📺️(694)_Correntina: Natureza, História e Vida Simples na Bahia [Terraa] (por CES)


 


CORRENTINA: A Cidade dos Rios e da Simplicidade

Por: Carlos Eduardo da Silva



Correntina é uma cidade bem especial no interior da Bahia, no Brasil. Fica no oeste do estado, a cerca de 914 km de Salvador, a capital baiana, e a 527 km de Brasília. É um lugar onde a natureza brilha, com rios de águas cristalinas, ilhas encantadoras e uma história que mistura aventura e simplicidade. Hoje, em 2025, Correntina tem pouco mais de 32 mil habitantes, segundo estimativas, e é conhecida como um cantinho de paz e beleza na região.


O nome da cidade vem do Rio Correntina, que também é chamado de Rio das Éguas. Esse rio é o coração do lugar, cortando o centro da cidade e trazendo vida para os moradores. Nele, você encontra a Ilha do Ranchão, um ponto famoso que parece um cartão-postal. É um lugar onde as pessoas vão tomar banho, relaxar e aproveitar o carnaval, que é uma festa bem animada por lá. Outro destaque são as Sete Ilhas, um grupo de ilhotas ligadas por pontes de madeira, a só 1.200 metros (ou seja, 1,2 quilômetro) do centro. É bem pertinho, dá para ir a pé ou de carro rapidinho, e essas ilhas são conectadas entre si por pontes simples de madeira, o que torna o passeio ainda mais charmoso. Elas têm nomes fofos como Ilha dos Namorados e Ilha das Crianças, e são perfeitas para quem gosta de nadar ou só curtir a paisagem.


A história de Correntina começou há muito tempo, lá por volta de 1700, quando aventureiros chamados bandeirantes passaram pela região. Eles eram exploradores que buscavam ouro e novas terras. Com o tempo, o lugar cresceu e virou vila, até que, em 1938, foi oficialmente reconhecida como cidade. Antes disso, era conhecida como Nossa Senhora da Glória do Rio das Éguas. Hoje, ela faz parte de uma área chamada MATOPIBA, que junta Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, conhecida por ser forte na agricultura.


Além do Rio Correntina, outros rios como o Arrojado, o Santo Antônio, o Guará e o Rio do Meio também passam por perto. Eles têm águas claras e formam praias naturais, cachoeiras e até corredeiras, que são ótimas para quem gosta de aventura. A Gruta da Ponte Velha é outro lugar legal para visitar, com 800 metros de altura e um salão que impressiona quem entra. Fora isso, a cidade tem festas tradicionais, como a de Nossa Senhora do Rosário e a do Divino Espírito Santo, que atraem gente que curte turismo religioso.


A economia de Correntina é bem ligada à terra. A região produz muitos grãos, como soja e milho, e tem uma pecuária forte, com gado de qualidade. O PIB per capita, que é o dinheiro que cada pessoa gera em média, é alto para os padrões do Brasil, mas ainda falta mais apoio para acabar com o desemprego e a pobreza. Por isso, alguns jovens acabam indo embora para cidades maiores, como Brasília ou Goiânia, atrás de trabalho.


O clima em Correntina varia bastante. Pode fazer muito calor, com temperaturas chegando a 41°C, como já aconteceu em 2015 e 2020, ou cair para uns 6°C em dias frios, como em 2006. Chove bem em algumas épocas, o que ajuda as plantações e mantém os rios cheios. O vento também pode soprar forte às vezes, mas no geral, é um lugar gostoso de viver.


Para chegar lá, você pode ir de carro, ônibus ou até contratar um transporte especial saindo de Salvador. A viagem é longa, mas vale a pena para conhecer esse pedaço da Bahia. Correntina é simples, mas tem um charme que conquista. É um lugar para quem gosta de natureza, tranquilidade e um povo acolhedor que vive orgulhoso da sua terra.



Fim







🔉️(693)_Eclesiastes 1 — A Verdade Que Poucos Enfrentam [Bíblia Sagrada]


 Resumo:

O capítulo 1 de Eclesiastes apresenta a profunda reflexão do Pregador, identificado como filho de Davi e rei em Jerusalém. Ele declara que tudo é vaidade e questiona o verdadeiro proveito do esforço humano sob o sol. Observando os ciclos da natureza — o sol, o vento e os rios —, conclui que tudo se repete incessantemente e nada é realmente novo. A busca pelo conhecimento e pela sabedoria, embora nobre, traz cansaço e tristeza, pois revela a limitação humana diante dos mistérios da vida. O texto expressa a frustração existencial diante da efemeridade e da aparente inutilidade das coisas terrenas. Tudo parece ser como correr atrás do vento: uma busca incessante por sentido em meio à transitoriedade da existência.


Clique p/OUVIR 👉️🔉️


Bíblia Sagrada

LIVRO DO ECLESIASTES

Capítulo 1 


Palavra do pregador, filho de Davi, rei de Jerusalém Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades, tudo é vaidade. Que proveito tem um homem, de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol? Geração vai e geração vem, mas a terra permanece para sempre. Levanta-se o sol e põe-se o sol, e volta ao seu lugar onde nasce de novo.


O vento vai para o sul e faz o seu giro para o norte. Volve-se e revolve-se, na sua carreira, e retorna aos seus circuitos. Todos os rios correm para o mar, e o mar não se enche.


Ao lugar para onde correm os rios, para lá tornam eles a correr. Todas as coisas são canseiras, tais que ninguém as pode exprimir. Os olhos não se fartam de ver, nem se enchem os ouvidos de ouvir.


O que foi, é o que há de ser, e o que se fez, isso se tornará fazer. Nada há, pois, novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer, vê, isso é novo? Já foi nos séculos que foram antes de nós.


Já não há lembrança das coisas que precederam, e das coisas posteriores também não haverá memória entre os que iam de vir depois delas. Eu, o pregador, venho sendo rei de Israel, em Jerusalém. Apliquei coração a esquadrinhar e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu.


Este enfadonho trabalho impôs Deus aos filhos dos homens, para neles afligir. Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo é vaidade e correr atrás do vento. Aquilo que é torto não se pode endireitar.


E o que falta não se pode calcular. Disse comigo, eis que me engrandeci e sobrepugei em sabedoria a todos os que antes de mim existiram em Jerusalém. Com efeito, o meu coração tem tido larga experiência da sabedoria e do conhecimento.


Apliquei coração a conhecer a sabedoria e a saber o que é loucura e o que é estrutícia. E vim a saber que também isso é correr atrás do vento. Porque na muita sabedoria há muito enfado, e quem aumenta a ciência aumenta a tristeza.



Fim

(Transcrito por TurboScribe.ai)


Fonte: 

CD Biblia Falada MP3-Português

Versão: Almeida (Revisada e atualizada)

by http://www.edserenidade.com 

Brasília - DF







🔉️(692)_PROSPERIDADE É UMA OPÇÃO - Parte 1 [Palestra] (Por: Hélio Couto)

 



Clique p/OUVIR 👉️🔉️

PROSPERIDADE É UMA OPÇÃO 1

Por: Hélio Couto

Parte 1


Quanto de conhecimento?


A questão é qual o percentual de conhecimento de como o Universo funciona. Se a pessoa conhece 10% das variáveis do negócio que quer empreender terá muita dificuldade em ter sucesso.


É por isso que é preciso estudar sem parar todos os assuntos concernentes ao empreendimento e também os assuntos correlatos que envolvem a realidade deste planeta, bem como os assuntos da dimensão espiritual.


Mesmo com 50% de conhecimento ainda será dificil ter e manter o sucesso.


É por esta razão que postaremos sobre os assuntos que devem ser estudados para obtenção do sucesso.


Existem muitas variáveis que por preconceito ou tabu não são estudadas. A pergunta é: a pessoa quer sobreviver ou não? Para sobreviver é preciso ter muito conhecimento em muitas áreas. A pessoa quer saber como funciona o universo ou não? Quer a verdade nua e crua? Sem isso será por tentativa e erro, que custa muito caro.


Para que um negócio de lucro é preciso postar em alguma rede social. Postar assunto sobre o negócio e que seja de interesse do mercado. Isso é extremamente importante. Se a pessoa monta uma barraca na feira livre deve colocar à venda o que o mercado quer comprar e com preços competitivos.


Hélio Couto






🔉️(691)_UMA LENDA, LINDA LENDA [Literatura] (por IDPH)



Clique p/OUVIR 👉️🔉️

UMA LENDA, LINDA LENDA 


Existe uma história de simplicidade linda, que eu gostaria de contar. Um lenda, um acalanto. . . . . . .

Não sei se é verdade. . . e não me importo com isso. Não precisa ser. . . .. 

Foi há muito tempo atrás. . . depois do mundo ser criado e da vida completá-lo. 

Num dia, numa tarde de céu azul e calor ameno. Um encontro entre Deus e um de seus incontáveis anjos. Acredita? 

Deus estava sentado, calado. Sob a sombra de um pé de jabuticaba. Lentamente sem pecado, Deus erguia suas mãos então colhia uma ou outra fruta. Saboreava sua criação negra e adocicada. Fechava os olhos e pensava. Permitia-se um sorriso piedoso. Mantinha seu olhar complacente. Foi então que das nuvens um de seus muitos arcanjos desceu e veio em sua direção. 

Já ouviu a voz de um anjo? 

É como o canto de mil baleias. 

É como o pranto de todas as crianças do mundo. 

É como o sussurro da brisa. 

Ele tinha asas lindas. . . . brancas, imaculadas. Ajoelhou-se aos pés de Deus e 

falou: 

— Senhor. . . visitei sua criação como pediu. Fui a todos os cantos. Estive no sul, no norte. No leste e oeste. Vi e fiz parte de todas as coisas. Observei cada uma de suas crianças humanas. E por ter visto, vim até o Senhor. . . . para tentar entender. Por que? Por que cada uma das pessoas sobre a terra tem apenas uma asa? Nós anjos temos duas. . . podemos ir até o amor que o Senhor representa sempre que desejarmos. Podemos voar para a liberdade sempre que quisermos. 

Mas os humanos com sua única asa não podem voar. Não podem voar com apenas uma asa. . . ” 

Deus na brandura dos gestos, respondeu pacientemente ao seu anjo. 

— Sim. . . eu sei disso. Sei que fiz os humanos com apenas uma asa. . . ” 

Intrigado, com a consciência absoluta de seu Senhor o anjo queria entender e perguntou: 

— Mas por que o Senhor deu aos homens apenas uma asa quando são necessárias duas asas para se poder voar. . . . para se poder ser livre?” 

Conhecedor que era de todas as respostas, Deus não teve pressa para falar. Comeu outra jabuticaba, obscura e suave. 

Então, respondeu: 

— Eles podem voar sim meu anjo. Dei aos humanos apenas uma asa para que eles pudessem voar mais e melhor que Eu ou vocês, meus arcanjos. . . . Para voar, meu amigo, você precisa de suas duas asas. . . Embora livre, sempre estará sozinho. Talvez da mesma maneira que Eu. . . . 

Mas os humanos. . . . os humanos com sua única asa precisarão sempre dar as mãos para alguém a fim de terem suas duas asas. Cada um deles tem na verdade um par de asas. . . .uma outra asa em algum lugar do mundo que completa o par. 

Assim eles aprenderão a se respeitarem pois ao quebrar a única asa de outra pessoa, podem estar acabando com as suas próprias chances de voar. 

Assim meu anjo, eles aprenderão a amar verdadeiramente outra pessoa. . . aprenderão que somente se permitindo amar, eles poderão voar. Tocando a mão de outra pessoa em um abraço correto e afetuoso eles poderão encontrar a asa que lhes falta..e poderão finalmente voar. Somente através do amor irão chegar até onde estou. . . assim como você meu anjo. 

E eles nunca. . . . nunca estarão sozinhos quando forem voar.” 

Deus silenciou em seu sorriso. 

O anjo compreendeu o que não precisava ser dito. 

E assim sendo, no fim desse conto, espero que um dia você encontre a sua outra asa. . . Para finalmente poder voar. 



Fim

Fonte: 

Site "Motivação" in http://www.idph.net  [ Julho de 2002 ]