(591)_ALIMENTACAO & HIPERTERSÃO ARTERIAL [Saúde] (por SESC)


 




Clique p/OUVIR 👉️🔉️

ALIMENTAÇÃO & HIPERTERSÃO ARTERIAL

(DICAS PARA A DIETA DO HIPERTENSO)


Fonte: Folheto do DEPARTAMENTO REGIONAL NA BAHIA - Parque Gráfico da Federação do Comércio do Estado da Bahia, do SESC e do SENAC.




[1] SIGA HORÁRIOS REGULARES PARA AS REFEIÇÕES. Caso sinta fome nos intervalos, coma frutas ou tome 1 copo de leite desnatado. Se sentir vontade de beliscar fora do horário de rotina, beba um copo com água, telefone para um amigo ou ocupe-se com seu passatempo preferido.

[2] MANTENHA SUA CASA À “PROVA DE CALORIAS". Pare de comprar doces, refrigerantes e sorvetes; não deixe salgadinhos perto de sua televisão, lembre-se que pessoas com excesso de peso tem maior probabilidade de desenvolver hipertensão.

[3] É IMPORTANTE INGERIR ALIMENTOS Com baixo teor de gorduras e colesterol, pois colesterol alto representa importante fator de risco nas doenças cardiacas.

[4] PREFIRA AS CARNES "BRANCAS", ou seja: de aves ou peixes. Retire toda a gordura e pele.

[5] JOGUE FORA O CALDO que se forma no cozimento das carnes.

[6] ARROZ, MASSAS E CEREAIS tem pouca gordura, mas são ricos em nutrientes que contribuem para o ganho de peso.

[7] NÃO COMA MAIS QUE duas gemas de ovos por semana (inclusive aquelas do preparo da comida).

[8] REDUZA PRODUTOS COM ALTO TEOR DE SAL, do tipo: molho de soja, molho de carnes, molho inglês, temperos prontos e concentrados de sal.

[9] O HIPERTENSO COM RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE 1G DE SAL, pode usar a tampa da caneta bic como medida. Recomenda-se adicionar o sal após a cocção.

[10] LIMITE O USO DO PRODUTO CUJA A QUANTIDADE DE SAL, GORDURA OU ÓLEO é mencionada em primeiro lugar. Os ingredientes em maior quantidade são listados primeiro.

[11] ESCOLHA CUIDADOSAMENTE A COMIDA, pois pode fazer uma grande diferença na quantidade de sódio (sal). Evite alimentos defumados, Enlatados e embutidos (salsichas, mortadelas e lingüiças). Geralmente são ricos em sódio.

[12] FIQUE ATENTO PARA O SIGNIFICADO DO SÍMBOLO 'NA', que pode ser utilizado nos rótulos em substituição do termo sódio, ou seja, SAL.

[13] A HIPERTENSÃO TAMBÉM PODE ACOMETER AS CRIANÇAS, por isso o ideal é adotar uma alimentação correta desde o início da vida, criando hábitos saudáveis sem sacrifícios.

[14] É IMPORTANTE A FORMAÇÃO DE BONS HÁBITOS ALIMENTARES, incentivando a criança a consumir alimentos naturais, como: frutas, verduras e legumes, reduzindo o consumo de salgadinhos, frituras, industrializados e guloseimas.

[15] O AUMENTO DO CONSUMO DE ALIMENTOS RICOS EM POTÁSSIO (banana, laranja, beterraba, chás, abacate e cenoura) reduz os riscos de hipertensão. Os idosos devem consumir quantidade maior de potássio em relação aos adultos, pois apresentam tendência de perda deste mineral, porém aqueles que apresentam comprometimento renal, devem limitar o consumo deste nutriente, para prevenir quadro de hipotensões severas.

[16] OS ALIMENTOS RICOS EM MAGNÉSIO (milho, cenoura, feijões, peixe e soja), contribuem para a prevenção da hipertensão.

[17] AUMENTE O CONSUMO DE VITAMIMA C (Laranja, acerola, cajú, verduras cruas), visto que atua na excreção do colesterol.

[18] SEJA PACIENTE. Provavelmente demorará algum tempo até que sua pressão fique sob controle, porém, uma vez que você comece um programa de tratamento, será mais fácil controlá-la.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

 ----------------------------------------------- 

1. CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA: Orientação ao Hipertenso. Salvador, jun.1998

2. MITCHELL, HELEN; ET All. NUTRIÇÃO. Rio de Janeiro: Editora Interamericana Ltda., 1978. 546p.

3. OIGMAN, Wile. HIPERTENSÃO ARTERIAL. Alguns Aspectos da Fisiopatologia e do Tratamento: Negro, Obeso, Boderune, Idoso. Volume 4, 31p.

4. SPRITZER, Nelson. PRÁTICA CLÍNICA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL. Volume 1. 38p.

PESQUISA 

 --------------- 

* NAIDE NAIRA PINHEIRO da Silva (Estagiária de NUTRIÇÃO, SESC BAHIA) * DANIELA DELLA ROSA DESANI (ESTAGIÁRIA DE NUTRIÇÃO, SESC BAHIA)

COORDENAÇÃO 

 ----------------------- 

Divisão de ORIENTAÇÃO SOCIAL - Edeir Lopes Bahia Lemos 

 COORDENAÇÃO DE NUTRIÇÃO - Marcia Baptista de M. NUNES 

 SESC: DEPARTAMENTO REGIONAL NA BAHIA


Fim