Clique p/OUVIR 👉️🔉️
Bíblia Sagrada - Livro do GÊNESIS
A ORIGEM DE TUDO
(Narração de Cid Moreira)
No princípio, Deus criou o céu e a terra. Porém, na terra não havia forma nem vida. Uma grande escuridão cobria o mar.
E o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Deus então disse, Que haja luz! E houve luz na terra. Vendo que a luz era boa, Deus a separou da escuridão, chamando a luz dia e a escuridão noite.
A noite passou e veio o amanhecer. Esse foi o primeiro dia.
Deus também disse, Faça-se um firmamento no meio das águas para separá-las em duas partes.
E Deus fez o firmamento, separando as águas que estavam debaixo dele. E assim Deus colocou no firmamento o nome de céu. A noite passou e veio o amanhecer.
Esse foi o segundo dia.
Deus também disse, Juntem-se as águas debaixo do céu num só lugar e apareça o solo firme. Ao solo, Deus chamou terra, enquanto que para o ajuntamento das águas deu o nome de mar.
Ele viu que era bom. Deus disse, Produza a terra vegetação, plantas para darem sementes e árvores que deem frutas. Assim foi feito. A terra produziu vegetação, plantas que dão semente de sua espécie e árvores que dão fruto. Deus viu que era bom. Passou a noite e veio o amanhecer.
Esse foi o terceiro dia.
Deus disse, Que hajam luzes no firmamento, separando a noite do dia, servindo de sinal para marcar os dias, os anos e as estações. Essas luzes brilharão no céu, iluminando a terra.
E assim foi feito. Deus fez a luz maior para governar o dia e a luz menor para governar a noite. E fez também as estrelas. O Senhor Deus fixou essas luzes no céu para iluminarem a terra, para governarem o dia e a noite, separando a luz da escuridão. E Deus viu que isso era bom.
Deus disse, Que o mar fique cheio de seres vivos e que na terra possa haver seres que voam.
Deus criou os grandes animais do mar e as espécies de seres vivos que nadam e voam segundo as suas espécies. Deus viu que era bom. Ele abençoou todos os seres vivos com estas palavras, Sejam fecundos e se multipliquem. Encham as águas do mar e na terra se multipliquem os seres que voam. A noite passou, veio o amanhecer. Esse foi o quinto dia.
Deus disse, Que a terra produza todo tipo de animais, domésticos, selvagens e os que se arrastam pelo chão conforme a espécie de cada um. E Deus fez os animais selvagens, domésticos e répteis de acordo com a espécie de cada um. Ele viu que era bom. Aí Deus disse, Vamos fazer os seres humanos a nossa imagem e semelhança. Eles terão poder sobre os peixes, aves, animais domésticos, selvagens e répteis e sobre toda a terra. E Deus disse, Para que tenham alimento, eu dou as plantas que produzem sementes e as árvores que dão frutas. Contudo, para os animais selvagens, para as aves e répteis, dou capim e verduras como alimento. Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom. A noite passou e veio o amanhecer.
Esse foi o sexto dia.
E assim terminou a criação do céu, da terra e de tudo que existe neles. No sétimo dia, o Senhor Deus concluiu toda a criação e descansou. Deus abençoou o sétimo dia e o santificou porque foi neste dia que descansou de todo o trabalho da criação. Foi assim que o céu e a terra foram criados.
Fim
(Transcrito por TurboScribe.ai)