(561)_27 de novembro: FESTA DA MEDALHA MILAGROSA [Religião] (por Luis Eduardo R. Eslava)



27 de novembro: 

FESTA DA MEDALHA MILAGROSA

(Conheça como foi a aparição da Santíssima Virgem à Santa Catarina Labouré em 1830)


Fonte: Do livro “EL GRAN MENSAJE DE MARIA INMACULADA' de Luis Eduardo Rodríguez Eslava – Bogotá, 1976.

Tudo se inicia numa época difícil e agitada da França. Quarenta anos depois da Revolução de 1789, a intranquilidade e a zombaria reinavam por toda parte. Paris, a Cidade Luz, vivia em efervescência política, e a França se precipitava para uma nova revolução. Depois da sacrílega profanação tantas vezes repetida ao Templo de Notre Dame, e depois da terrível perseguição religiosa, as igrejas permaneciam fechadas e desertas; dos sacerdotes que ainda ficaram, nenhum se atrevia aparecer em público. Por todas as partes se atiçavam o ódio contra tudo que tivesse sabor religioso.

Dentro desse ambiente tão hostil, chega a noite de 18 de julho de 1830, e as irmãs da Casa Madre das Filhas da Caridade de Paris, situada na Rua du Bac no 132 (hoje 140), depois de elevar ao céu suas orações fervorosas, se entregam ao descanso. No dia seguinte, 19 de julho, se celebrará a festa de São Vicente, fundador da Comunidade.

A irmã Catarina Labouré, no vigor de seus 24 anos de idade, recentemente admitida ao convento, também dormia. Pouco antes da meia-noite, algo extraordinário ocorre. Leiamos o relato de Catarina:

“As onze e meia da noite escutei que me chamavam: ‘Irmã!... Irmã!...' Ao me despertar, olhei para o lado de onde vinha a voz e contemplei um menino de quatro a cinco anos de idade, vestido de branco.

- 'Venha à Capela, que a Santíssima Virgem a espera' - me disse.

Em seguida pensei: 'Podem me ver...', ao que o menino disse: - 'Não se preocupe. São já onze e meia e todo mundo está dormindo profundamente. Venha que eu a espero."

Obedecendo ao menino, rapidamente me vesti e caminhei com ele sempre à minha esquerda. Por onde passávamos, as luzes estavam accsas, o que me surpreendeu muito. Porém, minha surpresa maior foi quando, ao chegar à capela, a porta se abriu assim que o menino a tocou com um dedo, e pude então contemplar como todas as velas e lâmpadas estavam accsas como para uma missa de meia-noite.

O menino me conduziu ao Altar-Mor. Me ajoelhei. Porém, como o tempo de espera se fazia longo, imaginei que as zeladoras do convento poderiam me surpreender de um momento a outro.

Enfim, chegou a hora, e o menino me avisou dizendo: 'Veja!... A Santíssima Virgem está aí!...'

Escutei então algo assim como o ruído produzido pelo roçar de um vestido de seda que se aproximava pelo lado do altar de São José, e uma Formosa Mulher se sentou numa cadeira que estava colocada no Altar-Mor e que unicamente era usado pelo Padre Alabel, diretor espiritual da Comunidade.

Por um instante duvidei que fosse Ela a Santíssima Virgem, porém o menino me repetiu: 'Olhe!... A Santíssima Virgem está aí!..."

O que eu senti nesse momento é impossível de se descrever. Me parecia que não via a Santíssima Virgem. Então o menino me falou não mais como um menino, mas com uma voz forte, como um homem. De um salto me ajoelhei aos pés da Santíssima Virgem e com minhas mãos apoiadas sobre seus joelhos passei o momento mais doce de minha vida. Impossível descrevê-lo...

*Ela me ensinou como devia comportar-me com o meu Diretor, e muitas outras coisas que não devo dizer. Me ensinou também a forma de comportar-me nas penas e aflições, dizendo-me que deveria prostrar-me aos pés do Sacrário (que Ela me mostrou com a mão esquerda) e desabafar ali meu coração, recebendo em troca todos os consolos que necessitasse. Lhe perguntei o que significavam todas essas coisas, e Ela me explicou tudo. Ali permaneci não sei quanto tempo. Tudo o que sei é que quando Ela se foi, percebi como uma coisa que se desvanecia tomando o mesmo caminho por onde tinha vindo.

* * *

As anotações da irmã Catarina nos revelam as palavras de Nossa Senhora:

'Filha minha! O Bom Deus quer encarregar-te de uma missão. Tereis que sofrer, porém vencerás estas penas pensando que o farás pela Glória do Bom Deus... Os tempos que correm são muito ruins... desgraças sobrevirão à Franca; o trono será derrubado; o mundo inteiro será atribulado por desgraças de toda classe. (A Santíssima Virgem tinha um ar de imensa dor ao pronunciar estas palavras). Porém, deste Sacrário se repartirão as graças a todas as pessoas que venham pcdi-las..."

'Filha minha!... Quanto eu queria cobrir de graças a Comunidade em particular, porque a amo muito! Sem dúvida, tenho uma imensa dor ao contemplar os grandes abusos que se cometem contra a disciplina. As Rcgras não são observadas e há um grande relaxamento nas duas comunidades'.

'Quando a Regra for observada, uma Comunidade virá unir-se com essa Comunidade; isto não é comum, porém eu as amo. Diga que as receba. Deus as abençoará e elas gozarão de uma grande paz... A Comunidade gozará de uma grande paz e será grande.'

'Porém, grandes desgraças acontecerão. O perigo será grande. Sem dúvida, nada há a temer porque a proteção de Deus estará ali de uma maneira particular, e São Vicente os protegerá. (A Santíssima Virgem tinha lágrimas em seus olhos ao pronunciar estas palavras). Para o clero de Paris haverá vítimas. O Senhor Arcebispo... (A frase ficou sem terminar e de novo seus olhos se cobriram de lágrimas...)

'Filha minha!... A Cruz será desprezada... Será atirada ao solo; o sangue correrá e de novo se abrirá as costas de Nosso Senhor, as carnes derramarão sangue. O Senhor Arcebispo será despojado de suas vestes... (neste momento a Santíssima Virgem mal podia falar, tanto era a dor que refletia em seu rosto). Filha minha! O mundo inteiro cairá em grande tristeza...”

Ao escutar estas palavras, se me ocorreu pensar quando ocorreria isto. E não sei como, compreendi que eram “quarenta anos"... A este respeito, em uma ocasião me perguntava o Padre Alabel: "Sabe se você estará ali para esse acontecimento, e se eu também estarei?” Eu lhe respondi: “Sei, nós não estaremos ali, mas outros estarão!..."

* * *

A SEGUNDA REVELAÇÃO

'No dia 27 de novembro de 1830 - escreve Santa Catarina - véspera do primeiro Domingo do Advento, às 5 e 30 da tarde, depois do tema de meditação, em meio ao grande silencio que reinava, me pareceu escutar um ruído do lado do altar de S. José. Era um ruído como o fru-fru produzido pelo roçar de um vestido de seda. Olhando para esse lado, vi a Santíssima Virgem, a altura de S. José'.

1a fase: A VIRGEM DO GLOBO DE OURO

‘A Santíssima Virgem estava de pé. Era de estatura mediana; vestida de branco, com uma túnica de seda branco-aurora. Um véu branco lhe cobria a cabeça e descia lado a lado até os pés. Seus cabelos estavam divididos e cobertos por uma diadema adornada. O rosto bem descoberto era tão belo que é impossível descrever tanta beleza. Os pés se apoiava sobre uma grande bola branca, ou seja, a metade de uma bola, ou pelo menos me parecia que era a metade. Havia também uma serpente da cor verde e manchas amarelas. As mãos bem levantadas a altura do estômago em atitude muito natural de oferenda a Deus, tinha uma bola de ouro coroada por uma cruz, também de ouro, que representava o mundo. Seus olhos estavam levantados ao céu e sua figura era de tanta beleza e serenidade que é impossível descrevê-la. De repente me dei conta que tinha anéis em seus dedos; três em cada dedo. O maior estava mais perto da mão, o médio na metade, e o menor na extremidade. Cada anel estava revestido de pedras preciosas que lançavam raios menores. Os raios de luz chegavam até a parte inferior, de modo que já não se podia ver os pés da Santíssima Virgem.

Nesse momento, a Santíssima Virgem baixou os olhos para olhar-me. Uma voz me disse: “Esta bola que vês, representa o mundo inteiro, França e cada pessoa em particular". Aqui não sei como explicar sobre o que experimentei e o que contempiei... A beleza e o esplendor dos raios era tão formoso...

"Este é o símbolo das graças que Eu derramo sobre as pessoas que as pedem...” - fazendo-me ao mesmo tempo compreender quão grato é orar à Santíssima Virgem, e como Ela se mostra generosa para as pessoas que a Ela acorrem, e as graças que concede às pessoas que lhe rezam e a alegria que Ela sente ao conceder-lhes. “As pedras que não emitem raios de luz - continuou dizendo-me a Santíssima Virgem são as graças que ninguém pede”.

2a fase: A VIRGEM COM SUAS MÃOS QUE EMITEM RAIOS LUMINOSOS

"Nesse momento - continua dizendo Santa Catarina - se formou um halo oval ao redor da Santíssima Virgem com as palavras: "Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS”. A inscrição em meio círculo começava a altura da mão direita, passava sobre a cabeça e terminava a altura da mão esquerda. O globo de ouro havia desaparecido devido o esplendor dos raios luminosos; as mãos se achavam inclinadas e os braços permaneciam estendidas devido o peso dos tesouros de graças derramadas".

Então a voz da Virgem me disse: “FAZEI-ME CUNHAR UMA MEDALHA DE ACORDO COM ESTE MODELO. TODAS AS PESSOAS QUE A TROUXEREM RECEBERÃO GRANDES GRAÇAS, ESPECIALMENTE SE A TROUXEREM AO PESCOÇO. AS GRAÇAS SERÃO ABUNDANTES PARA AQUELES QUE TIVEREM CONFIANÇA”.

3a fase: A VIRGEM COM O CORAÇÃO TRANSPASSADO

*...num instante, o quadro pareceu girar e então pude contemplar o reverso da medalha: no centro se via o monograma da Santíssima Virgem, composto pela letra 'M', sustentando uma Cruz. O ‘M' estava acima de uma grande barra e debaixo os corações de Jesus e Maria. O coração de Jesus estava rodeado de uma coroa de espinhos e o coração de Maria atravessado por uma espada..."

Os apontamentos de Santa Catarina nada dizem sobre as doze estrelas que rodciam o monograma da medalha. É pois, moralmente seguro que este detalhe foi dado de viva voz à jovem irmã, em um momento das aparições.

Preocupada em saber o que deveria por nas costas do reverso da medalha, um dia em meditação, a vidente disse que havia parecido escutar uma voz que lhe disse: "O 'M' e os dois corações já dizem o suficiente".

E a Santa termina dizendo: “Tudo me pareceu como um sonho... porém estou certa de não ter sido...” Assim se encerra para Catarina Labouré as aparições marianas. “Filha minha! Daqui por diante não me verás mais, porém escutaras minha voz em vossos corações”.


Fim

(560)_MENINO DE ENGENHO [Literatura} (por José Lins do Rego)



MENINO DE ENGENHO

(Texto narrativo )


Fonte: Trecho da obra de JOSÉ LINS DO REGO. Menino de engenho. São Paulo: José Olympio, 2010.

[.....] Uma tarde, chegou um portador, num cavalo cansado de tanto correr, com um bilhete para o meu avô. Era um recado do Coronel Anísio, de Cana Brava, prevenindo que Antônio Silvino naquela noite estaria entre nós. A casa toda ficou debaixo do pavor.

O nome do cangaceiro era o bastante para mudar o tom de uma conversa. Falava-se dele baixinho, em cochicho, como se o vento pudesse levar as palavras. [...]

Naquela noite íamos tê-lo em carne e osso. Meu avô é que era o mesmo. Aquele seu ar de tranquilidade poucas vezes eu via alterar-se. [...] Tia Maria ficava no seu quarto a rezar. Tinha muito medo dessa gente que vivia no crime. Quando me viu a seu lado, abraçou-me, chorando.

Não havia, porém, perigo de espécie alguma. Antônio Silvino vinha ao engenho em visita de cortesia. Um ano antes ele estivera na vila de Pilar noutro caráter. Fora ali para receber o pagamento de uma nota falsa que o Coronel Napoleão lhe passara. [...] Mas, com meu avô, o bandido não tinha rixa alguma. Naquela noite viria fazer a sua primeira visita.

À noitinha chegava o bando à porta da casa-grande. Vinha Antônio Silvino na frente; os seus doze homens à distância. Subiu a calçada como um chefe, apertou a mão do meu avô com um sorriso na boca. Levado para a sala de visita, os cabras ficaram enfileirados na banda de fora, numa ordem de colegiais. Só ele tomava intimidade com os de casa. Ficávamos nós, meninos, numa admiração de olhos compridos para o nosso herói, para o seu punhal enorme, os seus dedos cheios de anéis de ouro e a medalha com pedras de brilhante que trazia no peito. O seu rifle pequeno, não o deixava, trazendo-o entre os joelhos.

À hora do jantar foram todos para a mesa.

Ele na cabeceira, e os cabras em ordem, todos calados, como se estivessem com medo. Só ele falava, contava histórias [...] numa fala de tátaro, querendo fazer-se de muito engraçado.

Alta noite foi-se com o seu bando. Para mim tinha perdido um bocado do prestígio. Eu o fazia outro, arrogante e impetuoso, e aquela fala bamba viera desmanchar em mim a figura de herói. [...]
Fim

(559)_O DOM E A FELICIDADE DA MULHER [Comportamento] (por Seicho Taniguchi)




O DOM E A FELICIDADE DA MULHER

("A beleza de uma pessoa se revela com maior vividez quando ela está com o coração repleto de amor. Se você agir com bondade e alegria, esses sentimentos formarão uma aura em torno de você, enfatizando a sua beleza. " Seicho Taniguchi )


Fonte: Revista Pomba Branca Outubro de 1996, p. 8-10.


PARA SER BONITA

A beleza das flores é amplamente conhecida. Mas devemos saber que as máquinas também possuem beleza. Uma máquina dotada de grande precisão e eficiência tem uma beleza peculiar, muito diferente da beleza das flores.

As mulheres se encantam com a beleza das flores, enquanto os homens ficam fascinados com a beleza das máquinas altamente sofisticadas. Isto se deve à diferença entre a personalidade feminina e a personalidade masculina. Existem exceções, mas geralmente as mulheres se interessam mais pela beleza das flores. E freqüentemente a beleza da mulher é comparada com a de uma flor.

As mulheres nunca devem abdicar à beleza. Não importa o que alguns digam, o fato é que a beleza é mais valiosa que a fealdade. No entanto, algumas mulheres limitam a própria beleza, considerando a idade ou os traços fisionômicos.

“Já sou velha, não posso ser bonita" dizem algumas. Que absurdo! A flor é linda não somente quando é um botão ou quando desabrocha; ela é linda também quando está prestes a fenecer. Instruí a empregada da nossa casa para que não varresse as camélias caídas na vereda do jardim. Todas as manhãs, passeando por essa vereda, admiro a sutil beleza das camélias caídas no chão, um pouco murchas e úmidas de sereno.

Tenho a certeza de que a Vida dessa flor ressuscitará e se manifestará de novo como uma linda flor, cheia de viço.

Algumas mulheres dizem: "Não nasci bonita". Tal idéia é equivocada. Todas as pessoas são originalmente bonitas. Como a beleza de cada pessoa é peculiar, às vezes não é percebida pelos outros. Mas o fato é que a beleza existe em todas as pessoas.

A beleza de uma pessoa se revela com maior vividez quando ela está com o coração repleto de amor. Se você agir com bondade e alegria, esses sentimentos formarão uma aura em torno de você, enfatizando a sua beleza.

Se você, mirando-se no espelho, achar que não é bonita, é porque não está amando ninguém; não está amando nem mesmo a própria imagem refletida no espelho. Como não sente amor, a beleza não se manifesta.

Se até mesmo em máquinas, obras criadas pelo ser humano, existe beleza, é impossível não existir beleza no ser humano, grande obra criada por Deus. O corpo carnal, que é superior às mais eficientes máquinas, possui a beleza peculiar; e a mente, que é a dona do corpo, também possui beleza própria.

Entretanto, por maior que seja a beleza inerente ao ser humano, se a pessoa não cultivar o amor, a beleza será inibida e não se manifestará.

Cultive o amor e manifeste ao máximo a beleza latente em você. Aprimorando cada vez mais o seu amor, faça com que o círculo ou a organização a que você pertence se torne belo instrumento de Deus.

SEJA ALEGRE, RADIOSA

No início do ano, as mulheres ficam mais bonitas. A razão disso é que elas começam o ano com a mente renovada e revigorada. Porém, com o passar dos meses, o viço diminui e elas tendem a mostrar uma fisionomia desanimada. Senhoras, procurem manter sempre o mesmo ânimo e a mesma alegria do começo do ano. Assim, poderão viver o ano todo como se fossem recém-casadas.

Uma mulher recém-casada acompanha o marido até a porta todas as manhãs; e, no fim do dia, espera ansiosamente a volta dele. Na hora de preparar a refeição, pensa, um tanto preocupada: "Será que ele vai aprovar este prato?". Ao arrumar a casa, enfeita com carinho a escrivaninha do marido, colocando um vaso com flores. Mas, com o passar dos anos, ela vai mudando.

Após vinte ou trinta anos de casada, perde a alegria e o entusiasmo do tempo de recém-casada e tende a se apegar a coisas materiais. Dia após dia, prepara pratos comuns sem nenhuma criatividade, usa roupas também comuns, sem nenhum atrativo, já não sente a emoção e a gratidão, nem o palpitar do coração que sentia nos primeiros tempos.

Não digo que você vá se tornar assim. O que quero dizer é que muitas pessoas tendem a perder o frescor e o viço da mente. Talvez pensem que isso seja inevitável com o passar do tempo. Mas tempo é uma "medida provisória” criada pela mente humana. É produto da mente humana, e não obra de Deus. Por isso, mentalmente o ser humano pode esticar ou encurtar o tempo como ele quiser.

Existem esposas que, mesmo após cinqüenta ou sessenta anos de vida de casada, ainda conservam em seu interior o viço e o frescor de uma recém-casada. Se você é uma mulher que, apesar de já ser velha quanto à idade cronológica e ao aspecto exterior, por dentro é uma "jovem esposa" com a mente viçosa e o coração repleto de emoções, pode considerar-se bem-aventurada. Você merece ser chamada "noiva do paraíso", "princesa Otohime do castelo Ryugu" (N. da t.: Segundo uma lenda japonesa, princesa que habita um mundo submarino repleto de riqueza, onde ninguém envelhece).

Por mais que o tempo passe, você não envelhecerá. Você ainda é capaz de conceber e gerar. E com certeza terá parto sem dor; ou melhor, terá um parto prazeroso. Não estou me referindo apenas à capacidade de gerar filhos, mas também a de gerar muitas coisas benéficas, como boa sorte, bom trabalho, capacidade de realizar boas obras. Você será capaz até de gerar o êxito pessoal e profissional de seu marido. E para gerar tudo isso, você não passará pelo "parto difícil". Pelo contrário, terá um "parto prazeroso".

Pessoas que só conseguem gerar coisas passando pelo "parto difícil" são aquelas que pensam que nesta vida tudo deve ser conquistado através de sofrimentos. Elas acham que não devem se entregar às coisas agradáveis e prazerosas, e, sem se dar conta, provocam o próprio sofrimento.

É preciso saber que a vida é para ser vivida com alegria. Somos filhos de Deus, e é óbvio que Deus-Pai regozija-Se ao ver Seus filhos vivendo com alegria, do mesmo modo que você se alegra ao ver a alegria de seus filhos. Não existem pais que se alegram vendo o sofrimento dos filhos.

O mesmo pode-se dizer dos maridos que amam a esposa. Com certeza, seu marido deseja vê-la feliz, ouvir sua exclamação de alegria. É claro que ele não quer vê-la com expressão amargurada, desfiando um rosário de lamentações e queixas ou proferindo maledicências e calúnias.

-------------- "Cultive o amor e
manifeste ao máximo a
beleza latente em você"
--------------
Fim

(558)_UMA AJUDA DOS URUBUS [Saúde] (por João Paulo Rossini)



UMA AJUDA DOS URUBUS

(No Peru, aves foram equipadas com câmeras e GPS para monitorar locais de despejo de lixo)


Fonte: João Paulo Rossini. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: . Acesso em: 26 fev. 2016.

Para muitos de nós, os urubus sinalizam mau agouro ou – diz a tradição! – que vai chover no dia seguinte. Mas cientistas da Universidade Nacional Maior de San Marcos, no Peru, veem nesses animais possíveis aliados na fiscalização do despejo clandestino de lixo. Por isso, eles têm utilizado os urubus para localizar lixões na cidade de Lima, capital do país.

O projeto está baseado numa característica do comportamento dessas aves: para buscar alimento nas grandes cidades, elas costumam se aproximar de regiões onde há muito lixo acumulado. Essa foi uma forma de os urubus se adaptarem ao ambiente urbano, conta o biólogo Weber Novaes, da WGN Consultoria Ambiental. [...]

Outro fator importante para a escolha desses animais foi a grande distância percorrida em seus voos diários. "Sem bater asas, por se aproveitar das correntes de ar, o urubu pode voar até 200 quilômetros por dia e nem gasta muita energia", afirma Weber. São os ajudantes de que os cientistas estavam precisando!

Os pesquisadores decidiram, então, equipar urubus-de-cabeça-preta (Coragyps atratus), comuns na região, com câmeras e aparelhos de GPS. Quando eles voam atrás de comida, os pesquisadores observam as imagens captadas pela câmera e usam o GPS para localizar o ponto da cidade onde existe acúmulo de lixo.

A campanha recebeu o nome de Gallinazo Avisa (que quer dizer “Urubu Avisa", em espanhol) e tem como objetivo, além de localizar os lixões, conscientizar os moradores sobre como o despejo incorreto do lixo pode causar danos ambientais e à saúde da população.

No Brasil, segundo Weber, poucos pesquisadores estudam os urubus. Mas conhecer a fundo esses animais poderia ser muito útil! O cientista contou à CHC que entender melhor a movimentação das aves nas cidades poderia evitar uma série de acidentes nos aeroportos brasileiros. Fim

(557)_DEUS TE AMA [Religião] (por Renovação Carismática)




DEUS TE AMA

(Jesus é o Senhor)


Fonte: FOLHETO A-1 | Jesus é o Senhor | Comissão Nacional de Serviço Renovação Carismática Católica | Cx. Postal, 1654 - Campinas, SP - BRASIL

Manhã fria, coisa rara num ano de muito calor e seca. Trem lotado, tive que ir como já o fizera outras vezes, para o carro-restaurante.

O garçom indica um lugar vago numa mesa de quatro; não os cumprimentei, fui cumprimentado. Respondi com um sorriso disfarçado. Campinas ficara para trás e eles continuaram o que parecia uma animada conversa, era impossível deixar de ouvir.

- Que coisa linda, Paulo; poderia explicar melhor?!

- Vou tentar... - havia força, alegria e entusiasmo em sua voz. Trinta e poucos anos, não muito alto, moreno, usava óculos e um bigode espesso que era tocado ligeiramente de quando em vez.

O outro, de gravata, paletó, quase calvo e pasta executiva ao lado da cadeira, ouvia-o atento; tinham aparentemente a mesma idade.

Carlos, o conferencista, dizia que a mensagem mais constante de Deus para nós é a que Ele nos ama. A medida que somos tocados pelo Seu Amor, cada detalhe de nossa vida se transforma. Passamos a viver de uma nova maneira e somos capazes de amar como nunca imaginávamos.

O entusiasmo do rapaz que falava e que já era grande, cresce. Seu rosto reflete paz. Alguma coisa havia mudado em seu modo de ser, talvez não o percebesse mas seu amigo, sim.

- Mas afinal, como é este Amor de Deus?! pergunta o outro com interesse.

- Incondicional; totalmente incondicional, é eterno. Rubens, não precisamos ser de uma certa maneira para que Ele nos ame. Ele nos ama exatamente como nós somos, não é maravilhoso? - seu entusiasmo contagiava - O Amor de Deus é gratuito. Deixe-O entrar em seu coração. Se você o aceitar como Senhor, sua vida será cheia de alegria e paz.

Pessoas de outras mesas olhavam para a nossa, curiosas e atentas enquanto eu, literalmente, bebia aquelas palavras, aquele entusiasmo... aquela nova vida.

- Outra coisa fantástica que eu ouvi - continua - é que muitas vezes pensamos que o Amor de Deus é intermitente, que vai e vem de acordo com nossas ações e sentimentos. Por exemplo, achamos que quando fazemos algo bom Ele nos ama e quando agimos mal Ele não nos ama mais ..... nada disso é verdade. O Amor de Deus é constante, fiel, inabalável, eterno e não depende do nosso merecimento. Uma infinidade de coisas pode ser causa de não sentirmos Sua Presença, mas Seu Amor está lá o tempo todo.

- Mas como posso sentir o Amor de Deus na minha vida?

- Sabe, a este respeito, Carlos nos contou que viveu uma experiência incrível. Certo dia, quando orava, sentiu que Deus lhe dizia:

"Meu filho, quero que você me procure em qualquer situação. Que me procure quando pecar, que me procure quando estiver com medo. Você precisa vir a Mim quando estiver confuso, precisa vir a Mim quando não souber qual a melhor maneira de agir, precisa vir a Mim sempre e cada vez mais".

- Não devemos procurar Deus apenas quando estamos em apuros, precisamos procurá-lo sempre, não nos tornamos melhores porque aguentamos as dificuldades sozinhos. Precisamos dEle em todas as circunstâncias, boas ou más, para sermos repleto do Seu Amor, então será o Amor de Deus que estamos dando aos outros. Uma das coisas que o Carlos disse e que mais me impressionou foi que é o poder e a profundidade do Amor de Deus em nós, e não o nosso próprio amor, que muda as coisas e liberta as pessoas.

Ele contou também, que certa vez, quando estava em oração, sentiu novamente que Deus lhe falava:

"Carlos, é a você que EU amo. Meu Amor é também para você; não quero que pense que é só para os outros. Quero que chegue ao conhecimento da totalidade do Meu Amor por você".

Houve um instante em que ele parou a palestra e pediu-nos que fechássemos os olhos e procurássemos ouvir a voz de Deus no nosso coração, dizendo que nos amava. Rubens, faça também esta experiência e ouça-O dizer-lhe: "Rubens, EU te AMO”.

- Foi a partir deste momento - prosseguiu - que senti minha vida começar a transformar-se. Saber-se amado por Deus como nós somos neste instante, é maravilhoso, é libertador. É importante sentirmos interiormente que Ele nos Ama, que nos criou à Sua Imagem e Semelhança e nos chamou a sermos Seus Filhos.

- É... mas ainda acho que temos que fazer alguma coisa para sermos dignos do Amor de Deus.

- Não Rubens, o amor de Deus é gratuito; está muito além de nossa condição de merecer. Deus nos ama sempre e quando nos dirigimos a Ele pedindo perdão, Ele nos perdoa e cuida de nós com atos de amor todos os dias.

Não me contive e perguntei-lhe:

Mas não temos mesmo que fazer absolutamente nada para merecermos este Amor?!

O rapaz olhou-me um tanto surpreso por ver-me interessado mas logo respondeu como se me conhecesse há anos:

- Como já falei, não é por nosso merecimento que Ele nos ama, muito pelo contrário, não há pecado, não há nada que possamos ter feito que Ele não esteja pronto a perdoar para trazer-nos de volta para Si.

- Puxa, que bacana! - falou uma jovem que estava a meu lado. - O que você disse me impressionou muito.

- Então deixe Deus amá-la. Deus a ama, entende?! Repita isto uma, duas, dez, centenas de vezes ao dia: Deus me ama! Abra-lhe o coração, deixe-O entrar e dizer-lhe que a ama. Como é que você se chama?

- Míriam.

- Míriam, Deus a ama mesmo. Renda-se a isso, submeta-se a isso. Deixe-O realizar alguma coisa lá bem no fundo do coração, de modo que você se convença de que Ele a ama. Deixe-O colocar Seu Amor como um selo no seu coração.

- Posso fazer-lhe mais uma pergunta? - pedi-lhe.

- Claro!

- Não entendi bem uma coisa; afinal por que Deus nos ama tanto assim?

- Bem... seria o mesmo que perguntar:

- Por que o sol esquenta? Por que a chuva molha?

- Por que Deus ama? - É porque Deus é AMOR, e sendo AMOR só pode nos amar.

São Paulo... chegamos... que pena! Até o trem parecia dizer e dizia:

- Deus te ama... Deus te ama ... mesmo!



Fim

--------------------------

Alguns textos bíblicos sobre o Amor de Deus:


Ef 3, 14-21 

At 2 (inteiro) 

Rom 8, 14-39 

Jo 15, 1-17 

SI 103, 135-23 

Mt 28, 16-20 

Jo 43, 1-7 

Jo 45, 9-19, 55 

Lc 11, 1-13 

Lc 12, 22-34 

Rom 9, 19-21 

1 Jo 3, 1-2 

Ef 1, 3-23 

Os 11, 1-9 

Sl 138, 61, 144 

------------------------------

(556)_CÁNCER: DIRETO NO ALVO [Saúde] (por Katia Stringueto)




.

(555)_O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO BRASIL AGORA (2023) [Política] (por Junior Magalhães)



O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO BRASIL AGORA (2023)

(Análise do que vem acontecendo e o isolamento de Alexandre de Moraes)

Texto de JUNIOR MAGALHÃES: Bacharel em Direito Federal de Alagoas, pós graduado em ciências criminais, Historiador pela Universidade do Estado do Paraná, professor licenciado pela Universidade Federal do Paraná, pós graduado em teologia sistemática e história das religiões, Teólogo pelo Instituto Edu com mestrado em Teologia e Sociologia.

 
Fonte: compartilhado no WhatsApp por Tonho em 21/10/2023

Durante o período eleitoral assistimos uma batalha entre STF X Bolsonaro. De um lado 9 ministros votando em conjunto contra dois ministros indicados por Bolsonaro. Destes 9 ministros percebíamos claramente que havia um certo desconforto para cinco deles.

Lembrem - se de Tofolli que evitava dar entrevistas e quando Presidente do STF travou investigações contra Flavio Bolsonaro. Lembremos de Fux que quando Presidente do STF agiu de forma também a evitar confrontos com Bolsonaro e buscava apaziguar a tensão entre poderes. Rosa Weber que também sempre consultou a PGR antes de qualquer decisão. Outra Ministra Carmem Lúcia estava visivelmente desconfortável no TSE e votava constrangida pela censura prévia sempre ponderando. E Lembremos de Fachin que após tornar Lula elegível desapareceu dos holofotes e se escondeu totalmente do incêndio vermelho.

Mas havia quatro elementos que incendiaram o Brasil: Alexandre de Moraes do PSDB , Gilmar Mendes do PSDB, Roberto Barroso (Ministro da ala do PT mais radical) e Lewandowski (real escudeiro de Lula em todos os processos).

Após as eleições o pacto era apenas dar a vitória ao Lula no grande acordo nacional entre PT, antigo PSDB hoje PSB e antigo PMDB hoje MDB. Sarney, Renan, Barbalho e todas as oligarquias emedebistas se uniam. Ali estavam os ex Presidentes ou líderes do Senado de 1994 até 2018.

Este Partido que até 2018 possuía a maior bancada de deputados e Senadores e dominavam metade das prefeituras do Brasil e dos Governos Estaduais, Inclusive o Rio de Janeiro. Também havia a presença do antigo Tucanato (hoje PSB). Alckimm, Serra, FHC, Dória e Aécio Neves. Estes que de 1994 até 2014 disputaram todos os segundos turnos das eleições a nível federal e que comandavam os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná durante décadas e que possuíam sempre uma bancada forte no congresso tanto no Senado como na Câmara.

Além deles estava o PT como Partido que além de Governar o Brasil, também governou Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia por muito tempo. Só estes três grupos dominavam os Estados do centro sul e os Estados da Bahia, Pernambuco (únicos com relevância no nordeste). Estes Partidos possuíam as capitais das principais cidades.

Mas toda esta união ainda não era suficiente para derrotar a direita. Foi necessário que os Petistas e Tucanos ainda pedissem ajuda a terceira via: Marina Silva Rede Sustentabilidade (antiga Ministra do PT) duas vezes terceira colocada nas eleições presidenciais.

Toda a classe política da antiga República se unia em um ato de desespero. Já haviam perdido o congresso em que o PSB só elegeria 11 deputados, o MDB pouco mais de 20, o PT criava uma federação com PV, PC do B para eleger 80. No Senado a derrota era flagrante.

Para piorar a Direita vencia em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. No Rio grande do Sul um progressista vencia, mas era neoliberal para desespero Petista. A extrema esquerda do Psol deixava de criticar o PT para apoiar.

O Sistema se desesperou e assistimos a velha mídia e estes senhores mostrarem sua verdadeira face. Censuraram da forma mais descarada, prenderam, demonetizaram, sequestraram patriotas e os torturaram com a total penitência da OAB e do MP que simbolizava uma luta pelos direitos humanos. Pensaram em vencer de qualquer forma mas esqueceram o dia depois do amanhã.

Lula assume o país com promessas vazias e precisa cumprir o que ele já sabia que não poderia cumprir. A Aliança entre estes Partidos acabou. Agora o todos contra todos reina. O Desgoverno precisará lidar com uma guerra que a cada dia lança o mundo em uma recessão e vai ter que explicar para o Brasil que a pandemia já está sendo bem esclarecida fora do Brasil. Como retardar que as informações que circulam na Europa e nos EUA cheguem ao Brasil?

Lula venceu as eleições com 40% contra 39% de Bolsonaro (segundo as urnas) enquanto 21% sequer foi votar ou votou em branco e nulo. Lula ganhou somente no nordeste, entre os de menor poder aquisitivo. Como manter o povo enganado?

Ministros do Supremo já ensaiam a saída do barco ⛵. Ministro Dias Tofolli mandou arquivar todos os processos da CPI da Covid que chamava Bolsonaro de GENOCIDA. Carnem Lucia enviou, ao primeiro grau, 7 e depois mais três ações totalizando 10 que havia contra Bolsonaro e que por certo vão prescrever. Lewandowski arquivou todos processos do 7 de Setembro. Barroso resolveu arquivar processos de suposta interferência de Bolsonaro na Petrobrás.

E como fica Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes? Estão isolados esperando o congresso, que vai abrir a CPMI, para apurar o vandalismo de 8 de janeiro, e vai pautar o mandato de 8 anos para ministros do STF. Congresso que já fala em voto auditável como certo. Por que Alexandre de Moraes está mandando soltar presos? Eram 4 mil detentos extra oficialmente; caiu para 1700, agora são 800. O que tá ocorrendo?

No Xadrez da Política, agora o Lula precisa de tempo que não tem... Já não tinha nem 40% e este número vai caindo mais e mais. Um governo derretendo. Como acalmar a direita? Como deixar o povo mais tranquilo? Como conciliar tantos interesses? Lula sabe muito bem que sua maior chance de se manter no poder é enfrentar Bolsonaro.

O TSE hoje com Alexandre de Moraes vai se tornar daqui há um ano o TSE de Cássio Nunes com Mendonça na Vice Presidência. Lula tem duas vagas no STF? Na verdade, ele não tem vaga nenhuma, porque os dois que vão se aposentar já eram dele. Vão trocar seis por meia dúzia. Mas ele precisa muito de um Supremo que ainda o ajude.

O Problema é que o Pacheco resolveu que não vai mais aceitar que o Supremo dite as regras do legislativo. O maior tiro no pé que Lula deu foi junto ao STF tentar barrar o orçamento secreto ou emendas do relator. Como Arthur Lira é inimigo de Renan Calheiros, e isto não tem conciliação, Lula sabe muito bem que seus inimigos estão no quintal de casa. Para ele e para muitos que entendem de política o povo vai cobrar a conta. Alguma cabeça vai rolar.

Lula não perdoou a Globo e nem tão pouco o STF (Gilmar e Xandão), tal como não perdoa Renan que presidiu o Senado na hora de cassar Dilma. Lula sabe muito bem que o sistema jogou ele na cadeia por quase dois anos. E Lula sabe que os movimentos nas portas dos quartéis querem a cabeça de Xandão. Como político experiente, ele sabe que uma cabeça tem que rolar.

Sem sangue não há remissão de pecados. Quem vai sangrar? LULA OU XANDÃO? Alexandre de Moraes já começa a sofrer retaliação das Big Tecs. Europa e EUA exigem que Lula se levante contra a Rússia, mas Lula mantém a política de neutralidade de Bolsonaro. Aliás, Lula mantém muito da Política de B¤LS¤NAR¤. As pautas progressitas passaram a ser uma forma de afirmar ser um governo diferente do que era Bolsonaro. Mas são pautas que o governo já não tem força no congresso para aprovar.

O movimento dos 70 dias nas portas dos quartéis foram o maior do Brasil. A Esquerda sabe disso e sabe bem que quando sua militância se sentir traída, a coisa vai piorar. A única forma de não perder sua militância é desagradar ao mercado fimaceiro e aos interesses corporativos.

De uma forma ou de outra, este governo é um carro que começou na reserva para uma corrida de quatro anos. Cada dia que passa, os ataques aos B¤LS¤NAR¤ não geram mais nada. O povo quer picanha... o povo quer a cervejinha... os bancos querem juros altos... os servidores querem aumento... as ONGs querem dinheiro publico... as emissoras querem propagandas do governo para alimentar seus cofres... Falar mal do B¤LS¤NAR¤ no início pode até gerar uma reação de felicidade em alguns, mas e quando a conta apertar?

Quando o desemprego chegar? Quando a inflação aumentar? Quanto tempo Lula aguenta tendo o sistema ao lado do vice? Como aguentar os aliados todo dia pedindo uma estatal e cargos? Como aguentar os petistas e aliados totalmente envolvidos com o que há de mais corrupto no Brasil? Como fazer as Estatais darem lucro com tantos corruptos condenados gerenciando?

Este Governo do PT será como o de Getúlio Vargas. Será o fim de uma era. Um sistema que era um doente em estado terminal, que teve aquela melhora antes da morte. Quem nunca ouviu falar que alguém melhorou de uma situação de doença e dias depois faleceu? Este é o sistema agonizando, esperneando, e totalmente nu.

Sim meus amigos o sistema tá nu. Eles não conseguem esconder que são corruptos, totalitários, que amam a censura, que nunca ligaram para direitos humanos. Mais do que nunca, o rei está nu. Suas verdadeiras intenções foram expostas e toda a luta por democracia e direitos humanos não passava de retórica. Como diria o Coringa ao Batman: A Moral deles... A honra deles... é uma piada sem graça...

O último que ler apague as luzes. A Corrida está chegando a seu final; os combustíveis estão acabando a Fonte secou, Bancos Falídos, ninguém quer carregar o caixão sozinho, o Brasil re-nascerá das cinzas, poderemos ter eleições ainda este ano. Aguardem ! O Limite chegou ao fim façam suas apostas ... Agora Sim, apague as Luzes o Último que Ler.

"Eu não queria dizer isso. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane. O fato, nu e cru, é que Bolsonaro vai sendo canonizado, imortalizado e santificado no altar máximo da glorificação histórica. Nem Churchil, nem Roosevelt, nem Nelson Mandela chegaram perto dessa dimensão. E essa consagração é insuspeita: não há maior Prêmio nem maior Insígnia do que ser perseguido e caçado com este nível de violência pelo aparelhamento judicial e financeiro em uníssono, com o auxílio de toda a imprensa e dos serviços de "inteligência" nacionais e estrangeiros. É o maior reconhecimento de uma vida que teve um sentido maior, léguas de distância do que a maioria de nós poderia sonhar. Nem todos os títulos honoris causa do mundo juntos equivalem a essa deferência: ser perseguido por gente do sistema, por representantes máximos do capital, da normatização social e da covardia intelectual, gente que pertence ao lado comunista da história, o lado negro da Bestialidade Socialista. Não há Prêmio Nobel que possa simbolizar a atuação patriótica de Bolsonaro no mundo, nem todos os títulos que Bolsonaro de fato ganhou ou recusou (a lista é imensa, uma das maiores do mundo). Porque a honraria mesmo que se desenha é esta em curso: ser o alvo máximo do ódio de classe e o alvo máximo do pânico democrático que tem fobia a voto.

Habitar 24 horas por dia a mente desértica dos inimigos da pátria e povoar quase a totalidade do noticiário político de um país durante 33 anos, dando significado a toda e qualquer movimentação social na direção de mais direitos e mais soberania, acreditem, não é pouco. Talvez, não haja prêmio maior no mundo porque Bolsonaro é, ele mesmo, o prêmio. É ele que todos querem, para o bem ou para o mal. É o líder-fetiche, a rocha que ninguém quebra, o troféu, a origem, a voz inaugural, que carrega as marcas da história no timbre e na gramática.

Há de se agradecer essa grande homenagem histórica que o Brasil vem fazendo com extremo esmero a este cidadão do mundo. Ele poderia ter sido esquecido, como FHC. Mas, não. Caminha para a eternidade, para o Olimpo, não dos mártires, mas dos homens que lutam e fazem valer sua vida em toda a dimensão espiritual e humana."

Fim

(554)_VIOLA NO SACO [Literatura] (Fábula recontada por Tatiana Belinky)


VIOLA NO SACO

(Fábula recontada por Tatiana Belinky, ilustrada por Rogério Borges)

Fonte: Revista NOVA ESCOLA, Edição Especial Vol. 1 CONTOS, editora Abril


Vocês sabem por que quando alguém perde uma discussão, ou coisa assim, e tem de se calar, se diz que "fulano meteu a viola no saco”? Pois eu vou contar.

Há muito tempo, quando os bichos falavam e muitas coisas eram diferentes, havia muita festança no mundo. Um dia houve uma festa no céu e todos os bichos foram convidados. Entre eles, um dos mais esperados era o Urubu, porque as danças dependiam das músicas que ele tocava na viola.

No dia da festa, o Urubu enfiou sua viola no saco e, antes de iniciar a viagem, foi beber água na lagoa. Lá encontrou o Sapo Cururu, que se secava ao sol. Enquanto o Urubu bebia, o espertalhão do Cururu, que também queria ir à festa, se escondeu dentro da viola para viajar de carona.

Quando o Urubu chegou ao céu, foi muito bem recebido, pois todos esperavam por ele para começar a dançar o cateretê e a quadrilha. Mas antes o chamaram para beber umas e outras.

O Urubu foi, deixando a viola encostada num canto. O Cururu aproveitou para pular da viola sem ser visto e foi se empanturrar com os quitutes da festa. O Urubu também comeu e bebeu até não poder mais e não viu que o Cururu, aproveitando uma distração sua, se escondera de novo dentro da viola para tornar a tirar uma carona na volta para a terra.

Quando chegou a hora de voltar, o Urubu guardou a viola no saco e saiu voando de volta para casa. Durante o vôo, estranhou que a viola estivesse tão pesada. "Na vinda foi fácil, mas na volta está difícil. Será que fiquei fraco de tanto comer e beber?”, pensou ele. Por via das dúvidas, examinou o saco com a viola e acabou descobrindo o malandro do Sapo Cururu agachado lá dentro. Furioso por ser usado desse jeito, o Urubu começou a sacudir o saco com a viola, para despejar o Cururu lá do alto e se ver livre dele.

O Cururu, com medo de se esborrachar no chão pedregoso lá em baixo, recorreu à sua proverbial esperteza e começou a gritar: “Urubu, Urubu, me jogue sobre uma pedra, não me jogue na água, que eu morro afogado!".

O Urubu, tolo, querendo se vingar do Sapo, viu lá de cima uma lagoa e tratou logo de despejar o Sapo dentro d'água, que era pra ele se afogar. O espertalhão do Cururu, que só queria era isso mesmo, saiu nadando, feliz da vida. O bobão do Urubu só não ficou "a ver navios" porque não havia navios naquela lagoa. E é por isso que, quando alguém perde a partida e tem de sair quieto e calado, dizem que "fulano teve de meter a viola no saco"...

Fim

(553)_CASO ou compro uma BICICLETA? [Comportamento] (por Anderson Moço)




CASO ou compro uma BICICLETA?

(por ANDERSON MOÇO | design SAMARA ARAÚJO | ilustrações NEGREIROS)


Fonte: Revista SAÚDE! é vital - Seção Bem-estar | JUNHO 2006


Quem cravou a segunda alternativa é bom repensar no assunto. Uma nova safra de estudos comprova que os casados são mais saudáveis e vivem mais. E, se você sair pedalando por aí, de preferência em boa companhia, nem se fala.

FOTO BETO HACKER
O jornalista Denis Russo, 33 anos, e sua mulher, a designer Joana Amador, 29, que moram em São Paulo, resolveram se casar e comprar não uma, mas duas bicicletas. E, desde que estão juntos, ou seja, há três anos, só se deslocam sobre duas rodas. Eles gostam de pedalar grandes distâncias e passam horas percorrendo a cidade, embora ela seja desprovida de ciclovias. "Já conhecemos a França e o Vietnã pedalando”, conta Russo. Ah, a saúde do casal val muito bem, obrigado.


Um dos conselhos que Vinicius de Moraes dava aos amigos era: "Ame, porque nada melhor para a saúde do que um amor correspondido”. E não é que o poetinha estava certo? Novas pesquisas confirmam que manter um relacionamento feliz é tão importante para viver saudável quanto a prática de atividades físicas.


Um desses estudos, realizado pelo Centro de Estatísticas em Saúde dos Estados Unidos, mostra que os apaixonados vivem mais sofrem menos de problemas cardíacos e depressão. “Os integrantes de um casal passam a cuidar um do outro e ficam mais tempo em casa. Com isso diminuem o consumo de drogas e álcool sem contar os níveis de estresse", ressalta a psicóloga Denise Gimenez Ramos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


A FORÇA DO AMOR

Ter um casamento feliz ajuda o corpo a combater com mais eficiência o vírus da gripe, garante um outro estudo, feito pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra. Os pesquisadores examinaram o nível de anticorpos em parceiros que se davam bem e notaram um aumento dessas substâncias no sangue sinal inequívoco de que o sistema imunológico está apto a combater infecções.


Veja como funciona o círculo virtuoso: "Sentir-se amado favorece a auto-estima e aumenta a sensação de felicidade e bem-estar. Tudo isso fortalece o sistema de defesa do organismo", explica a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente do Isma-BR, entidade internacional de estudo sobre o estresse.


Mas vamos levar a sério a pergunta jocosa que dá título à reportagem. Ninguém nega os benefícios da bicicleta. Afinal, pedalar ajuda a manter a forma e a exercitar o corpo, enquanto o casamento, temos que reconhecer, engorda, como mostra um levantamento publicado na prestigiada revista científica inglesa The Lancet.


 Nas mulheres o ganho de peso começa logo na lua-de-mel. Querendo agradar o cônjuge, elas trocam seus hábitos alimentares pelos pratos prediletos de sua cara-metade. "Mesmo aquelas acostumadas a comidas leves, como salada, passam a segui a alimentação do marido, normalmente atraído por receitas calóricas, ricas em gordura e proteína animal”, disse à SAÚDE! David Haslam, autor do estudo.


Depois de algum tempo de convivência a situação se inverte. São as mulheres que passam a influenciar o parceiro e o convencem a adotar uma dieta mais saudável. O problema é que eles extrapolam na quantidade e acabam ganhando alguns quilos, mas nada que chegue a atrapalhar a saúde. A pesquisa foi feita pela Universidade de Newcastle, da Inglaterra, e revelou esse padrão de comportamento alimentar em milhares de casais dividem o mesmo teto, em que várias partes do mundo.


Se você tem medo de engordar e já está imaginando que em nome da elegância é melhor ficar sozinho, atenção. Lembre-se do outro lado da moeda com o estudo realizado pela Universidade de Warwick, também na Inglaterra. Segundo seus autores, permanecer solteiro pode ser tão prejudicial à saúde quanto fumar. As pessoas sozinhas correm de três a cinco vezes mais risco de morrer de infarto e outros problemas do coração. "Os solteiros são mais estressados, bebem muito álcool porque saem freqüentemente com os amigos, comem demais e trabalham além da conta", justifica a psicóloga Ana Maria.


Como nem só de amor vive o homem, o número de bicicletas vendidas no país em um ano é dez vezes maior do que o de casamentos. Foram mais de 5 milhões de “magrelas” comercializadas em 2005 – o Brasil é o terceiro mercado consumidor desse meio de transporte.


Para se ter idéia, o número de uniões civis foi de cerca de 450 mil no mesmo período. Sobre o casamento, bem, uma pesquisa do IBGE revela que estamos nos casando cada vez mais tarde. Em 1991, o homem se unia em matrimônio com 27 anos em média e a mulher, com 23,7. Em 2002 a idade média deles subiu para 30,3 anos e a delas para 26,7 anos.


"Mas não pense que casar está fora de moda. Ao contrário, as pessoas cada vez dão mais valor aos relacionamentos", observa Elisabete Dória Bilac, socióloga e pesquisadora do Núcleo de Estudos Populacionais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A especialista explica que as mudanças de comportamento nos últimos anos tornaram as pessoas mais conscientes dos problemas decorrentes do matrimônio. Daí elas se preparam, e muito bem, antes de assumir um compromisso. “Um casamento não é mais uma obrigação social e, sim, uma escolha", completa.


FAÇA OS DOIS

Depois de tudo isso, a conclusão a que se chega é de que, para se levar uma vida realmente saudável, o melhor mesmo é casar-se e comprar uma bicicleta. A atividade física só faz bem, pois reduz o risco de diversas doenças e, de quebra, aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. Um bom casamento alivia as pressões do dia-a-dia e, cá entre nós, nada melhor para viver feliz do que ter um grande amor. Se é assim, por que não unir o útil ao agradável? Chame seu parceiro para pedalar com você. Assim vocês se divertem juntos, estreitam os laços e... cuidam da saúde!


FIM






(551)_PUNÇÕES e BIÓPSIAS guiadas por ULTRASOM [Saúde] (por Clínica AFAC)


ESCLARECIMENTOS AO PACIENTE

(sobre Punções e biópsias guidas por Ultrasom)


Fonte: folheto "Manual do Paciente" da Clinica AFAC Ultrasonografia (Salvador-BA)


Introdução
Este informativo tem a finalidade de prestar esclarecimentos básicos à respeito de punções e/ou biópsias guiadas por ultrassonografia com fins diagnósticos e/ou terapêuticos nas mamas, tireóide, linfonodos, próstata, fígado, rins e etc.

O que é Biopsia ou Punção guiada pelo Ultrassom?
É um procedimento utilizado na avaliação de órgãos ou lesões nodulares (tumores), onde é colhido uma amostra dos mesmos através de agulha sob orientação de imagens de ultrassonografia em tempo real, o que permite visualizar o percurso da mesma. A amostra é então examinada em laboratório, determinando-se assim a natureza da lesão (maligna ou benigna), ou esclarece que doença compromete o órgão em tela, sendo então programado o tratamento mais adequado.

Quais as vantagens do exame?
Rápida realização 
Dispensa internação hospitalar
Elimina cirurgia para estabelecer diagnóstico
Elimina dores e riscos pós-operatórios
Baixo custo
Diagnósticos precisos
Segurança

Como o exame é realizado?
Com agulhas finas e um sistema de ultrassonografia que permite a visualização do seu percurso. Inicialmente é feito o preparo do material e, após isso, faz-se a limpeza e assepsia do local escolhido. A anestesia local é frequentemente usada, todavia em alguns casos é desnecessária. O material colhido eventualmente é levado ao laboratório pelo próprio paciente ou acompanhante.

Se o resultado de uma Biópsia ou Punção não permitir identificar a patologia do paciente o que acontece?
Em até 20% dos casos o material colhido na punção com agulha fina (PAAF), principalmente da tireóide e da mama, pode ser "insuficiente", ou seja, a amostra colhida não permite uma boa análise pelo número escasso de células obtidas. Nesses casos, a critério do médico assistente, pode-se parar a investigação, realizar nova punção aspirativa ou outro tipo de biópsia.

Em que situações se aplica esse método?
Qualquer órgão ou lesão, cística ou sólida pode ser submetido(a) a biópsia ou ser puncionado(a) sob'orientação por ultrassonografia. Os princípios gerais são os mesmos para todas, apenas com algumas variações particulares de cada caso.

Tipos mais frequentes de punções/ Biópsias/ Drenagens:


Mamas:
Em caso de punção de cistos, uma agulha fina é introduzida visualizada pelo ultrassom e ao atingir o alvo é feita a aspiração do conteúdo. Em caso de lesão sólida são feitos movimentos cuidadosos de vai-e-vem da agulha no interior da lesão e a amostra é colhida. "CORE BIOPSY" - são biópsias realizadas em lesões sólidas com mecanismo automático, sob anestesia local no trajeto da agulha e quando a agulha entra em contato com a lesão alvo é acionada por um "disparo" colhendo-se amostras de tecido para análise laboratorial.

Tireóide:
Com a paciente em hiperextensão do pescoço uma agulha fina é introduzida e orientada até o nódulo pelo ultrassom sendo feita à aspiração com movimentos de vai-e-vem da agulha.

Próstata:
É realizada com o paciente deitado de lado, sob sedação e anestésico local. O transdutor recoberto por preservativo é introduzido no reto. É utilizada uma agulha com mecanismo automático ("core biopsy"), cujo acionamento obtém amostras de tecido para estudo laboratorial.

Fígado, Rins etc:
Os principios gerais são os mesmos. Utilizando-se o mecanismo automático ("core biopsy") descrito anteriormente.

Drenagens de volumosos cistos, coleções líquidas ou abscessos:
A depender da localização repete-se o anteriormente descrito, podendo ocorrer variações, como deixarmos um dreno ou um cateter de longa permanência. Drenagens biliares e nefrostomias sempre em ambiente hospitalar.

Sintomas após a punção:

Mamas, Tireóide e demais órgãos superficias:

É comum dor local e aparecimento de pequenos hematomas e equimoses (manchas arroxeadas).

Próstata:
Sangramento no esperma, fezes e urina, que geralmente desaparecem em torno de uma semana. Infecção urinária também pode ocorrer.

Fígado, Rins e etc:
Geralmente alguma dor local, algumas vezes hematomas locais, pode ocorrer sangue na urina no caso de biópsia renal e raramente complicações mais importantes.

Que tratamento deve ser feito após a realização do exame?
Aplicar gelo no local nas primeiras 48 horas.
Analgésico ou anti-inflamatório de uso habitual.
Antibioticoterapia profilática nos casos de biópsia prostática.


(550)_O DESEJO DA PRINCESA NIELE [Literatura] (por Sarbélia Assunção)



O DESEJO DA PRINCESA NIELE

(Metáfora da PNL – por Sarbélia Assunção)


Fonte: Curso de PNL realizado na Tic-Tac Fantasias (Salvador-BA)


Era uma vez, um reino governado pelo rei Julião. Um rei bondoso, justo, sábio e amado por todo povo. Já idoso e doente, ele encontrava-se em desespero. Não houvera tido um filho varão para assumir o trono, pois a rainha, sua esposa morrera e só lhe dera uma filha, a princesa Niele, única herdeira da família real.

Uma antiga crença dizia que só teria direito a cortejar a princesa aqueles nobres que conseguissem sobreviver as provas da Montanha de Fogo. Para piorar a situação, a princesa Niele era extremamente rigorosa com seus desejos e conquistá-la era um grande desafio. O rei Julião, muito triste, pois até o momento, os dois ou três nobres que conseguiram passar pela montanha, foram reprovados pela princesa. Ela queria um companheiro amoroso, comunicativo, compreensivo, inteligente, que soubesse conquistar aquilo que desejasse e que realmente a amasse. Os condes e duques que passaram eram muito arrogantes. Só pensavam na riqueza. E Niele, via, ouvia e sentia que jamais se casaria com alguém assim.

Então o rei decidiu abrir mão de um precedente: que também os plebeus tivessem direito a tentar cruzar a Montanha. A princesa aceitou a idéia do pai e continuou firme com seus desejos, pois sabia muito bem o que queria, como queria e quando realizaria. Essa notícia espalhou-se por todo o reino e logo a população se mobilizou para tentar a sorte.

Muitos viram este fato como uma prova de fogo, mas todos se entusiasmaram com a idéia. Grande parte desistiu só em lembrar da lenda da montanha; outros nem ousavam sonhar em se casar com uma princesa, não se achavam merecedores. Outros desejavam, porém não se sentiam fortes o bastante para enfrentar as provas. E outros se intimidavam apenas com os boatos sobre a princesa ser valente, decidida e misteriosa; diziam até que ela era uma bruxa.

Ainda por cima, alucinavam: - Se os nobres não conseguiram, imaginem nós... Assim este processo natural foi eliminando todos aqueles que queriam, mas não ousavam tentar e os que tentavam, mas não tinham certeza se realmente queriam.

O tempo foi passando, a princesa embora sozinha, não abria mão dos seus desejos . O rei lamentava o destino de seu reino – que provavelmente seria dominado pelo ganancioso reino vizinho caso a situação não mudasse – e a sorte da princesa, condenada a solidão pelo excesso de desejos na escolha do pretendente.

Certa vez um grupo de corajosos se aventurou no caminho da Montanha de Fogo. Pelo caminho iam comentando as lendas acerca dos monstros que habitavam-na. Falava-se de um enorme dragão de garras afiadas, que guardava a entrada da caverna escondida. Também se falava de um tal “Dragão de Dentro” (provavelmente porque vivia dentro da caverna), oponente terrível que cuspia fogo, reduzindo à cinzas os intrusos.

Dentre os aventureiros, destacavam-se dois rapazes. João Grande, conhecido como Janjão, um fazendeiro corajoso, forte, bonito, rico, que enfim reunia todas as qualidades que certamente impressionariam qualquer mulher. O outro jovem, Pedro – apelidado de Pê – também corajoso, ambicioso, trabalhador, criativo e um excelente comunicador. Ele trabalhava no circo e aprendeu muitos truques, programando a sua mente, com seu amigo o Engolidor de Fogo.

Até antes de chegar no pé da montanha, a maioria dos candidatos desistiu. Julgaram o caminho muito longo, ou se intimidaram com as lendas da montanha. A primeira prova imposta pela crença foi desistir de tudo que estava fazendo para se dedicar única e exclusivamente a tarefa de candidato à mão da princesa.

Foi muito fácil para Janjão, que morava sozinho e era muito rico. Contudo, para Pê, que trabalhava para sustentar os pais, foi uma tarefa mais difícil. Mas ele planejou tudo. Não seria nada ecológico deixar a família desamparada caso acontecesse algum contratempo. Pê acreditava na sua força interior e lembrava sempre o ditado: “QUEM QUER DÁ UM JEITO E QUEM NÃO QUER, DÁ UMA DESCULPA”. Ele entendia que todo o problema é apenas passagem do estado atual para o estado desejado e tinha consciência de que na vida há momentos em que é muito importante abandonar certas crenças para alcançar o sucesso.

Seguiram o caminho levando consigo ferramentas que julgavam necessárias e importantes. Ao penetrar numa fenda da montanha, viram-se numa espécie de galeria mal iluminada. Perceberam que havia vários caminhos a seguir, com várias setas e uma inscrição na parede: “QUEM SABE ONDE QUE IR, SEMPRE ENCONTRA A ESTRADA PARA CAMINHAR.”

Noutra seta estava escrito: “SE ÉS CORAJOSO E QUERES CONQUISTAR A PRINCESA, PASSE PELA CAVERNA E ENFRENTE O DRAGÃO DE FORA E O ASSUSTADOR DRAGÃO DE DENTRO”.

Todos estremeceram ao ler o aviso, principalmente ao ver ossos e cinzas espalhados pelo chão e imaginaram tratar-se dos restos daqueles que ousaram tentar passar por ali. Desta vez quase todos resolveram voltar, sobrando apenas Pê, Janjão, e mais dois. Estava um pouco escuro. Um rugido ensurdecedor ecoou no ar, e deu para verem e sentirem o movimento veloz das garras do dragão quase tocando-os. Por um facho de luz que vinha do teto, eles viram a terrível face do monstro.

Pê mais que depressa se lembrou de que levava consigo alguns instrumentos, inclusive uma tocha que ganhara do seu amigo Engolidor de Fogo. Pê respirou fundo, controlou seu medo e usando sua ferramenta “cuspiu” uma chama tão assustadora quanto a do dragão. Todos ficaram perplexos e o dragão recuou deixando transparecer que nem era tão assustador assim, e ainda por cima estava acorrentado ao chão. Foi uma comunicação tão eficaz que parecia mágica.

Percebendo-se vencido o dragão falou:

- Vocês têm certeza de que querem conquistar a princesa? Se pensam que não vão conseguir... Estão certos! E se pensam que vão... Também estão certos! Sabem quantos já tentaram e fracassaram? Ainda é tempo de desistir. Agora que descobriram que estou preso e que nada posso fazer, podem passar a próxima prova... Mas aviso que o dragão de dentro é muito mais assustador. Vocês venceram mais esta etapa, e se querem sair com vida, desistam enquanto é tempo. E como prêmio por chegarem até aqui, tenho comigo um pote de ouro. Podem escolher entre ficar ou ir embora. Se ficar ainda correrão outros riscos de vida; e se desistir, levarão todo o ouro, ficarão ricos, mas esquecerão todos os sonhos e desejos ...

Pê compreendeu a linguagem do dragão e estava disposto a continuar. Os outros convidaram Pê a desistir e voltar com eles dividindo todo aquele ouro. Pê entendeu os companheiros e respondeu-lhes dizendo que eram livres para seguirem o seu caminho, pois sabia que estava mais perto do que nunca dos seus sonhos. Janjão também não quis voltar, pois nada é empecilho aos que sabem o que querem e acreditam que vale a pena.

Dizem que aqueles dois pegaram o ouro e ficaram ricos. Mas acabaram envelhecendo depressa, e até hoje são infelizes visto que esqueceram dos seus sonhos. Até hoje perambulam pela vida sem saber o que fazer.

O dragão então disse ainda que se libertassem o Dragão de dentro, o Dragão de Fora também se tornaria livre. Então Pê e Janjão entraram num túnel adiante, numa escuridão imensa. E, de repente ouviram uma voz assustadora:

– E agora? Vocês estão perdidos aqui dentro. É melhor desistir!

– Melhor para quem!? Respondeu Pê, um tanto assustado, mas disposto a enfrentar a fera e olhando para todos os lados não conseguindo ver o tal dragão, que o intimidava a prosseguir.

– Ninguém sai daqui com essa vida... Saem transformados.

E a voz continua falando sem que pudessem ver o tal dragão. Janjão sem conseguir entender de onde vinha essa voz. Em pânico por não saber o que fazer, pôs-se a correr desesperadamente. Dizem que ele ficou maluco, e até hoje escuta as tais vozes vindo de todos os lados.

Enquanto isso, Pê atento aos seus sentidos percebe que aquelas vozes vinham de dentro de si mesmo, do seu interior. Eram as vozes do medo de fracassar, do medo de vencer; das crenças mal resolvidas e então tinha a sua frente uma escolha a fazer: desistir ou mudar, fracassar ou ter sucesso.

E acalmando-se, fazendo contato com essas partes que ousavam testá-lo, que também queriam ser ouvidas... fez uma ponte para o futuro e começou a imaginar-se fora dali, casando-se com a princesa e salvando o seu país. Constatou que é valioso ter coragem para assumir o Dragão Interior e que toda força também está dentro de si. Tudo começa a ficar claro, como se uma nova aurora despontasse e junto a sua convicção de que vale a pena buscar o que se procura para ser feliz e melhorar o mundo.

Quando percebeu, já estava no alto da montanha. Encontrou o dragão de fora livre a correr pelos campos, como ele, a buscar uma vida nova. Com o coração pulsando de alegria, ele avistou o palácio e em seu caminho encontrou uma jovem, vestida com simplicidade e indagou se ela conhecia a princesa .

– Falas da princesa Niele?

– Exatamente. Diz Pê, ansioso com a resposta.

– Ora, se a conheço... Muito mais que todos do reino. Mas quem é você? Que fazes? Como conseguiu chegar até aqui?

– Eu sou Pedro. Pê para os amigos. Passei pela Montanha de Fogo, venci o Dragão de Fora e o Dragão de Dentro e agora me sinto livre e convicto de que estou perto de tudo que sempre sonhei.

– E o que sonhastes?

– Casar com a princesa Niele e salvar o reino.

– Casar com a princesa? Dizem que ela é uma bruxa...

– Não, ela não é nenhuma bruxa, é a princesa mais encantadora e que sabe muito bem usar a sua mente para conseguir tudo o que quer.

– Entendo... e o que mais aprecia na princesa?

– O que mais aprecio na princesa é a sua coragem de vencer todas as crenças e realizar tudo o que deseja, casar por amor.

– E você se acha capaz de conquistá-la? Se acha merecedor? E se ela não aceitar?

– Todo homem tem direito aos sonhos. Merecedor porém, é todo aquele que acredita que pode e busca meios para realizá-los. Eu acredito ser capaz, pois descobri que toda força que está dentro de nós é capaz de transformar nossa vida. Tudo é uma questão de programação. Se ela disser não eu tentarei de outras formas até conseguir. Tenho me programado para o sucesso. E sucesso é conseguir tudo que desejamos. E todas as pessoas podem aprender, pois todos possuem os recursos valiosos dentro de si mesmo, basta querer, mudar e criar novas possibilidades. Por favor leve-me até o rei, quero fazer todos os testes que a princesa achar valiosos... Já estou me sentindo como se estivesse ao seu lado...

E naquele instante a jovem, que nada mais era que a própria Niele, sorriu e apaixonadamente cantou trazendo para o presente o futuro que já a pertencia: “amor meu grande amor”... Diante dessa declaração ele percebeu que estava passando pela última prova, a prova de amor da princesa .

E nem é preciso dizer que os dois se casaram. O rei ainda viveu longos anos; e a partir desse dia todo o povo aprendeu que vale a pena, se comunicando com excelência, usar a nova linguagem de amor de PÊ e NIELE, construindo uma história de sucesso para toda a vida.