgar melhor o que a imagem, como um todo, representa. Eis algumas pistas:

[ ] O que compõe a imagem? Quatro figuras: duas mulheres ajoelhadas e de mãos postas; um bebê deitado numa cestinha forrado com um pano branco; uma outra figura com corpo de humano agachado e com cabeça, mãos (não postas) e asas.

[ ] O que representa cada figura? Se o bebê é o menino Jesus, então uma das mulheres é a sua mãe e a outra mulher quem será? E a figura com asas deve ser um anjo? - É o que a maioria de nós identificamos como sendo os personagens históricos e concluímos que o conjunto representa "um presépio".

[ ] Esse presépio está completo, está faltando figuras ou está com figuras a mais? Onde está o "presépio original" pra gente comparar? Os (4) evangelistas, na Bíblia, o que disseram? __(1) Mateus não diz nada sobre como o nascimento de Jesus aconteceu (cf. Mt 1,18ss); __(2) Marcos também não diz nada (cf. Mc 1,1ss); __(3) Lucas fez um relato bem amplo (cf. Lc 2,1-20); e __(4) João também não disse nada. || Mas o PRESÉPIO que Lucas desenhou com suas palavras foi o seguinte (cf. Lc 2,7): __{"Ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em faixas e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria."}__ || "Ela" é Maria; "seu filho" é Jesus na manjedoura; e no "para eles" está subentendido a presença de José, o esposo de Maria. || E se você quiser saber mais detalhes sobre o nascimento de Jesus, leia o relato que Maria fez a Annie Kirkwood. Eis um trechinho: __{"Nas primeiras horas da madrugada, acordei José, pois senti uma dor muito forte e sabia no fundo do coração que Jesus nasceria logo, como viera a ocorrer. Ele veio rapidamente e sem muito esforço. José nos limpou e nós oramos e agradecemos a Deus."}__ (Saiba mais por este link: https://bibliotecavirtualdopcj.blogspot.com/2021/12/442como-foi-o-nascimento-de-jesus.html ).



[ ] Portanto, esse é o "presépio simples e original, com apenas três pessoas: Jesus, Maria e José"; e nada mais: nem anjo, nem cabras, nem ovelhas, nem outros animais, nem pastores, nem magos e nem estrela no céu! Quando, em 1.200, são Francisco montou o primeiro presépio, ele acrescentou algumas figuras que o evangelista Lucas relata em momentos diferentes: os pastores, os anjos, a estrela, os magos, etc. Vários momentos juntos como se tivesse acontecido num único dia! E hoje em dia, em alguns lugares, é possível ver presépios com o básico e centenas de outras figuras e ornamentos artísticos. Então, o presépio que estamos analisando está apenas com duas figuras essenciais: a mãe e o bebê; a outra mulher e o anjo são acréscimos que poderiam faltar; e a falta de um homem representando José pode mesmo ser um erro grave de quem montou esse presépio ou ...? Será que é porque tava faltando uma imagem de José? Muitas outras perguntas poderão surgir e ficarão sem respostas. E será mesmo que o autor quis mesmo excluir o "José" ou só colocou outra figura de mulher na falta da figura de uma de "José"? Ou será que que ele quis mesmo colocar "duas Marias"? Etc.

[ ] Quem garante que o autor dessa junção de figuras - chamada de presépio - é um "padre italiano"? Onde está o nome dele?

[ ] E quem garante que tal composição de presépio teve "autorização do Vaticano"? E desde quando o Vaticano tem que dar "autorização" pra que um presépio ser montado? Será que o Vaticano não tem assuntos da Fé cristã mais sérios a que se ocupar?

[ ] E por que envolveram o "papa Francisco" nisso? Se um papa quiser fazer algo em nome da Igreja, ele terá que emitir um documento oficial do Vaticano (a Santa Sé) para isso. Cadê esse documento? Ah! Não existe; foi só um "pode fazer"...

Enfim, podemos também pensar assim: [ ] quem é a pessoa mal intencionada que começou a espalhar a foto desse "presépio" e acrescentar informações que só pretendem escandalizar (ou "pasmar") os cristãos? - É o "fim dos tempos se aproximando" ou é o Maligno querendo deixar você "pasmado"?

- Quer evitar isso? Não compartilhe mais essa postagem e ao rezar o Pai Nosso lembre-se bem a frase final: "...livrai-nos do mal (ou seja, do Maligno)". Amém

(Carlos Eduardo da Silva, teólogo - 29/12/2023)


Fim