O DOM E A FELICIDADE DA MULHER
("A beleza de uma pessoa se revela com maior vividez quando ela está com o coração repleto de amor. Se você agir com bondade e alegria, esses sentimentos formarão uma aura em torno de você, enfatizando a sua beleza. " Seicho Taniguchi )
Fonte: Revista Pomba Branca Outubro de 1996, p. 8-10.
PARA SER BONITA
A beleza das flores é amplamente conhecida. Mas devemos saber que as máquinas também possuem beleza. Uma máquina dotada de grande precisão e eficiência tem uma beleza peculiar, muito diferente da beleza das flores.
As mulheres se encantam com a beleza das flores, enquanto os homens ficam fascinados com a beleza das máquinas altamente sofisticadas. Isto se deve à diferença entre a personalidade feminina e a personalidade masculina. Existem exceções, mas geralmente as mulheres se interessam mais pela beleza das flores. E freqüentemente a beleza da mulher é comparada com a de uma flor.
As mulheres nunca devem abdicar à beleza. Não importa o que alguns digam, o fato é que a beleza é mais valiosa que a fealdade. No entanto, algumas mulheres limitam a própria beleza, considerando a idade ou os traços fisionômicos.
“Já sou velha, não posso ser bonita" dizem algumas. Que absurdo! A flor é linda não somente quando é um botão ou quando desabrocha; ela é linda também quando está prestes a fenecer. Instruí a empregada da nossa casa para que não varresse as camélias caídas na vereda do jardim. Todas as manhãs, passeando por essa vereda, admiro a sutil beleza das camélias caídas no chão, um pouco murchas e úmidas de sereno.
Tenho a certeza de que a Vida dessa flor ressuscitará e se manifestará de novo como uma linda flor, cheia de viço.
Algumas mulheres dizem: "Não nasci bonita". Tal idéia é equivocada. Todas as pessoas são originalmente bonitas. Como a beleza de cada pessoa é peculiar, às vezes não é percebida pelos outros. Mas o fato é que a beleza existe em todas as pessoas.
A beleza de uma pessoa se revela com maior vividez quando ela está com o coração repleto de amor. Se você agir com bondade e alegria, esses sentimentos formarão uma aura em torno de você, enfatizando a sua beleza.
Se você, mirando-se no espelho, achar que não é bonita, é porque não está amando ninguém; não está amando nem mesmo a própria imagem refletida no espelho. Como não sente amor, a beleza não se manifesta.
Se até mesmo em máquinas, obras criadas pelo ser humano, existe beleza, é impossível não existir beleza no ser humano, grande obra criada por Deus. O corpo carnal, que é superior às mais eficientes máquinas, possui a beleza peculiar; e a mente, que é a dona do corpo, também possui beleza própria.
Entretanto, por maior que seja a beleza inerente ao ser humano, se a pessoa não cultivar o amor, a beleza será inibida e não se manifestará.
Cultive o amor e manifeste ao máximo a beleza latente em você. Aprimorando cada vez mais o seu amor, faça com que o círculo ou a organização a que você pertence se torne belo instrumento de Deus.
SEJA ALEGRE, RADIOSA
No início do ano, as mulheres ficam mais bonitas. A razão disso é que elas começam o ano com a mente renovada e revigorada. Porém, com o passar dos meses, o viço diminui e elas tendem a mostrar uma fisionomia desanimada. Senhoras, procurem manter sempre o mesmo ânimo e a mesma alegria do começo do ano. Assim, poderão viver o ano todo como se fossem recém-casadas.
Uma mulher recém-casada acompanha o marido até a porta todas as manhãs; e, no fim do dia, espera ansiosamente a volta dele. Na hora de preparar a refeição, pensa, um tanto preocupada: "Será que ele vai aprovar este prato?". Ao arrumar a casa, enfeita com carinho a escrivaninha do marido, colocando um vaso com flores. Mas, com o passar dos anos, ela vai mudando.
Após vinte ou trinta anos de casada, perde a alegria e o entusiasmo do tempo de recém-casada e tende a se apegar a coisas materiais. Dia após dia, prepara pratos comuns sem nenhuma criatividade, usa roupas também comuns, sem nenhum atrativo, já não sente a emoção e a gratidão, nem o palpitar do coração que sentia nos primeiros tempos.
Não digo que você vá se tornar assim. O que quero dizer é que muitas pessoas tendem a perder o frescor e o viço da mente. Talvez pensem que isso seja inevitável com o passar do tempo. Mas tempo é uma "medida provisória” criada pela mente humana. É produto da mente humana, e não obra de Deus. Por isso, mentalmente o ser humano pode esticar ou encurtar o tempo como ele quiser.
Existem esposas que, mesmo após cinqüenta ou sessenta anos de vida de casada, ainda conservam em seu interior o viço e o frescor de uma recém-casada. Se você é uma mulher que, apesar de já ser velha quanto à idade cronológica e ao aspecto exterior, por dentro é uma "jovem esposa" com a mente viçosa e o coração repleto de emoções, pode considerar-se bem-aventurada. Você merece ser chamada "noiva do paraíso", "princesa Otohime do castelo Ryugu" (N. da t.: Segundo uma lenda japonesa, princesa que habita um mundo submarino repleto de riqueza, onde ninguém envelhece).
Por mais que o tempo passe, você não envelhecerá. Você ainda é capaz de conceber e gerar. E com certeza terá parto sem dor; ou melhor, terá um parto prazeroso. Não estou me referindo apenas à capacidade de gerar filhos, mas também a de gerar muitas coisas benéficas, como boa sorte, bom trabalho, capacidade de realizar boas obras. Você será capaz até de gerar o êxito pessoal e profissional de seu marido. E para gerar tudo isso, você não passará pelo "parto difícil". Pelo contrário, terá um "parto prazeroso".
Pessoas que só conseguem gerar coisas passando pelo "parto difícil" são aquelas que pensam que nesta vida tudo deve ser conquistado através de sofrimentos. Elas acham que não devem se entregar às coisas agradáveis e prazerosas, e, sem se dar conta, provocam o próprio sofrimento.
É preciso saber que a vida é para ser vivida com alegria. Somos filhos de Deus, e é óbvio que Deus-Pai regozija-Se ao ver Seus filhos vivendo com alegria, do mesmo modo que você se alegra ao ver a alegria de seus filhos. Não existem pais que se alegram vendo o sofrimento dos filhos.
O mesmo pode-se dizer dos maridos que amam a esposa. Com certeza, seu marido deseja vê-la feliz, ouvir sua exclamação de alegria. É claro que ele não quer vê-la com expressão amargurada, desfiando um rosário de lamentações e queixas ou proferindo maledicências e calúnias.
--------------
"Cultive o amor e
manifeste ao máximo a
beleza latente em você"
--------------
Fim