Clique p/OUVIR 👉️🔉️
A PESSOA E AS OBRAS DE CRISTO
Reflexão Espiritual com Base na Carta aos Colossenses (Col 1,15–22)
(por Pedro M da Silva)
____1. Cristo é a imagem do Deus vivo que desceu dos céus.
"EU SOU O PÃO VIVO QUE DESCI DO CÉU. NÃO VIM DE MIM MESMO, MAS AQUELE QUE ME ENVIOU É VERDADEIRO: EU O CONHEÇO, FOI ELE QUE ME ENVIOU" (Jo 6,42; 7,28c-29).
Cristo é puro Espírito de luz. Cristo é a Luz Divina. Agora não o podemos ver nem tocar, mas sentir sua presença em nossa vida, assim no espírito como no corpo. Somos feitos à sua imagem: a estatura do homem é a forma de Deus. Somos feitos à sua semelhança: terminada nossa vida, seremos espírito intangível, semelhantes a Deus. E Deus é puro Espírito de Luz.
E nossa alma será elevada aos Céus, pelos merecimentos de Jesus Cristo.
"O QUE VEM A MIM JAMAIS TERÁ FOME, E O QUE CRÊ EM MIM NUNCA MAIS TERÁ SEDE" (Jo 6,35).
____2. Cristo é o Verbo de Deus. Cristo é Deus. Deus que criou a luz. E Cristo é a própria Luz.
"A LUZ ESTÁ NO MEIO DE VÓS. CAMINHAI ENQUANTO TENDES LUZ. E ENQUANTO TENDES LUZ (fé), CREDE NA LUZ (Sacramentos), PARA QUE SEJAIS FILHOS DA LUZ (Deus)" (Jo 12,35b-36a).
Deus existe antes de todas as coisas e tudo subsiste nele. Antes de criar o universo insondável, gerara seu Filho unigênito — Jesus Cristo. Jesus Cristo é o Primogênito de toda a criatura: vive na glória do Pai.
"O PAI AMA O FILHO, E TUDO LHE PÔS NAS MÃOS. O QUE CRER NO FILHO TEM A VIDA ETERNA" (Jo 3,35–36a).
Do poder imprescrutável do Pai e do Filho, promana o Espírito Santo. As três pessoas divinas formam a Santíssima Trindade.
____3. Cristo é a cabeça do Corpo da Igreja. A Igreja é a comunhão dos fiéis que vivem do Corpo e Sangue de Cristo.
"SE NÃO COMERDES A CARNE DO FILHO DO HOMEM E BEBERDES O SEU SANGUE, NÃO TEREIS A VIDA EM VÓS" (Jo 6,54c).
Cristo é o princípio de tudo e o Primogênito dos mortos, para ter a primazia de todas as coisas, as da terra como as do céu.
"OS MORTOS HÃO DE OUVIR A VOZ DO FILHO DE DEUS. E VIVERÃO" (Jo 5,25b).
Deus-Pai reconciliou tudo por Ele e para Ele, pacificando pelo sangue de sua cruz. Aprovou ao Pai que sua plenitude habitasse no Filho. Mas Cristo reservou para nós a plenitude da graça, que nos faz santos, imaculados e irrepreensíveis perante o Pai. E é pelos dons de graça que redimimos ao Pai.
____4. Cristo criou, no Pai, todas as coisas, as visíveis e as invisíveis, as perceptíveis e imperceptíveis, para a glória de Deus-Pai, segundo o ordem do Pai.
"ESTA É A OBRA DE DEUS: QUE CREIAIS" (no Pai, que enviou o Filho) (Jo 6,29b).
Tudo foi criado por Ele e para Ele: os Anjos, Arcanjos, Querubins, Serafins, Potestades, Principados, Tronos, Virtudes e Dominações. E após criar o mundo, o Pai e o Filho criaram o homem.
____5. E disse Deus: "Façamos o homem" — alma vivente. E o Pai e o Filho os criaram à sua imagem e semelhança.
"Filipe, quem vê a mim, vê também o Pai. Eu estou no Pai e o Pai está em mim. Mas o Pai que está em mim, é que faz as minhas obras" (Jo 14,9b.10c).
"FELIPE QUEM VÊ A MIM VÊ TAMBÉM O PAI. EU ESTOU NO PAI E O PAI ESTÁ EM MIM. MAS O PAI QUE ESTÁ EM MIM, É QE FAZ AS MINHAS OBRAS" (Jo 14,9b.10c)
O pecado tirou-nos a graça. Então Cristo desceu do céu, tomou a nossa carne, no seio castíssimo da Virgem Maria. Revelou-nos o Pai e indicou-nos os meios de salvação.
"EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, E NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM."
"ISTO EU VO-LO MANDO EU: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS" (Jo 14,6b.15.17).
Deu-nos como mãe, sua própria Mãe.
"NUNCA HOMEM ALGUM FALOU COMO ESTE HOMEM" (Jo 7,46). "DISSE À SUA MÃE: MULHER, EIS AÍ TEU FILHO. DEPOIS DISSE AO DISCÍPULO (amado): EIS AÍ TUA MÃE" (Jo 19,26-27).
Teve vida, morte e ressurreição. Voltando ao Pi enviou-nos o seu santo Espírito.
"MAS O ESPÍRITO SANTO PARÁCLITO, QUE O PAI HÁ DE ENVIAR EM MEU NOME, VOS HÁ DE ENSINAR TODAS ESTAS COISAS, E VOS FARÁ LEMBRAR TUDO O QUE VOS TENHO DITO" (Jo 14,26).
= = = = = = = = = = = = = = =
"A função dos Legionários no Corpo Místico é guiar, consolar e esclarecer os outros" (irmãos). O presente entendimento da Leitura Espiritual fundada na carta de São Paulo aos Colossenses (Col 1,15–22), refere-se apenas ao trabalho AF/1 (Ação ou função de GUIAR), subdividido em tarefas, correspondentes aos números de 1 a 5, que os Legionários assimilam antes de partirem para a realização de suas tarefas semanais (semana de 27/9 a 3/10).
Como o trabalho é profundamente doutrinário, necessário se torna o visto da Autoridade Eclesiástica.
Itamaraju, 26 de setembro de 1980.
✍️
Pedro M. da Silva – G. Esp.
da Curia Mãe da Graça.
---
✍️ (anotação manuscrita do bispo):
Que se aproveite para uma sincera leitura espiritual.
Itamaraju, 27/09/80
† Filipe Tiago Procis, ofm.
Fim
Fonte: folheto datilografado do autor Pedro M da Silva