Clique p/OUVIR 👉️🔉️
OS FRUTOS DA ORAÇÃO
(Renato Cruz Vieira)
Estando no mundo para ser discípulo e missionário de Cristo, busco e faço experiência com Deus de vários modos e em diversas situações. Por exemplo, rezando ou meditando nos mistérios do Santo Rosário, o qual, segundo o Papa João Paulo II, nada mais é do que contemplar os principais mistérios da nossa fé com o olhar de Maria, e participando, adorando e comungando Jesus Eucarístico, fonte e ponto culminante de toda a vida cristã. (Cf. a Lumen Gentium)
Buscando estabelecer um convívio íntimo com a pessoa de Jesus, nosso caminho, verdade e vida, nosso Senhor, Redentor e Irmão. Esse é o momento ápice do dia, fator de aumento nas virtudes da fé, da esperança e da caridade, de força, energia e luzes para enfrentarmos todas as dificuldades e dramas da vida.
Outrossim, Deus também se faz presente quando estudo o Catecismo da Igreja Católica, documentos do Magistério da Igreja, ouvindo, lendo ou meditando textos da Sagrada Escritura e participando de reuniões de formação promovidas pelos Arautos do Evangelho, associação da qual sou terciário. De modo especial, sinto uma forte presença de Deus ao executar trabalhos de evangelização e também quando aproveito as oportunidades para ajudar de alguma forma, por meio de um gesto concreto ou dizendo uma palavra de conforto e esperança às pessoas que nosso Senhor faz passar por meu caminho.
A propósito, experiências profundas com Deus têm ocorrido na participação em missões marianas e peregrinações da imagem de Nossa Senhora de Fátima em diversos bairros de Salvador. Em tais oportunidades, apesar de minhas faltas, fraquezas e imperfeições, sinto-me instrumento de Deus para levar uma palavra de fé, fraqueza e de esperança para muitas pessoas totalmente carentes e ao mesmo tempo ávidas de ter um encontro com o sobrenatural. Aliás, o maior beneficiário das graças
Por exemplo, numa missão mariana nos alagados, ao entrar em casinhas bem humildes com a imagem de Nossa Senhora, presenciei as lágrimas descerem dos olhos das pessoas visitadas e que, ao final, ao fazerem preces para Nossa Senhora, geralmente pediam graças espirituais para elas e seus familiares. Em outras ocasiões, as pessoas visitadas diziam que haviam sonhado com Nosso Senhor ou Nossa Senhora e que nossa presença ali confirmava que seriam atendidas por eles.
Que experiências maravilhosas e sensíveis de Deus!
Também sinto a presença de Deus ao assistir ou participar de uma bela cerimônia litúrgica, ao ouvir uma homilia e até uma música, geralmente um canto gregoriano, polifônico ou clássico, como isso me aproxima de Deus.
Finalmente, juntamente com minha amada esposa, Kátia, com quem estou casado há 35 anos, sempre procuramos transmitir aos nossos seis filhos uma mensagem de fé, confiança em Deus e devoção a Nossa Senhora.
E, sendo a família uma igreja doméstica, é ambiente propício para, a todo instante, fazermos experiências de Deus nas conversas, no convívio, nas orações em comum, nas comemorações, nos momentos de pesar, nos perdões e nas reconciliações; bem como em outras situações do dia a dia.
Em resumo, essas experiências com Deus, na existência cotidiana, têm me ajudado a fortalecer a minha fé, a minha esperança em um mundo melhor e aumentado meu amor a Deus e ao próximo.
Fim
Fonte: artigo "Os Frutos da Oração", da autoria de Renato Cruz Vieira, publicado no Jornal São Salvador, na coluna Fé e Vida (2010).
(Transcrito por TurboScribe.ai)